SEO local no Google

SEO Local: como criar conteúdo para posicionar no Google

O que você verá nesse artigo

Você está procurando maneiras de aumentar a sua visibilidade no Google e aparecer nas pesquisas quando pesquisam nos resultados locais? Descubra como usar o conteúdo certo para alcançar os resultados com o SEO Local.

Nós podemos dizer que o Marketing digital está em uma transformação. Para 2018 o Google já adiantou que o “mobile first” será mais do que uma tendência. É algo que será levado em consideração na hora de determinar quem irá ocupar o topo das páginas de pesquisa.

E as pesquisas locais são responsáveis por um terço do total das pesquisas feitas em dispositivos móveis. Por isso, Não é surpresa que se posicionar corretamente sua empresa nos resultados locais se tornou uma estratégia importante quando falamos em SEO, ou o posicionamento da sua marca nos resultados de pesquisa do Google.

Os pilares do posicionamento local no Google

Competir pelas primeiras posições para o SEO local é difícil, especialmente em dispositivos móveis. Quais estratégias devemos usar para aumentar nossa visibilidade orgânica, ou seja, sem investir em publicidade no Google Ads?

1.Mantenha seus dados atualizados e consistentes

A consistência dos seus dados é importante para o Google e para facilitar que você seja encontrado na internet. Por isso, é importante manter atualizado o que chamamos NAP (name, address and phone number) ou Nome, Endereço e Telefone em todos os canais onde sua empresa esteja presente. Isso gera uma consistência importante para os mecanismos de pesquisa pois indica que você realmente existe, está situado naquele exato lugar e tem um meio fácil de entrar em contato.

2. Crie sua conta no Google Meu Negócio

Se você ainda não possui, crie a conta da sua empresa no Google Meu negócio. E se quiser ainda pode criar no Bing Places. No Brasil é muito pouco utilizado e, até por isso, pode ser uma fonte com uma concorrência muito menor.

O ideal é, ao preencher ou atualizar, colocar as informações relevantes do seu negócio e trabalhar palavras-chave que você queira ranquear. Ao fazer isso, você estará ajudando o seu negócio a aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

3. Foque em conseguir avaliações e boas notas

Uma das melhores maneiras de conseguir “ganhar pontos” e subir no ranking do Google é através das provas sociais. Por isso, invista um tempo de trabalho nas ações de branding para conseguir boas notas e avaliações. Isso, junto com informações atualizadas e fotos sobre o seu produto e serviço vão gerar um interesse do seu público em conhecer mais sobre o seu serviço.

4. Produza conteúdo no formato de caudas longas e foque nos resultados abaixo da dobra.

Para que você compreenda como funciona, nós iremos focar na produção e otimização de conteúdos locais, já que é sua melhor alternativa para aumentar a visibilidade e, consequentemente, o ranking nas pesquisas locais.

Otimização de conteúdo para SEO Local

Local SEO é uma ótima estratégia para pequenos negócios e serviços que têm o seu posicionamento local na cidade ou na região como fator relevante.

Ao focar no que é relevante para o seu negócio em termos locais, você, efetivamente, diminui a competição e o alcance da sua audiência. De nada adianta aparecer em uma pesquisa num local onde você não poderá atender, não é mesmo?

Os dois passos mais importantes ao otimizar o seu site localmente é manter um site amigável aos smartphones e dispositivos móveis e localizar o que chamamos de schema markup.

O que é um site amigável ou Mobile Friendly?

Um Site amigável é aquele que consegue se adaptar de acordo com o dispositivo por onde é acessado. Isso significa que quem entra no seu site, independente do dispositivo terá uma navegação fácil. Pois todos sabemos como é ruim acessar um site pelo celular e ter que dar zoom para poder ler ou clicar nos menus, não é mesmo?

Schema Markup

O Schema nada mais é do que um código que você insere no seu site que ajuda aos mecanismos de pesquisa a entenderem e entregar um resultado mais assertivo nas pesquisas.

Adicionar dados estruturados aos seu website comunica o foco do seu conteúdo e a área geográfica do seu negócio para os mecanismos de busca. Enquanto isso não impacta diretamente no ranqueamento, deixa seu site mais relevante para as palavras-chave que você está querendo alcançar.

Utilize um blog para aparecer nas primeiras posições do Google

Quando produzir conteúdo com a intenção de posicionar seus serviços de forma local, a chave é colocar as palavras-chaves no título e nas metas description. Na primeira, auxilia no SEO, enquanto que na segunda, é uma forma de chamar a atenção e convidar as pessoas a acessarem o seu site.

Trabalhar seu marketing de conteúdo com foco nas palavras-chaves de cauda longa é uma forma de garantir que apareça apenas para os serviços que você presta em vez de termos gerais que podem trazer leads desqualificados.

Orçamento de SEO

Por exemplo, páginas de sites mais abrangentes, trabalham para palavras-chaves como “Loja de cosméticos”, enquanto um artigo no blog pode falar sobre “Como encontrar uma incrível loja de cosméticos em São Paulo”. No segundo exemplo, utilizar o termo “São Paulo” ou outra localidade (inclusive vale para Bairros e regiões) ajuda ao Google a entender que seu conteúdo é relevante para essa região.

Para alguns negócios que possuem vários locais físicos, é uma estratégia relevante, já que possuem as mesmas páginas no site para vários locais. Lembre-se de manter atualizado o NAP e acrescente depoimentos de clientes e empresas que você atendeu na região.

Ideias de Conteúdos Locais

Conteúdos locais é uma ótima maneira de encontrar um nicho que poucas empresas trabalham, exceto se você for do mercado imobiliário. Nesses casos, a criação de conteúdos locais é uma “obrigação”.

Mas antes de sair por aí produzindo dezenas de conteúdos com o foco mais local, crie um planejamento. Entenda quem é sua audiência o que ela busca com conteúdos locais. Utilize sua experiência com os clientes, pequenas entrevistas para diagnosticar como eles chegam até você, o que procuram na internet e use das ferramentas de dados das redes sociais para entender o que seu público faz nelas. Conteúdos certos tem uma taxa de conversão muito maior!

Na hora de escolher qual a palavra-chave de cada conteúdo, faça uma rápida análise no Google Keyword Planner para medir volume de pesquisas e acertar na que pode trazer o melhor resultado e encontrar novas oportunidades.

Você deve também consultar o Google Analytics e analisar como anda o tráfego e a performance do seu site. As pessoas chegam via tráfego direto, orgânico, rede social ou por anúncios? Quais palavras-chaves geram mais tráfego? Ter essas informações em mãos é crucial para determinar não só o que dá certo ou não em termos de conteúdo, mas na escolha dos canais onde distribuiremos o que produzimos. A ideia é sempre se apoiar em dados para fazermos nossas escolhas. Ser Data Driven, eliminando achismos das decisões.

Apesar de tudo que falamos acima, tenha em mente que conteúdos locais não são apenas blog posts. A estratégia inclui uma série de estratégias que podem incluir, dentre outras ações:

  • Conseguir recomendações e avaliações de clientes
  • Otimizar Landing Pages
  • Otimizar descrições e chamadas para ação
  • Melhorar a Experiência do Usuário
  • Divulgar conteúdos gerados pelo seu público (UGC)

Nos casos de Landing Pages e Blog posts, outras ideias de conteúdos podem ser pensadas, como:

  • Inscrição de eventos locais
  • Divulgação de notícias locais (mas só aquelas muito relevantes ao seu público, ok?)
  • Conteúdo centrado no seu negócio
  • Conteúdo centrado na sua localidade
  • Respondendo perguntas locais
  • Gerar demanda de mídias on e off locais

Você também pode, com o intuito de tornar seu negócio mais reconhecido na região, ser mais ativo na comunidades com algumas ações simples que geram uma ótima percepção de marca para sua empresa:

  • Sediar eventos locais
  • Participar de eventos locais
  • Apoiar ou patrocinar esses eventos
  • Praticar co-marketing e guests posts com blogs locais

Além de gerar esses conteúdos que irão auxiliar no seu posicionamento orgânico no Google, a ideia é se destacar como um empresa que lidera, auxilia e propõe boas ações na sua cidade ou região.

Neste momento é onde entra a importância dos canais de comunicação, onde sua marca se posiciona estrategicamente para tirar o melhor proveito desse alcance.

Os principais canais de distribuição de conteúdo

Com o conteúdo pronto e finalizado, você precisa fazer ele chegar até a sua audiência, certo? Mas como escolher o melhor canal pra divulgar o conteúdo que você criou com tanto afinco? Tudo vai depender da sua estratégia e da sua persona, mas os melhores canais pra divulgar um conteúdo são:

  • Página no Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Grupos no Facebook
  • Grupos no WhatsApp
  • Email Marketing
  • Anúncios nas redes sociais
  • Anúncios no Google (Google Adwords)

Aproveite o reconhecimento local e invista em Link Building

O SEO local também apresenta uma grande chance de criar conteúdos focados na pesquisa local e ótimos para uma estratégia de Linking Building com outros parceiros. Por exemplo, você pode dispor no seu site dados estatísticos relevantes sobre o seu nicho de mercado. Se esse conteúdo for realmente relevante, você tem uma oportunidade de conseguir que outros sites locais e até mídias off te referenciem.

Fazer esse linking building local te ajuda na estratégia de SEO da seguinte forma:

  • Conseguir links e recomendações (Um bom site apontando um link para o seu, ajuda a aumentar sua autoridade perante o Google)
  • Guest post local (onde outros links para seu site serão incluídos)
  • Você irá colocar links para páginas de capturas em pontos estratégicos (gerar novos leads)
  • Conseguir cobertura da mídia local

Todas essas estratégias são oportunidades para você conseguir construir mais links. Dependendo da sua localização geográfica, você também pode buscar se tornar um colunista de algum jornal ou blog local que tenha um alcance dentro do seu público-alvo.

Erros de SEO On-Page

Erros SEO onPage

O SEO Local é uma oportunidade pouco explorada

Quando pensamos sobre o posicionamento local de um negócio no Google ou em outros mecanismos de pesquisa, nós, frequentemente pensamos no básico, como conseguir links locais ou registrar no Google My Business. Sim, eles são importantíssimos, mas existem muitas outras estratégias que podem ser desenvolvidas para otimizar a sua presença digital. Ainda mais com as recentes mudanças que dão um poder maior para as pesquisas via mobile tablets e smartphones).

Quer descobrir como colocar o seu negócio nas primeiras páginas do Google? Entre em contato com a gente e faça um diagnóstico gratuito da sua presença digital!

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio