Marketing Digital para Academias

Marketing Digital para Academias: o Guia Completo

O que você verá nesse artigo

O brasileiro é, culturalmente, um dos povos que mais cuida do corpo. Exercícios, cremes, procedimentos estéticos e academias fazem parte da rotina de muitos brasileiros. E esse mercado costuma ser aquecido mesmo em estações com temperaturas baixas. Só que nem todos os gestores sabem trabalhar ações de marketing para academias da maneira correta. E acabam sofrendo naqueles meses onde as pessoas começam os seus “Projetos Verão”. Por isso, preparamos esse Guia Completo com as melhores práticas para você melhorar a capação de alunos para sua academia bombar o ano todo. Confira:

 

Entenda quem são suas Personas

 

Uma persona nada mais é do que um estudo aprofundado das principais características dos principais frequentadores da sua academia. A publicidade tradicional utiliza uma persona de forma resumida, e chama de público-alvo. No marketing digital, onde é preciso descobrir o que é mais relevante para a sua persona, é necessário entrar na cabeça desse público para ser mais assertivo e ganhar sua atenção.

 

Abordar assuntos que interessam à sua persona faz com que a sua academia ganhe pontos com ela. Algumas perguntas simples podem te ajudar, como:

 

  • Sua persona é adepta de musculação, corrida, aulas de dança ou das lutas?
  • Dicas de exercícios é um assunto importante? E conteúdo sobre os treinos?
  • Essas pessoas buscam melhorar a alimentação?
  • Entender como ela pode evoluir na modalidade escolhida é algo que ela tem interesse?
  • O que motiva esta persona a ir à sua academia? Estética, saúde ou hobby?
  • Ela gosta de compartilhar a sua evolução?

 

Sabendo identificar as vontades mais profundas de quem frequenta – e de quem irá frequentar – a sua academia, você consegue planejar com mais facilidade quais os conteúdos que você irá criar – seja em um blog, no Facebook ou no Instagram – e quais são importantes para cada canal de comunicação.

 

Planeje o seu melhor conteúdo

 

Para validar algumas informações que você coletou desenhando as personas, use os indicadores que as redes sociais trazem para melhorar o conteúdo. Se você possui um site, o Google Analytics traz informações importantes como páginas mais acessadas, quanto tempo cada pessoa fica em determinada página e informações demográficas.

 

Ter a sua persona mapeada é uma grande vantagem competitiva na hora de se comunicar com os seus seguidores. Acredite, o marketing digital em academias raramente é executado da maneira correta. Poucas são as academias que possuem uma comunicação digital eficiente. Veja o exemplo da Rede de Academias Smart Fit, com um conteúdo que atinge exatamente o que os seus seguidores procuram:

 

Redes Sociais para Academias

 

Abaixo vemos informações de uma academia que possui o foco não na musculação, mas em terapias e danças. Logo, entendemos a predominância de um público mais feminino, dos 25 aos 45 anos. Sabendo dessa informação, uma série de conteúdos podem ser descartados, já que não serão úteis para essas mulheres.

 

Relatório Demográfico Academias

 

Melhore a interação com os alunos

 

Fazer marketing digital para sua academia não quer dizer apenas criar conteúdo relevante para atrair mais clientes. Significa também traçar estratégias que evoluam o relacionamento entre marca-consumidor.

 

E isso significa interagir com quem se comunica com você. Seja através de uma mensagem privada, comentário no blog ou em alguma postagem nas redes sociais, as pessoas interagem quando o que você diz a elas é relevante. Responder de uma forma inadequada ou não responder quebra o elo de atração entre sua academia e quem a frequenta. E sabemos que um atendimento mal realizado pode fazer um consumidor desistir da compra ou cancelar um serviço.

 

Portanto sempre responda as dúvidas e comentários nos seus canais de comunicação digital. Quando bem feito, esse serviço gera novas matrículas e melhora a sua imagem com quem já frequenta o seu espaço.

 

Redes sociais para academias

 

O Brasil é um país onde as redes sociais caíram no gosto da população, como mostra a pesquisa da Agência Brasil, que aponta que 58% dos brasileiros utilizam a internet. A classe A tem 97% de sua população ativa na internet, enquanto que a classe B, 82%; a classe C, 57%. Com relação ao Facebook, o Brasil é o terceiro país no mundo em quantidade de usuários, perdendo apenas para a Índia e para os Estados Unidos.

 

E essa presença dos brasileiros torna as redes sociais uma ótima forma de se comunicar com os atuais e futuros clientes, já que passam boa parte de seu dia consumindo informações online. Porém, apenas se comunicar não é mais suficiente, visto que a maioria das academias também estão presente nas principais redes sociais.

 

É necessário saber o que dizer e qual a melhor estratégia para fazer isso. Veja alguns questionamentos importantes ao fazer a gestão das redes sociais da sua academia:

 

  • Qual linguagem mais se adequa aos seus seguidores?
  • Que tipo de conteúdo gera mais resultado?
  • Quais imagens se adequam à minha persona?
  • Os posts que faço comunicam os valores da minha academia?
  • Os conteúdos visuais possuem um padrão no nível do serviço que ofereço?
  • Como responder da melhor maneira às dúvidas que aparecem nas redes sociais?
  • Qual a melhor maneira de criar um anúncio no Facebook e no Instagram?
  • Qual o retorno que eu tenho ao investir nas redes sociais?

 

Saber todos estes pontos criam uma base forte para que as redes sociais se tornem um importante canal de comunicação da sua empresa. E com as mídias funcionando corretamente, é hora de fazê-las trabalhar a seu favor

 

Utilize a interação nas redes sociais a seu favor.

 

A grande vantagem das redes sociais é que você ganha mais espaço à medida em mais seguidores vão interagindo com a sua marca. Além dos comentários e compartilhamentos de posts e imagens, existem outras ações que acontecem, principalmente no Facebook e que ajudam a sua página a ganhar mais visibilidade:

 

Check-Ins: Esta é uma ação que muitos seguidores fazem para mostrar aos seus amigos que estão em um determinado local. E você pode incentivar quem curte a sua página e frequenta a sua academia a fazer um check-in. É uma ótima forma de aparecer na linha do tempo de outras pessoas, pois ninguém faz um check-in em um local que não gosta, não é mesmo?

 

Avaliações: O Facebook tem dado destaque para a opinião das pessoas, tanto que liberou recentemente a função de pedir recomendações na rede social. Uma maneira simples da sua academia ser recomendada pelos seus seguidores é através de uma avaliação. Ter um número significativo de avaliações pode aumentar a credibilidade da sua página e melhorar o posicionamento da mesma no Facebook, além, é claro, de atrair mais clientes.

 

Avaliação academia na Internet

 

Eventos: Criar eventos sobre aulões, eventos em datas comemorativas e sobre ações especiais ajuda a movimentar a sua página. Com um evento criado você pode convidar seus amigos a confirmarem presença e esses amigos podem convidar outros amigos. Uma ótima forma de divulgação espontânea!

 

Evento de Academia no Facebook

 

Cuide das suas redes sociais, pois ela é a imagem da sua academia na internet!

 

Use os anúncios no Facebook para impulsionar sua academia!

 

As redes sociais te permitem interagir e criar muito valor com o seu público. E utilizar esse canal para encontrar mais pessoas e anunciar a sua academia é uma estratégia poderosa. Se você quer saber mais sobre como fazer anúncios no Facebook para Academias, veja o blog post que preparamos clicando aqui.

 

Blog para academias

 

Um Blog é uma das estratégias utilizadas para melhorar o posicionamento no Google (SEO) e gerar tráfego orgânico qualificado para um site.

 

Quando falamos em tráfego qualificado, queremos dizer que com uma estratégia adequada podemos levar pessoas que possuem afinidade com os temas abordados para o site da sua academia. E essa curiosidade pode ser um grande gatilho para atrair novos clientes para os serviços oferecidos.

 

Um blog pode ser trabalhado com o objetivo de, como falamos no parágrafo acima, de gerar tráfego. Mas também pode – e deve – ser usado como uma forma de se relacionar com seus alunos. Imagine uma aluna que se matriculou recentemente e conversa com um instrutor sobre algumas atividades para perder peso. Quando, por exemplo, ele fala sobre um artigo no blog que trata sobre o mesmo tema, sua academia ganha pontos, pois mostra que você está interessado nela e em ajudá-la.

 

Adwords para academias

 

Para academias, temos algumas dicas simples se você deseja trabalhar com publicidade online. O primeiro passo é saber configurar corretamente a sua conta. Uma conta bem configurada garante que você não desperdice dinheiro. Veja algumas dicas:

 

1. Foque nos passos simples

 

Se você é iniciante nos anúncios do Google, a primeira dica é: evite campanhas de display. Elas trazem alguns detalhes que podem dificultar sua melhor configuração se você não tiver a experiência necessária. Focar nas campanhas de pesquisa, além de mais simples de serem configuradas, também trazem bons resultados com um custo menor.

 

2. Segmente corretamente

 

Uma academia é um negócio local que possui uma característica importante: a limitação de um local físico. Portanto, ao criar as suas campanhas de Adwords, estabeleça um raio.

 

Em cidades menores com poucas academias, pode ser interessante utilizar um raio que cubra uma área maior. Em uma cidade grande, com a concorrência de mais academias, a melhor estratégia pode ser trabalhar um raio menor, que irá atingir pessoas mais próximas do seu estabelecimento e terá como um dos diferenciais o deslocamento curto.

 

3. Se atente à criação dos anúncios

 

Uma das dicas durante a criação dos anúncios para otimizar o CTR de uma campanha de Adwords para academias é deixar as palavras-chaves dinâmicas. E como fazer isso? Utilizando a tag keyword.

 

Processos de compra e venda na internet acontecem, em um volume maior ou menor, dependendo de uma série de fatores. Mas um deles é extremamente relevante: a experiência do usuário. Por isso, nas suas campanhas no Google utilize extensões de anúncios, como sitelinks e de telefone. A primeira é uma ótima forma de inserir promoções, e diferenciais, enquanto no segundo você já disponibiliza um número para que o interessado possa entrar em contato.

 

4. Tenha uma boa página de destino

 

De nada adianta pensar em detalhes dos anúncios se a página que a pessoa chega ao clicar não é boa. Ela precisa ter as principais informações que foram buscadas no anúncio e ser de fácil entendimento. A dica é pensar sempre na melhor experiência do usuário.

 

5. Planeje com cuidado as palavras-chaves

 

Há duas maneiras de trabalhar as palavras-chaves dos anúncios do Google relacionadas à sua academia. Elas podem ser palavras-chaves diretas, que são aquelas voltadas para quem já procura uma boa academia ou indiretas, que são termos mais genéricos que envolvem os questionamentos do seu público-alvo. No segundo caso, a ideia é captar o contato dessa pessoa e ir se relacionando com ela, dentro de uma estratégia de inbound voltada à sua academia

 

Inbound marketing para academias

 

Inbound é uma estratégia de gerar conteúdo de valor para atrair as suas personas e, a partir daí, fazer o relacionamento – que chamamos de nutrição – para que a persona chegue no final do estágio de compra com a sua marca na cabeça e feche com você. Para isso, além das estratégias mostradas acima, que fazem parte de um projeto de Inbound, você deve trabalhar:

 

Funil de Vendas

 

O funil tem o objetivo de auxiliar o seu processo de captação e gestão dos leads, e é dividido em três fases: Topo, meio e fundo. Entenda cada etapa:

 

Topo do funil: Nessa etapa, a ideia é trabalhar o aprendizado e descoberta do cliente, com dicas que mostrem as pessoas as vantagens de usar o seu serviço, das atividades que são feitas na sua academia. O objetivo é “criar” uma necessidade.

 

Meio do funil: Em conteúdos de meio de funil, a ideia, agora que seus leads já sabem qual o seu problema, é apresentar algumas dicas de como resolvê-lo.

 

Fundo do funil: Nos conteúdos de fundo de funil, o seu lead já sabe que possui um problema e como resolvê-lo. Essa é a hora em que conteúdos mais diretos e que fazem menção à sua marca ou produto tem maiores chances de transformá-lo em um aluno.

 

Automação de emails

 

Uma das melhores formas de se relacionar com seus alunos e futuros alunos é o email marketing. Por mais que a comunicação do momento esteja muito voltada para as redes sociais, o email ainda é muito importante, principalmente quando percebemos que a taxa de conversão é uma das maiores.

 

Pelo email podemos fazer a nutrição dos seus leads(potenciais clientes). É importante pois você pode ir enviando conteúdos relevantes por esse canal e, dentro da sua estratégia do funil de vendas, determinar em qual estágio o seu lead está. Com isso, você saberá o momento certo de abordá-lo com uma oferta e qual conteúdo é o que ele está procurando.

 

Gestão dos Leads

 

Com a sua estratégia de Inbound funcionando e gerando leads e uma ferramenta de automação de marketing, você consegue fazer a gestão desses contatos, como:

 

  • Mapear o estágio na jornada de compra
  • Criar o Lead Scoring
  • Criar uma sequência de emails comerciais
  • Otimizar os conteúdos produzidos
  • Distribuir os conteúdos de acordo com uma segmentação.

 

E você, como tem feito a gestão dos seus leads? Peça um diagnóstico gratuito da sua academia e descubra como melhorá-la!

 

Orçamento Marketing Academia

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio