marketing digital para hotéis e pousadas

Marketing Digital para Hotéis e Pousadas

O que você verá nesse artigo

Uma das saídas para diminuir a dependência de apenas um canal de aquisição de hóspedes e aumentar o número de reservas é através do Marketing Digital para Hotéis e Pousadas. A partir dessa estratégia é possível manter um relacionamento próximo com seus hóspedes frequentes, atrair novas pessoas e diminuir o número de quartos vazios do seu hotel.

 

O setor de Turismo, principalmente Pousadas e Hotéis, são dependentes de uma boa divulgação para conquistar novos hóspedes durante a temporada. Porém, como muitos gestores não têm um domínio completo das melhores estratégias de divulgação, se tornam dependentes de agências de viagens e operadoras de serviço, como por exemplo o Booking, para aumentar a taxa de ocupação.

 

Marketing Digital para Hotéis e Pousadas x Marketing Tradicional

 

Você não deve investir no Marketing Digital porque ouviu algum amigo recomendando ou simplesmente porque o seu concorrente está lá. Você deve investir pois esse canal de comunicação possui algumas vantagens, se compararmos com as mídias tradicionais:

 

É totalmente mensurável

 

Você consegue medir quantas pessoas foram impactadas com a sua publicação, quantas interagiram e quantas fizeram uma compra devido àquele anúncio do seu hotel que estava sendo veiculado. Isso te proporciona uma grande vantagem competitiva se comparado às mídias tradicionais.

 

Você escolhe com quem se comunicar

 

Outra grande vantagem é a possibilidade de escolher o público que receberá os seus conteúdos. No caso de uma promoção para casais, que tal direcionar o anúncio exatamente para esse público? Com as mídias tradicionais, como panfletos e outdoors isso não é possível, já que você não sabe qual público está recebendo os seus conteúdos.

 

Você mede o retorno sobre o investimento

 

Em campanhas de mídia paga (anúncios nas redes sociais e no Google) você consegue medir exatamente qual foi o retorno que você teve em cada reserva de quarto. Com isso, é possível planejar os próximos passos de sua campanha digital e saber quais ações estão, de fato, trazendo hóspedes para o seu negócio.

 

Links Patrocinados para hotelaria e turismo

 

Adwords para hoteis

 

Os links patrocinados são trabalhados, principalmente de três maneiras:

 

  • Google Adwords
  • Social Ads
  • Native Ads

 

Dos três tipos de mídia paga mais utilizados, apenas o Native Ads não é muito utilizado para campanhas no setor hoteleiro.

 

Tanto o Google Adwords quanto os Social Ads apresentam bons retornos para quem busca melhorar a taxa de ocupação. O primeiro é utilizado para quem busca diretamente por um local para se hospedar na cidade ou região onde você se localiza. Dessa forma, se anuncia no Adwords através de palavras-chaves como, por exemplo, “Hotel em Paraty” ou “Pousada em Búzios”.

 

Os Social Ads para esse setor são muito efetivos no Instagram e no Facebook, onde a segmentação – escolha do público adequado – é feita através de dados demográficos (idade, sexo, , faixa salarial, ocupação, etc) e interesses mostrados nas redes sociais, como curtidas e check-ins.

 

Blog para setor hoteleiro

 

Para o setor hoteleiro, ter a confiança de quem procura o seu local é de suma importância. E uma das formas de se relacionar com os seus possíveis e recorrentes hóspedes é gerando conteúdo através de um Blog. Dentro desse canal de comunicação é possível atuar em frentes principais: atrair tráfego qualificado e criar um relacionamento com a sua audiência dando dicas de pontos turísticos, onde visitar, onde fazer uma refeição, etc

 

Redes Sociais para hotéis e pousadas

 

O Brasil é o país que mais possui usuários nas redes sociais na América Latina. E um dos maiores do mundo, de acordo com a pesquisa do eMarketer, que aponta mais de milhões de usuários fazendo uso regularmente. Isso significa que, muitas vezes, o primeiro contato que um possível hóspede terá com o seu negócio de hospedagem é através das redes mais utilizadas no Brasil: o Facebook e o Instagram.

 

E você, como todo bom gestor, deve utilizar o potencial desses canais digitais para apresentar o seu negócio para seus potenciais clientes, além, é claro, de se relacionar e fidelizar os atuais. Uma boa rede social deve:

 

  • Se comunicar na linguagem do seu público-alvo
  • Manter a identidade visual da marca
  • Estar em coerência com ideias do seu negócio
  • Se relacionar com a audiência
  • Ser utilizada para gerar valor e entregar conteúdo relevante a quem o acompanha

 

Inbound Marketing para Pousadas e Hotéis

 

O Inbound Marketing é uma estratégia que se baseia na ideia de atrair interessados nas soluções que o seu serviço oferece. Um hotel que faz Inbound consegue se relacionar melhor com seus clientes e determina de forma mais assertiva qual a melhor forma de se comunicar e a melhor oferta a ser enviada a essa pessoa.

 

O setor hoteleiro tem uma grande vantagem quando comparamos com outros nichos de mercado. A captação de leads(contatos) é muito mais fácil. Interessados em passar alguns dias na sua pousada constantemente deixam o email para receber um orçamento ou para conhecer mais sobre sua estrutura e o que de melhor você pode oferecer para que a viagem dele seja o mais espetacular possível.

 

Como gerar leads para hotéis?

 

A melhor forma de gerir esses leads e transformá-los em visitantes recorrentes é através da estratégia de Inbound. Com os contatos bem segmentados é possível se relacionar com seus clientes e possíveis clientes e criar uma experiência única com eles. Tudo através do email e de automações.

 

É aniversário dele? Ofereça um desconto para se hospedar no mês de aniversário! Fez alguma reforma bacana que melhorou ainda mais a estrutura do seu negócio? Mande um email bacana contando as novidades e convidando seus hóspedes para aproveitarem. Tem dicas de turismo no seu blog? Mande para ele conhecer mais sobre as maravilhas escondidas da sua hospedagem.

 

Algumas das melhores estratégias utilizadas são:

 

  • Automações de emails comemorativos e promoções
  • Blog posts
  • Produção de guias e materiais turísticos da sua região
  • Direcionamento dos conteúdos produzidos para personas-alvo

 

Se relacionando dessa forma e prestando um ótimo atendimento durante a estadia, suas chances dos hóspedes retornarem aumentam e muito. Com a plataforma adequada também é possível atribuir uma pontuação aos seus contatos. Dessa forma você pode mapear quais contatos interagem mais com o seu negócio para oferecer exclusividades ou para entender quais estão próximos do final do funil de vendas, que é o melhor momento possível para você abordar esse contato de forma comercial.

 

Como anda o Marketing Digital do seu negócio?

 

E você, como tem conduzido o marketing digital da sua hospedagem? Siga a gente no Instagram para conferir mais dicas de marketing digital. Se quiser saber o que pode ser otimizado na sua Comunicação Digital, peça um diagnóstico gratuito.

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio