Marketing para restaurantes

Marketing para Restaurantes – 10 dicas para fazer seu negócio crescer em 2022

O que você verá nesse artigo

O marketing para restaurantes é essencial na hora de destacar seu negócio dos demais. Isso porque, sem dúvida, a concorrência está a cada dia mais acirrada. E para se destacar dentre tantos restaurantes que abrem e fecham todos os dias, é preciso planejamento.

Nesse sentido é vital ter um bom plano de marketing para restaurantes. Um bom plano vai ajudar não apenas a divulgar seu restaurante, mas ajudará a divulgá-lo para as pessoas certas. E sabemos o quanto as pessoas certas são importantes no crescimento de um pequeno negócio.

Para te dar uma luz e ajudar a dar o pontapé inicial na sua divulgação, listamos algumas dicas que serão bastante úteis nesse processo. Fique atento a elas e, então, mão na massa!

Faça um bom planejamento

O planejamento é a parte essencial de todo marketing. Se você sair anunciando em todos os lugares e de qualquer forma, acabará perdendo não apenas tempo, mas bastante dinheiro. Para um bom plano, faça-se as seguintes perguntas:

  • Que tipo de público quero atrair?
  • Onde encontro esse público mais facilmente?
  • O que meus concorrentes estão fazendo que está funcionando?
  • Quais são meus objetivos?

Quando você sabe quem você deseja atrair, consegue um direcionamento melhor. Isso porque, por exemplo, não adianta investir em anúncios em rede social que entregam para o país inteiro se você atende apenas o seu bairro.

Da mesma forma, não adianta anunciar em um jornal local quando você sabe que o seu público nem lê mais esse tipo de periódico.

Outro ponto importante é, sem dúvida, observar a concorrência. Se o concorrente X tem um excelente resultado com um tipo de marketing específico, inspirar-se nele pode te ajudar a poupar recursos.

Também é importante entender o que você deseja. Se você quer, por exemplo, começar uma franquia, suas ações serão diferentes, portanto, da pessoa que tem um restaurante que atende os trabalhadores da região ao meio-dia.

Por isso, invista em um bom plano. Ele te ajudará a tomar as ações certas, no momento adequado e da melhor forma possível.

Tenha um diferencial

Observar a concorrência é, sem dúvida, uma boa forma de prevenir erros e buscar inspiração. E inspiração, antes de mais nada, não é cópia.

Analise com cuidados seus concorrentes e pense em algo a mais que você possa oferecer. Nessa hora não basta apenas ser melhor, é preciso mostrar que é. Ir além.  Alguns diferenciais nos quais você pode apostar:

  • Aplicativo próprio para reserva bem como pagamentos ou pedidos online;
  • Um excelente cardápio eletrônico que faça, enfim, as pessoas babarem por seus pratos;
  • Uma decoração incrível que fique excelente em fotos – e funcionários sempre dispostos a fazer registros dos seus clientes.

Há muitas possibilidades. Analise e veja o que faz sentido para você. Chame a atenção e se destaque.

Invista em boas fotos do seu cardápio

As pessoas primeiro comem com os olhos. E quando falamos em marketing, provavelmente o primeiro contato que algumas pessoas terão com seu cardápio será através de fotografias. E não caia na armadilha de comprar fotos já prontas, elas são facilmente descobertas.

Se possível contrate um fotógrafo especialista em fotografia de comida, pois esse tipo de profissional sem dúvida sabe valorizar um bom prato. Estas fotos terão as mais diversas utilidades, seja para ilustrar cardápios, posts em redes sociais, flyers e muitos outros.

Tenha um site como foco do seu marketing para restaurantes

Qualquer negócio que tenha a intenção de crescer precisa ter sua “casa” na internet. Para isso ofereça um site elegante e de fácil navegação. Ele será, antes de mais nada, o local onde estarão concentradas todas as informações sobre seu negócio.

Adicione informações sobre endereço, dias e horários de funcionamento, serviços prestados, cardápio, redes sociais, formas de contato e algumas boas fotos de suas instalações. Vale a pena também ter uma área para manter um blog, com conteúdo e informações relevantes.

Invista em um bom SEO para restaurante, de forma a não apenas atrair mais clientes, mas a se posicionar entre os primeiros resultados de pesquisa do Google. Dessa forma, você será encontrado mais facilmente.

Disponibilize um cardápio digital para restaurantes

Os cardápios impressos têm o inconveniente da limitação com relação ao espaço para fotos. Divulgar seu cardápio online acaba com essa limitação. Além disso, as fotos online ficam com uma resolução muito melhor que qualquer impresso.

Outra grande vantagem do cardápio digital é que o cliente que deseja fazer um pedido por telefone tem a opção de visualizá-lo. Dessa forma, ele não precisa perguntar o que está disponível no dia. Isso poupa, sobretudo, seu tempo, e o dele também.

Invista pesado no marketing de indicação

Você pode ter os melhores anúncios veiculados nos melhores locais possíveis. Nada supera o impacto da indicação pessoal. Você pode encontrar um restaurante no Google, ver excelentes fotos em suas redes sociais. Mas o que, antes de mais nada, vai te fazer querer muito ir lá, é a indicação de outra pessoa.  

Há diversas maneiras de “premiar” seus clientes, ou torná-lo mais interessante, levando-os a indicar seu restaurante a outras pessoas. Veja alguns exemplos:

  • Faça promoções, conceda brindes ou descontos para clientes especiais;
  • Invista em festivais bem como eventos gastronômicos para chamar a atenção para o seu negócio e fazer as pessoas desejarem levar outras até ele.
  • Incentive os clientes a divulgar seu restaurante nas redes sociais. Aliás, reposte todas as fotos e posts em que for marcado. Eventualmente, conceda descontos para a próxima refeição de quem divulgá-lo, por exemplo.

Faça um bom plano de anúncios como marketing para restaurantes

Um anúncio bem segmentado tem uma grande capacidade de levar seu negócio aos lugares mais improváveis e costuma trazer excelentes resultados. Há diversas formas de se anunciar, e isso vai depender do seu planejamento. Isso porque seu planejamento, antes de mais nada, já delineou que público você deseja atingir.

Veja alguns tipos de anúncios possíveis:

  • Você pode fazer anúncios no Google, aparecendo na tela de quem busca por restaurantes do seu nicho.
  • Anúncios no Facebook e no Instagram são excelentes para alcançar o público que fica rolando o feed em momentos de tédio.
  • Aproveite as boas fotos que você fez, e anuncie no Pinterest – que é uma rede social que vem se destacando.

Capriche nas redes sociais para restaurantes

Praticamente todo mundo está nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Instagram. Por isso é muito importante ter um perfil ativo nessas redes. Garante ter boas redes sociais para restaurantes.

Para isso invista, principalmente, na humanização do seu negócio. Hoje, mais do que nunca, as pessoas compram de pessoas, não de negócios. Torne suas redes não apenas uma forma de mostrar seu trabalho, mas de se relacionar com seus clientes.

Portanto, aposte em fotos dos bastidores, do dia a dia. Mostre sua equipe, ensine, dê dicas. Ao fazer um post, tenha em mente a seguinte pergunta: que problema da minha audiência eu posso resolver?

Utilize todas as ferramentas disponíveis em sua rede, de forma a conversar com seu público, como se fossem velhos amigos. Quando eles se conectarem a você e sua equipe, seu restaurante parecerá ainda mais atrativo.

Incentive-os a marcar você nas fotos publicadas na rede e reposte todas. Aproveite estes dados de geolocalização para entender melhor o seu público e planejar seus próximos objetivos, bem como atualizar seu plano estratégico.

Tenha uma boa lista de e-mails marketing para restaurantes

Por mais que isso pareça tão anos 2000, a boa e velha lista de e-mail ainda funciona muito bem. Ela pode te ajudar, por exemplo, a divulgar promoções e eventos do seu negócio aos seus clientes.

Uma boa forma de conseguir o e-mail do seu cliente, por exemplo, é criando um cartãozinho para ficar nas mesas, comunicando ao seu cliente sobre sua lista de e-mails, o intuito dela, e com espaço para que ele coloque o e-mail nela.

No entanto, é preciso fazer um bom uso destas informações. Planeje muito bem a forma como você utilizará estes dados, que precisam estar de acordo com a LGPD para evitar problemas futuros.

Da mesma forma, é muito importante tornar seus e-mails tão interessantes a ponto de fazer as pessoas realmente abri-los. O volume de e-mails marketing que chega na caixa de entrada das pessoas costuma ser muito alto.

Por isso você precisa se destacar a pontos de as pessoas não enviarem o seu direto para a lixeira. Para isso, veja algumas dicas que podem te ajudar:

  • Capriche no título. Ele é o principal ponto que fará uma pessoa abri-lo ou não.
  • Tome cuidado com a frequência. Enviar e-mails demais vai te fazer acabar parando na lixeira com certeza. Envie e-mails pontuais, uma vez por semana no máximo e apenas se tiver um conteúdo relevante para isso.
  • Tenha um bom texto. Não anuncie apenas um desconto. Conte uma história, crie um texto curto, mas atrativo para repassar sua informação. Dessa forma, a taxa de abertura dos seus e-mails subirá lá nas alturas.

Para fazer bons e-mails é interessante contratar um profissional que tenha uma excelente escrita. Um bom redator ou copywriter pode te ajudar muito nessa tarefa.

Aposte no marketing de relacionamento

Se você busca clientes frequentes, que sempre retornam, o marketing de relacionamento é essencial para você.  Através dele você cria uma relação próxima com sua clientela, fazendo com que não apenas retornem, mas tragam outras pessoas junto. Isso se chama fidelização.

Algumas dicas para “fisgar” seu cliente e idealizá-lo:

  • Crie um bom plano de fidelidade, em que os clientes acumulam pontos que podem ser trocados por benefícios;
  • Capriche no atendimento cliente – funcionários solícitos e sorridentes, agilidade no preparo dos pratos e atendimento, mesas sempre limpas;
  • Segmente seus clientes para poder criar campanhas adequadas ao seu público;
  • Escolha o principal canal de comunicação com seus clientes e use-o com frequência;
  • Monitore os resultados de suas campanhas de perto, para entender o que está funcionando e o que não está dando tão certo.

E então, gostou de nossas 10 dicas de marketing para restaurantes para fazer seu negócio crescer em 2022?

Como você pôde ver, há diversas formas de realizar um bom marketing para seu restaurante. Vamos relembrá-las rapidamente:

  1. Faça um bom planejamento;
  2. Tenha um diferencial;
  3. Invista em boas fotos do seu cardápio;
  4. Tenha um site para restaurante;
  5. Disponibilize um cardápio digital para restaurante;
  6. Invista pesado no marketing de indicação;
  7. Faça um bom plano de anúncios para seu restaurante;
  8. Capriche nas suas redes sociais;
  9. Tenha uma boa lista de e-mails;
  10. Aposte no marketing de relacionamento.

Se você colocar estas 10 dicas em prática, vai colher bons resultados. Sabemos que o trabalho com o marketing para restaurantes é bastante difícil, que exige muita atenção, dedicação, além de uma excelente estratégia. Portanto, se precisar de ajuda especializada, entre em contato conosco.

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio