Google Meu Negócio

Google Meu Negócio: Otimize seu Perfil no Google

O que você verá nesse artigo

Um perfil no Google Meu Negócio pode ser uma ótima maneira para colocar a sua empresa aparecendo de forma simples no Google. Apesar de ser uma ótima e – aparentemente simples – estratégia de SEO Local, você pode não aproveitar todo o potencial se não preencher corretamente.

 

E quanto maior a competição em um determinado mercado, mais difícil é para se posicionar nas primeiras posições. Por isso a importância de preencher corretamente o perfil da sua empresa.

 

Em alguns casos, vemos empresas investindo grandes quantias de dinheiro para aparecer na primeira página do Google rapidamente com projetos grandiosos de Google Adwords, ou projetos complexos de SEO. Porém, otimizar corretamente seu perfil no Google já pode trazer benefícios importantes.

 

Veja o que é legal fazer e não fazer para ter o melhor perfil do Google Meu Negócio.

 

1. Informações do Perfil

 

Ao preencher a ficha, as informações que você coloca são de extrema importância. Normalmente, é o primeiro contato que seu futuro cliente terá com a sua empresa e, muitas vezes, elas procuram informações básicas como:

    • Número de telefone
    • Endereço
    • Horário de Funcionamento
    • Serviços
    • Reservas/Menu (no caso de restaurantes)

 

O que é importante otimizar:

 

Coloque informações corretas: Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é checar se já um perfil do seu negócio no GMN e inserir as informações básicas corretamente. Para acessar e checar o link é: https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

 

Caso não tenha um perfil, é só fazer o seu cadastro. É comum que muitas empresas já possuam o perfil e não saibam. E com o tempo as informações ficam desatualizadas. Com esse link, você pode pedir a permissão ou criar o perfil e colocar os dados do seu negócio.

 

Um dos critérios chave que o Google leva em consideração no momento de escolher quem aparece nas primeiras posições é a relevância. Ela é indicada pelas informações que você insere. Por isso garanta que elas estão sempre atualizadas e corretas!

 

É uma experiência muito ruim para o usuário encontrar você no Google, tentar entrar em contato e os telefones, horários de funcionamento ou endereços estarem desatualizados. E lembre-se: tudo que o Google deseja é que os usuários tenham a melhor experiência durante uma pesquisa!

 

Se já é ruim tentar ligar em um número que não existe, imagine ir até um endereço falso. Algumas empresas, com a “estratégia” de fortalecer seu posicionamento local em várias cidades criam várias fichas. Isso é contra os termos de serviço do Google, a menos que você tenha um endereço físico real.

 

Use sua principal palavra-chave no Título: O título que fica na “ficha” é importantíssimo e deve sempre conter o nome do seu negócio. Entretanto, é uma boa prática acrescentar alguma palavra-chave que seja importante como o serviço principal ou cidade em que atua.

 

Por exemplo, se você tem um restaurante chamado simplesmente de Comida Saborosa, você pode trabalhar o título da seguinte maneira: “Comida Saborosa: Restaurante em São Paulo”.

 

Em contrapartida, usar um excesso de termos no nome pode ser prejudicial. Além de ficar visualmente poluído e dificultar a leitura, o Google pode entender como uma tentativa de manipulação.

 

Seguindo o exemplo acima, nada de colocar: “Comida Saborosa: Restaurante, Café, Pizzaria, Cachaçaria em São Paulo.

 

Confirme seu perfil: Um perfil que você não verifica nem assume a propriedade o é como comprar um carro sem ter os documentos. Além do risco de alguém assumir o controle do perfil, você não conseguirá editar algumas sessões na plataforma.

 

Para verificar é bem simples, o próprio sistema é bem intuitivo. E para confirmar o endereço, o Google envia uma carta para você com o código. Com a página verificada, você deverá notar um escudo azul perto do nome do seu perfil.

 

2. Reviews, Perguntas e Respostas

 

Uma recomendação ou revisão é parte importantíssima do sucesso de um perfil do Google Meu Negócio que posiciona bem. Além de ser um fator relevante para o Google, indica a opinião de outros usuários a respeito do seu negócio para potenciais clientes.

 

Veja como desenvolver essa parte:

 

Peça aos clientes para deixarem sua opinião

 

No início é muito difícil conseguir as primeiras recomendações. Pode ser porque você ainda não tem um grande número de clientes ou porque seus clientes não se sentiram afetados nem positiva ou negativamente para darem uma opinião.

 

Então, a melhor forma de conseguir as primeiras revisões é pedir aos clientes para te ajudarem. Certamente, caso tenham tido uma boa experiência, irão ajudar. Outra forma é pedir para alguns amigos que conhecem o seu negócio para dizerem algo.

 

A chance de ganhar uma recomendação em caso de experiência ruim é muito maior do que quando o cliente está satisfeito. Por isso não espere aparecer um depoimento ruim para correr atrás dos clientes satisfeitos. Sempre que fizerem uma compra, seja na sua loja ou online, tente incentivar dando algo em troca. Um brinde, uma lista exclusiva ou pequeno desconto pode ser o empurrão que faltava.

 

Incentive clientes a tirarem fotos

 

Na maioria das vezes, as pessoas deixam pequenos textos. Mas ao compartilharem uma foto ou vídeo comprando ou consumindo seu produto traz um apelo visual.

 

Fotos são muito comuns em restaurantes – #instafood 🙂 –  mas nada impede você de pedir um review com uma foto daquela camisa nova que seu cliente acabou de comprar.

 

Essas fotos são adicionadas às coleções do Google Meu Negócio. Porém, assim como você pode receber boas recomendações quando agrada o cliente, podem vir recomendações negativas se não cumprir as expectativas.

 

Responda Perguntas e Recomendações

 

Por incrível que pareça, muitas empresas ainda ignoram as perguntas e recomendações que as pessoas deixam por lá. É ignorar um potencial cliente. Nem empresas grandes, muito menos as menores devem deixar de responder pelo menos as dúvidas de quem está interessado no seu produto ou serviço oferecido.

 

Em casos de recomendações negativas, incentivar uma conversa respondendo o cliente pode aumentar as chances de um retorno e de transformar um cliente irritado em um cliente feliz no futuro.

 

Orçamento de SEO

Nunca discuta com um cliente que não gostou do seu serviço

 

Aprenda com as avaliações ruins

 

O primeiro passo quando receber uma recomendação ruim é sentar e resolver o problema. Seu cliente só deixou uma avaliação baixa porque há esse problema. Resolvê-lo é uma forma de evitar novas avaliações.

 

Com calma, responder à avaliação baixa pode não ser suficiente para o seu cliente mudar a nota baixa, porém dá a oportunidade de outros clientes enxergarem o seu lado da história.

 

Como falamos acima, avaliações ruins são uma grande e talvez a mais sincera maneira de entender como você pode melhorar o seu negócio e o que deixa seus clientes chateados.

 

Nunca invente avaliações

 

Inventar avaliações pode fazer o Google te penalizar nos resultados de busca ou até banir seu perfil.

 

E pior do que isso. As pessoas podem descobrir que as recomendações são inventadas. Com o excesso de fake news e tentativas a todo momento de criar histórias perfeitas, as pessoas estão aprendendo a entender quando o online não é coerente com o offline. 

 

E seria terrível para seu negócio que alguém descobrisse e deixasse uma avaliação indicando que sua reputação no Google Meu Negócio é falsa, não seria?

 

Outro ponto é que se você está ganhando muitas avaliações negativas, é porque o que você está oferecendo é ruim e precisa ser melhorado. Desculpe a sinceridade. Mas só assim seu negócio irá crescer e você terá melhores avaliações.

 

Não faça avaliações ruins nos concorrentes

 

Se você é esse tipo de pessoa, não tem muito mais o que eu possa falar pra te ajudar, mas vai uma dica: você está perdendo o seu tempo. Tempo que poderia ser empregado em fazer o seu próprio negócio crescer.

 

E sempre há o risco das pessoas descobrirem e você se tornar o “cara que tem um negócio e tenta desmerecer o concorrente”.

 

3. Fotos e Vídeos

 

Quem não quer ver como é o local ou produto que irá consumir? Por isso, fotos e vídeos são um fator importante e devem compor o seu perfil. Principalmente porque as pessoas querem ver o local que irão, especialmente em mercados como o de restaurantes e o de hotelaria. As fotos podem – e ajudam – o seu negócio a converter mais clientes.

 

Coloque os conteúdos em categorias

 

Quando você estiver criando sua ficha, se você for na parte de Fotos e Vídeos, vai perceber que existem uma séria de abas. Interior, exterior, Produtos, Menu e equipe são algumas delas. Tente sempre inserir as imagens mais relevantes em cada categoria.

 

Use vídeos no Google Meu Negócio

 

Os vídeos ganham uma importância cada vez maior. E conseguem passar detalhes muito melhor sobre o seu espaço, o que oferece.

 

Em uma loja, por exemplo, você pode mostrar como é a entrada, a vitrine em um ângulo diferente do que as pessoas estão acostumadas. Detalhes sobre produtos que despertem interesse nas pessoas.

 

Hoje em dia é fácil fazer vídeos.  Quase todo smartphone tem uma câmera com uma qualidade razoável.

 

Em um trabalho de Marketing Digital em nosso site, precisamos usar com cautela imagens e vídeos para não pesar o site e atrapalhar a experiência do usuário. No Google não existe essa preocupação. Você está dentro dos melhores servidores do planeta. Por isso, use e abuse de conteúdos em Alta Qualidade.

 

Sobre produção de conteúdo em vídeos e imagens, também há alguns pontos negativos do que NÃO fazer. O principal ponto é utilizar imagens que você não possui direitos autorais ou que não pertencem ao seu negócio.

 

Para empreendedores que gostam de fazer o próprio marketing,  esse é um ponto onde você pode cometer algum deslize. Além do risco de sofrer algum processo por plágio, você parece menos realista. Em momentos que seja realmente necessário usar imagens que não são próprias, uma Agência de Marketing Digital pode te ajudar, já que trabalha com bancos de imagens específicos.

 

Não use imagens de clientes sem permissão

 

Várias pessoas irão fazer check-in no seu espaço. Alguns irão postar fotos, inclusive. Mas isso não te dá permissão para usar as fotos dessas pessoas. Sempre peça autorização, principalmente em fotos que as pessoas apareccem. E, sempre que possível, pegue por escrito. Isso evita uma série de problemas no futuro.

 

5. NAPW (Nome, Endereço, Telefone e Site)

 

NAPW é uma sigla que indica dados de contato. Você poderá encontrar por aí uma variação sem o W (Website). Mas como estamos em um mundo cada vez mais digital, faz sentido mencionarmos o website, não é mesmo?

 

Aqui a ideia é ser sempre consistente e manter estes dados atualizados e congruentes em qualquer lugar que você tenha cadastrado o seu negócio. Isso vale para o seu site, Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e qualquer outro site como páginas amarelas da sua região.

 

Em seu site, pode acrescentar no rodapé para não ocupar muito espaço. Mas é uma boa ideia colocar de forma clara na página de contato, junto com outras informações que sejam relevantes.

 

Entendeu como otimizar sua página no Google?

 

Conseguir se posicionar no topo do Google Maps ou da SERP pode levar um tempo. É algo completamente normal para qualquer negócio. À medida que seus clientes vão conhecendo sua marca e você vai ganhando recomendações, sua reputação vai crescendo.

 

Otimizar o perfil do Google Meu Negócio é relativamente simples. Por isso, evite de cair em promessas mirabolantes, que podem trazer prejuízos no futuro. Seja consistente, mantenha todos os dados sempre atualizados e busque melhorar o serviço comercializado ou produto vendido. Se esse for o seu foco, seu perfil será bem sucedido.

 

Como está o seu perfil no Google Meu Negócio? Muitas dificuldades para otimizar corretamente? Conte pra gente nos comentários.

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio