Inbound Marketing B2B

5 Simples Hacks de Inbound Marketing B2B para você aplicar

O que você verá nesse artigo

O Mercado de Inbound Marketing B2B para empresas é algo consolidado. Não utilizar desta estratégia para gerar leads e aumentar suas vendas pode significar um grande desperdício de esforços e, consequentemente, dinheiro. Principalmente no mercado B2B, também conhecido como Business to Business, ou de negócios entre empresas.

 

Muitas pessoas acreditam que o Inbound só é efetivo em negócios onde a venda é realizada para o consumidor final, ou o que chamamos de B2C – Business to Consumer. E isso não é verdade. O Inbound Marketing para empresas B2B tem um ótimo retorno, principalmente, porque trabalham com tickets médios normalmente mais altos.

 

Aprenda como começar a sua estratégia de Marketing B2B e crescer seu negócio com 5 Hacks de Inbound Marketing

 

1. Crie conteúdo e utilize em mais de um canal

 

 

Quando se fala sobre marketing de conteúdo, reutilizar algo criado em um canal para ativar sua audiência em outro não fará você ser demitido. Na verdade pode até fazer você ser promovido.

 

Por exemplo, quando você ou sua equipe criam um conteúdo incrível para as redes sociais, como um infográfico, não o deixe morrer após distribuí-lo pelo Facebook, LinkedIn, Instagram ou outra rede onde você mantenha sua presença.

 

Sabemos como é difícil produzir um conteúdo que realmente é bom. Então, dê uma repaginada nele e faça um email marketing bacana. Crie um blog post contextualizando o infográfico. Grave um vídeo no Youtube sobre o assunto. Ou crie um White Paper e disponibilize para download! Faça o seu conteúdo te entregar o máximo de resultados possível antes de engavetá-lo.

 

Mas tome cuidado: lembre-se de adaptar o conteúdo a cada canal onde o mesmo será distribuído para oferecer uma boa experiência. Apenas replicar o mesmo material pode não ser uma boa saída, principalmente se os seus leads costumam participar em mais de um canal. Portanto, tente sempre buscar trazer um novo olhar para aquela ideia.

 

2. Lembre-se com quem você está conversando

 

 

Quando estiver desenvolvendo campanhas, lembre-se: mesmo que você trabalhe com negócios entre empresas, você negocia com pessoas. Em outras palavras, são consumidores e potenciais clientes que esperam uma comunicação humana da sua empresa com eles.

 

Logo, pense na jornada de compra sempre levando em consideração as características da sua persona. Humanize e busque trazer para um ambiente prático como o seu produto ou serviço pode impactar nos resultados da sua empresa.

 

Linguagem, gírias e até o uso de abreviações ou não pode ser uma arma para você conseguir criar uma conexão verdadeira com seu lead. Dessa forma ele o verá como alguém que está tentando ajudar a sua empresa, em vez de alguém que busca apenas empurrar um serviço.

 

3. Copie o que está dando certo

 

Existe um erro muito comum quando falamos dividimos o marketing entre o que chamamos de B2B (quando a venda é realizada para empresas) e B2C (quando a venda é realizada para um consumidor final) é que temos a impressão de que é muito mais fácil trabalhar o Inbound quando é um negócio para o consumidor e não para uma empresa.

 

Mas o que vale lembrar é que mesmo nos negócios entre empresas são pessoas que tomam as decisões. Por isso, muitas das estratégias para o consumidor final podem ser adaptadas.

 

Então, se você trabalha com clientes dos dois segmentos ou mesmo se a sua empresa trabalha tanto com empresas como com consumidores finais, olhar para o outro lado da moeda é uma ótima estratégia. Falando sobre o que está dando certo, você também pode fazer uma análise de benchmarking para entender quais as principais estratégias utilizadas trazem retorno.

 

4. Faça seus clientes te ajudarem

 

Só nós, que trabalhamos com a criação de conteúdo diariamente, sabemos como é difícil a tarefa de planejamento e criação das estratégias e dos conteúdos no mercado B2B. Então porque não usar as informações e seus clientes para te ajudarem a produzir os conteúdos? Eu escolhi 3 formas, baseadas em:

 

  • Análise atual dos clientes
  • Estratégia de Co-Marketing
  • Conteúdo que viralizam

 

Análise do cenário atual

 

A primeira maneira é entender quais são as principais dúvidas e objeções dos seus clientes que fizeram ele chegar e contratar o seu serviço é a maior fonte de ideias que você pode ter. É a realidade, nua e crua, do motivo pelo qual um cliente contrata o seu serviço ou compra o seu produto.

 

Invista em estratégias de Co-Marketing

Outra forma dos seus atuais clientes te ajudarem é um pouco mais específica, mas muito útil para negócios B2B que trabalham com Marketing de Conteúdo,tem um blog ativo e clientes que também usam o blog como parte da estratégia de Marketing Digital.

 

Nesses casos, uma ótima saída é convidar alguns clientes que se destaquem para contribuir com o seu blog. A ideia é uma ação que chamamos de win-win, onde os dois lados saem ganhando. Você, por receber um artigo sem custo e com uma visão diferente da qual seus leitores estão acostumados. E o cliente ganha espaço em com uma audiência nova para ele, podendo ainda linkar dentro do artigo para outros textos em seu blog.

 

Busque criar conteúdos que possam viralizar

 

A terceira opção é a que, se alcançada com sucesso traz um ganho incrível de notoriedade para sua empresa. Só que para trabalhar e conseguir criar um conteúdo que viralize você depende dos fatores acima. Saber entender o cenário dos clientes e possíveis clientes te fará produzir um conteúdo que é muito relevante ao seu público, aumentando a chance de ser compartilhável.

 

Estratégias de Co-Marketing permite que você crie conteúdo em parceria com outras pessoas e empresas. Citá-las e marcá-las quando divulgar também aumenta sua chance de dar um alncance maior para a ação.

 

5. Deixe seus colegas de trabalho te ajudar

 

 

Do mesmo jeito que falamos no início que clientes e suas objeções são uma grande fonte de ideias, também são os funcionários da sua empresa e colegas de trabalho. Principalmente aqueles que lidam com esses leads no comercial.

 

Além de possuírem uma visão diferente da sua, a abordagem deles é sempre voltada para o fechamento. E são nesses momentos em que aparecem várias objeções de última hora. Então, sempre que possível, converse com seus colegas de trabalho, chame eles para participar de algumas reuniões de brainstorming. Deixe eles fazerem parte do processo, pois você só tem a ganhar!

 

Como montar uma estratégia de Inbound Marketing B2B?

 

Se você quer descobrir como criar uma estratégia de Inbound Marketing para o seu negócio que traga resultados efetivos, entre em contato com a gente e ajude sua empresa a navegar pelos mares do sucesso!

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio