Marketing digital na área da beleza

Marketing Digital para Salão de Beleza: O Guia completo para o seu negócio

O que você verá nesse artigo

A área de estética e beleza é um dos nichos de mercado mais concorridos. Por isso, se diferenciar e se destacar é mais do que necessário para fidelizar clientes  e conquistar novos, que ainda não conhecem o serviço que você oferece. E o Marketing Digital pode ser um ótimo aliado para divulgar o seu negócio nas redes sociais e fazer você ser encontrado no Google. Continue lendo esse artigo e descubra como trabalhar no Marketing Digital:

 

Como usar o marketing digital para atrair mais clientes para meu salão de beleza?

 

O primeiro passo quando falamos do marketing digital como um todo é entender que marketing, digital ou offline, é relacionamento. Logo, isso significa que é necessário se relacionar e interagir com os seguidores para que todo o trabalho renda os frutos desejados.

 

E uma das (muitas) vantagens de trabalhar o marketing de forma online é que, nele, é possível medir praticamente todas as ações que são realizadas. E, com esses números em mãos, entender para onde devem ser direcionados os esforços das ações.

 

Redes Sociais para Salão de  Beleza:

 

As redes sociais deixaram de ser apenas um meio de interação social e se transformaram em excelentes plataformas de publicidade. Marcas do mundo inteiro estão cada dia mais presentes digitalmente. Com elas, é possível atrair novos clientes para seu espaço de beleza, já que são acessadas diariamente por milhares de pessoas. Afinal, como está o perfil do seu salão de beleza nas redes sociais? Você possui uma conta que facilita seu cliente te encontrar?

 

A seguir vamos falar sobre as 3 redes sociais mais populares para o segmento de beleza.

 

Pinterest

 

Criado em 2010, o Pinterest tem mais de 250 milhões de usuários por todo o mundo. A plataforma é um mecanismo de descoberta visual e pode ser uma grande vitrine para divulgar os serviços do seu salão. Tudo porque, nela, os usuários além de seguirem seu perfil, conseguem salvar sua publicação e ao salvar, seu conteúdo é disseminado para mais pessoas.

 

Crie um perfil comercial para seu salão e utilize pastas por temas. Aposte em boas fotos para divulgar seu serviço. Afinal, seu objetivo é inspirar as pessoas e gerar novos clientes.

 

Facebook 

 

Segundo dados do Facebook, atualmente, há mais de 70 milhões de Páginas Comerciais ativas. A plataforma está em constante evolução e apresenta ótimas ferramentas gratuitas para fortalecer sua presença digital.  

 

O primeiro passo para ter uma conta eficiente na atração de clientes está na configuração. Configure sua página com detalhes úteis sobre seu espaço como o nome, horário de funcionamento, a localização, site e telefone de contato. Na seção “Sobre”, além de  contar a história do seu salão, você ainda facilita para os usuários a descoberta de sua empresa e ainda aprimora sua presença nos mecanismos de busca.

 

O botão de chamada para ação, conhecido como CTA, aparece com destaque em sua Página, e não deve ser ignorado. Ele tem a função de incentivar os seguidores a realizarem uma ação imediata. Por exemplo, no seu salão de beleza você pode utilizar o Botão de “Reserve agora” para agendar um horário, ou escolher os opções “Ligar agora”, “Fale conosco” ou “Enviar mensagem” para contato.

 

A caixa de mensagens possibilita uma relação importante entre você e seu público, por isso responda sempre as perguntas feitas por lá. Também é possível programar mensagens automáticas de acordo com seu horário de atendimento. Ótimo para não deixar seu público esperando, não é mesmo?

 

Ative as avaliações e classificações da sua página elas expressam a opinião real dos seus clientes e é um critério importante na escolha do escolha do serviço.

 

Instagram

 

A força que o Instagram tem hoje como uma das mais importantes redes sociais é indiscutível. Lançado em Outubro de 2010 a rede cresceu rápido. Em 2012  a plataforma já contava com 100 milhões de usuários.Hoje ,segundo dados do Instagram , são mais de 1 bilhão de contas ativas, destas 200 milhões de perfis comerciais.  E o setor de beleza está no topo da lista quando o assunto é investimento para conquistar novos consumidores via Instagram e também está entre os temas mais populares. Ou seja, o perfil do seu salão tem grande chances de se destacar.

 

A plataforma apresenta uma configuração especial para empresas. Então, o primeiro passo é ter um Perfil Comercial para seu Salão de Beleza. Com uma conta comercial você terá informações importantes sobre seu público, como idade, gênero e localização. E ainda consegue analisar qual publicação foi mais popular, verificando número de curtidas, visualizações em vídeos  e comentários.

 

Assim como uma Fan Page do Facebook, a plataforma possibilita  inserir muitas informações sobre seu negócio como telefone de contato, email, localização e endereço do site. Você também pode inserir uma breve biografia do seu salão.

 

As hashtags, muito populares no Instagram, têm um papel importante: separar por categorias os conteúdos criados na web. Ou seja, use sempre Hashtags coerentes com o seu serviço. Dessa maneira você aumenta a chance da sua publicação aparecer para pessoas que gostam ou procuram por seus serviços.

 

O Instagram Stories contribuiu muito para o crescimento da rede. Atualmente é uma das principais funcionalidades da plataforma. São milhares de pessoas compartilhando experiências diariamente. As publicações são de até 15 segundos e podem ser feitas em formato de vídeo ou foto, e ficam disponíveis por 24 horas.

 

A cada atualização, novos recursos são adicionados. Hoje é possível inserir gifs e outros elementos visuais e animados, localização e citar pessoa ou marca.

 

Com as Pastas Fixas seus conteúdos ficam disponíveis por mais de 24 horas. Uma super dica aqui é utilizar essa ferramenta para destacar por profissional (se seu salão tiver uma equipe) ou serviços oferecidos em seu Espaço.

 

O IGTV é o mais novo recurso da rede social, é um canal de vídeo dentro do instagram. O objetivo é incentivar a criação de conteúdo. A novidade está na duração dos vídeos e no formato.  Os vídeos do IGTV podem durar mais de 1 minutos, diferente do feed do instagram, e são exibidos verticalmente ocupando toda a tela do celular.

 

Crie um perfil comercial para seu salão e utilize pastas por temas. Aposte em boas fotos para divulgar seu serviço. Afinal ,seu objetivo é inspirar as pessoas e gerar novos clientes.

 

Com o sucesso e popularização da rede surgiram os Instagrammers, pessoas que a partir do instagram ganham dinheiro com publicações na rede social, os também chamados de Influenciadores Digitais. E hoje é cada vez mais comum marcas usarem Influenciadores para se conectar com seus clientes.  

 

Ações Digitais com Influenciadores para Salão de Beleza

Você com toda certeza acompanha algum influenciador digital, não é mesmo? Seja via facebook, instagram ou Youtube.  

 

Os influenciadores digitais são pessoas que possui uma forte audiência via rede social e que busca passar uma mensagem sobre um determinado assunto para seu público.

 

Não é fácil  atingir seu público de uma forma orgânica e rápida, e é por isso que  essas pessoas desempenha um papel muito importante em um estratégia digital: conecta marcas a audiência de forma mais pessoal e sutil.

 

Por isso, marcas do mundo todo investem cada dia nessa forma de publicidade e colhem bons frutos .

 

Sabendo escolher a pessoa certa, você também pode ter ótimos resultados. O influenciador digital ideal para seu salão precisa ter um audiência compatível com o seu serviço e/ou falar sobre uma temática que envolve beleza. O número de seguidores e curtidas nas publicações é importante, mas priorize o  

 

SEO para Espaço de Beleza

 

Ter o site do seu Salão de Beleza na primeira página do Google é uma conquista e tanto, não é mesmo ? E se eu te contar que existe uma série de técnicas para te deixar no topo do Google ?

 

Para posicionar no Google, existem uma série de técnicas que são aplicadas e divididas em duas “fases”: SEO on-page e SEO off-page. Também é muito interessante trabalhar o posicionamento local, focado na região onde você oferece o serviço. Por mais que seja muito legal aparecer no máximo de lugares possíveis, pode não ser a estratégia que trará o maior resultado para o seu negócio.

 

Como o foco é trabalhar o posicionamento do site de forma orgânica (não anunciando no Google), é interessante otimizar as páginas de serviços, que são o foco de boa parte da procura. Através de um planejamento de SEO é possível traçar a melhor estratégia para determinar os próximos passos a serem tomados para colocar o seu site nas primeiras posições.

 

Blog para Salão de Beleza

 

O Blog é uma das principais estratégias no marketing digital. Isso porque, com ele, você educa seu público com dicas e esclarecendo dúvidas que eles procuram, consegue fortalecer a relação com o cliente,   gera acessos no site que podem ser convertidos em contatos futuros e a posiciona os seus serviços na primeira página do Google.

 

Afinal, como usar essa estratégica para meu salão ? O  blog do seu Salão de Beleza deve ser destinado ao seu público alvo. Por exemplo, se eu espaço é voltado para homens, o interessante que ele tenha conteúdos voltado para o público masculino. O mesmo acontece se eu espaço é destinado a cuidados feminina.

 

Crie conteúdo dinâmicos, com listas, imagens e vídeos. Pesquise o que seu público gosta de acompanhar e seja criativo.  Ter uma frequência de publicação também é importante. Faça uma postagem pelo menos de 15 em 15 dias e não deixe de postar.
O blog é um estratégia de longo prazo por isso é muito importante esse frequência. Com um blog estruturado com conteúdos relevantes para seu público alvo é reduzir a dependência de anúncios para aparecer nas primeiras posições quando alguém  vai procurar um serviço que tenha em seu salão.

 

Como ter sucesso com meus clientes do Salão de beleza ?

 

Preze por um bom atendimento

 

Um atendimento de qualidade se inicia em suas redes sociais. Porém, é finalizado em seu espaço. Um bom atendimento além de gerar uma imagem positiva, pode resultar no retorno do cliente e uma fidelização. Por outro lado, uma reclamação nas redes sociais ou um comentário negativo pode desvalorizar seu serviço.

 

Um bom atendimento sabe ouvir seus clientes. Críticas são importantes, por isso, não ignore as avaliações negativas no Facebook. Hoje, é muito comum responder apenas as mensagens positivas, o que é um grande erro. Mostre para seus clientes e seguidores que você se importa com a opinião deles. Seja cordial e busque entender o que motivou a má avaliação. Evite usar mensagens prontas e impessoais. Não justifique seu erro, peças desculpas se necessário e ofereça uma solução para o problema.

 

Promova ofertas inteligentes

 

Em alguns períodos do ano é comum uma baixa no número de clientes. São nessas épocas que o promoções inteligentes podem fazer a diferença no faturamento do final do mês.

 

Mas não engane seu cliente, ofereça ofertas reais!

 

No Facebook você encontra a opção “Ofertas”, uma funcionalidade que te possibilita compartilhar descontos com seus clientes no Facebook para incentivar as pessoas a visitar seus espaço ou já adquirir um serviço. Sua oferta pode ser em forma de desconto ou um brinde. Mas não se esquece, promoções inteligentes são aquelas que geram lucro e não prejuízo.

 

Dê presentes em datas especiais

 

É muito bom receber um presente, não é mesmo? Por não surpreender seus clientes em datas especiais como aniversário, dia das mães ou dia da mulher ? Não precisa ser nada muito refinado, uma mensagem ou um email pode fazer a diferença.  Você também pode oferecer um brinde ou vale desconto no mês ou na semana do aniversário. Seja criativo, seus clientes são adorar.

 

Use o WhatsApp sem virar Spam

 

O WhtasApp é uma ferramenta que possibilita a comunicação de forma fácil e pode ser um grande aliado em seu salão. Porém atenção, não tem nada mais chato que receber um monte de mensagem fora de hora e correntes indesejadas.

 

Use o WhatsApp de forma assertiva. Com ele, você pode divulgar ofertas, promoções e confirmar sua agenda.  Pergunte sempre ao seu cliente se ele tem interesse em receber as novidades do salão.

 

Utilize o WhatsApp Business, ele foi pensado especialmente para atender  proprietário da pequena empresa e por isso oferece funções específica. Assim você conseguirá  automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens dos seus clientes. Além de ter um perfil comercial com informações importantes sobre seu negócio como endereço, descrição da empresa,  e-mail e site.

 

A ferramenta ainda apresenta dados e métricas, assim você saberá  quantas de suas mensagens foram enviadas, entregues e lidas com sucesso.

 

Afinal, como escolher a melhor estratégia de marketing digital para salão de beleza?

 

O marketing Digital  possibilita uma relacionamento com seu público e gera novos clientes. A melhor estratégia digital para seu salão de beleza  depende de inúmeros fatores como público, serviços, localidade e concorrentes. Por isso, não existe uma fórmula mágica para aplicar no seu negócio.  O ideal é que você busque uma uma análise estratégica do seu negócio.

 

Quer saber como o Marketing digital pode alavancar o crescimento do seu salão de beleza ? Entre em contato com a gente e solicite um diagnóstico gratuito!

 

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio