SEO local para dentistas

SEO Local para Dentistas

O que você verá nesse artigo

Quem é dentista sabe: Conseguir posicionar seu site nas primeiras páginas do Google é uma disputa feroz.  Então como você pode melhorar sua presença digital, ganhar mais visibilidade e divulgar a sua clínica? A resposta é implementar a otimização dos mecanismos de busca (SEO) de forma local seguindo as boas práticas.

 

Antes de conhecer o que você deve otimizar, é preciso entender porque investir no SEO Local em primeiro lugar.

 

3 Motivos para investir em SEO Local

 

O Google é como se fossem as páginas amarelas

 

Cada vez mais, os seus pacientes usam o Google e outros mecanismos de busca, seja em computadores ou Smartphones para encontrar dentistas. Veja alguns dados do próprio Google que comprovam essa tese:

 

  • 20% das pesquisas são procuras locais
  • 40% das pesquisas em dispositivos móveis buscam negócios locais
  • 97% dos consumidores procuram por negócios locais online

 

Você não paga pelo tráfego orgânico

 

Quando você consegue posicionar o seu negócio no topo do Google, você gera tráfego orgânico, que são pessoas que procuram o seu negócio, normalmente com intenção de consumir o serviço. Por isso o SEO é uma das melhores estratégias de marketing para dentistas e consultórios.

 

Resultados rápidos

 

Muitas pessoas acreditam – e é verdade – que pode levar de seis meses a um ano trabalhando o SEO para conseguir chegar na primeira página do Google.

 

Porém, em negócios locais, existe a possibilidade de conseguir resultados de forma muito mais rápida. Principalmente quando sua concorrência faz SEO. E boa parte dos consultórios não seguem as boas práticas de SEO. E essas 5 dicas que falaremos a seguir vão ajudar a melhorar sua presença.

 

Confira as 5 dicas para construir um projeto de SEO local e aumentar sua presença digital:

 

1. Faça uma pesquisa de Palavras-Chave

 

 

Sua primeira ação deve ser listar os principais serviços que o seu negócio oferece. Isso pode incluir clareamento dental, tratamentos ortodônticos e outros serviços. Dentro da Plataforma do Google Adwords, o Keyword Planner.

 

Nele, você pode jogar os termos do seu serviço e identificas as melhores palavras-chaves e as que as pessoas mais usam quando procuram por algum serviço de cuidados bucal ou com os dentes.

 

Foque nas Palavras-Chaves com intenção de compra

 

Existem dois tipos de keywords que se aplicam:

 

  • Frases com intenção de compra
  • Frases com intenção de pesquisa

 

Seu principal foco é conseguir ranquear para termos que indiquem intenção de compra. Porque como você já imagina indica que as pessoas fazem essa pesquisa com a intenção de consumir o serviço. Quem procura por algo como “dentista clareamento dental” mostra quem tem interesse no serviço. E são esses tipos de palavras-chaves que podem ser usadas para otimizar a página principal do seu site e a página de serviços

 

Termos que indicam intenção de pesquisa são usados para que as pessoas consigam mais informações. Por exemplo, alguém que procura “como clarear os dentes em casa” não está procurando ir ao dentista. Assim como alguém que procura “quanto custa para fazer um implante” pode não estar pronta ainda para ir te visitar.

 

Mas esses termos também podem ser úteis para você. Palavras-chaves de pesquisa podem atuar em um papel secundário – porém muito importante – na sua estratégia de SEO. Eles são ótimas formas de você construir um FAQ (perguntas frequentes) ou utilizar nos artigos do seu blog para gerar tráfego qualificado.

 

Por exemplo, uma pesquisa sobre “benefícios de usar uma escova de dente elétrica” ou quanto custa fazer um clareamento dental” pode virar temas de blog posts para acrescentar informação a quem acessar o seu site.

 

Como regra geral, você deve focar primeiro em otimizar a página principal de seu site e as páginas de serviço para as palavras-chaves que indiquem intenção de compra. E, a partir disso, começar a desenvolver artigos ou um blog contendo intenção de pesquisa. O que nos leva ao segundo passo.

 

2. Otimização de Palavra-Chave

 

Quando falamos do segundo tópico, são duas as páginas que precisamos otimizar. Seu perfil no Google Meu Negócio pode fornecer informação rápida e aparecer direto no Google Maps. E o seu site pode ajudar a trabalhar vários termos e trazer mais detalhes.

 

Google Meu Negócio para Dentistas

 

O Perfil no GMN (Google Meu Negócio) é aquele que mostra sua clínica “no mapinha” quando as pessoas pesquisam por termos relacionados a odontologia. Uma página bem otimizada entrega bons resultados nas pesquisas do Google e facilita a vida do usuário que deseja informação rápida e prática.

 

Em segundo plano, dependendo da sua região, pode ser mais rápido posicionar o seu perfil no Google na primeira página do que o seu site. E o Google mostra esses mapas no topo dos resultados de busca nas pesquisas locais.

 

fully optimized Google My Business page will play a key role in your SEO initiatives and deliver a compelling introduction of your practice to prospective patients. A second benefit of optimizing your Google My Business page is that often it’s faster and easier to get a Google My Business page ranking in Google versus your website. And Google shows these map pages at the very top of the search results.

 

O que deve ser otimizado no Google Meu Negócio:

 

  • Selo de Verificação
  • Nome, Endereço, Telefone e Site
  • Categorias
  • Descrição
  • Horários de Funcionamento
  • Fotos e Vídeos (ou tour 360º)

 

Otimizando o seu Website

 

Quando começar a otimizar o seu site, dê ênfase nas páginas centrais do seu negócio. Normalmente são as páginas de serviços e a home do site. São nelas que seus futuros pacientes “caem” quando buscam por um serviço.

 

Homepage

 

Na home, um dos pontos mais importantes para se otimizar é o  Title Tag, ou título da página. Ele não fica visível no site, mas é aquele nome que aparece no topo do seu navegador. E é aquele título que fica sublinhado quando essa página aparece nos resultados de uma pesquisa no Google.

 

Orçamento de SEO

Você pode pensar nos títulos de página como se fossem capítulos de um livro. O título da home seria o equivalente ao nome do livro. E por isso a importância de otimizar ela para o termo mais procurado na sua região.

 

Pense nos termos mais óbvios que as pessoas usam quando procuram por um dentista na sua área. “Dentista em {sua cidade}” é um bom exemplo. Faça uma lista desses termos e, caso tenha alguma intimidade com ferramentas de marketing digital – como o KeyWordFinder – e confirme se são mesmo os termos que seus possíveis clientes utilizam.

 

Como escrever um título de Homepage voltado para SEO

 

Em um título de SEO, é importante conter o nome do seu negócio, sua função – no caso dentista – e sua especialidade ou palavra-chave principal. Também pode ser interessante incluir a cidade ou bairro. Mas lembre-se, nos mecanismos de busca, só aparecem até 65 caracteres.

 

Metadescription

 

Outro ponto importante para ser otimizado são as metadescriptions. Ela não é um fator de ranqueamento. Porém é extremamente importante pois é o texto que vai abaixo do seu título.

 

Por esse motivo, caprichar na descrição pode te ajudar a ganhar alguns cliques a mais que os seus concorrentes. Uma boa metadescription vai aumentar o seu CTR (taxa de conversão de cliques) nos anúncios

 

Também é interessante garantir que sua headline (h1) tenha uma palavra-chave principal. Ele deve ser descritivo, mas coerente e de fácil leitura. Além disso, invista em um bom texto para o corpo da página. Como meta, usamos um mínimo de 200 palavras e o cenário ideal de 500 a 1000 palavras

 

O texto da página principal do seu site deve conter informações sobre suas especialidades e descrever os seus serviços. Também tenha certeza de inserir sua palavra-chave principal no corpo do texto.
Mas, acima de tudo, tenha certeza que seu texto está fluido, natural e que incentive seus futuros clientes a entrarem em contato com você.

 

In addition, you’ll also want to make sure that you have sufficient website copy on your homepage. You’ll want a minimum of 200 words of copy and ideally 500-1000 words. The website copy on your homepage should provide background information about your practice, and describe your various services. And be sure that you include your target keyword at least once in your body copy. Above all, make sure that your copy reads naturally, is compelling, and encourages your prospective patients to contact you.

 

Ainda existem outros ajustes que podem ser feitos no conteúdo do seu site pensando no SEO. Mas esses são os principais.

 

Páginas de Serviços

 

Um erro comum nesse ponto é acreditar que uma página única, com todos os serviços oferecidos na área, com uma breve descrição é suficiente para ter uma boa performance.

 

Para trabalhar corretamente o SEO de cada serviço, é importantíssimo que as páginas de cada um seja separada. Assim, você consegue detalhar e trabalhar melhor, aumentando suas chances de conseguir posicionar seu site nas primeiras posições do Google quando as pessoas procurarem por aquele serviço.

 

Por exemplo, se você oferece o serviço de ortodontia e periodontia, você deve criar uma página para cada um deles. E criar novas seções de acordo com o que oferece como clareamento dental, implantes dentários, tratamento de canal, aparelho dental, etc.

 

E assim como na home do seu site, você deve otimizar para o termo principal, seguindo os mesmos passos. Para você relembrar:

 

  • Título
  • Metadescription
  • Header do site (H1)
  • Texto da página

 

Sempre é bom relembrar que cada página do seu site deve SEMPRE contar com conteúdos únicos. Do título ao texto do site. Se a sua página tiver conteúdo duplicado, o seu site pode ser penalizado pelo Google.

 

Páginas de conteúdo

 

Depois de otimizar suas página principais, é hora de começar a trabalhar com as páginas de conteúdo. O primeiro passo pensar naquela pesquisa de palavras-chave que você fez no início, identificar quais tem um bom potencial para criar conteúdos.

 

Esses conteúdos podem ser usados de duas formas: criando um FAQ (perguntas frequentes) ou usando um blog como plataforma para gerar tráfego. Há uma grande chance de que se as pessoas estão fazendo essas perguntas, elas estão procurando respostas.

 

3. Citações, Links e Reviews

 

Otimizar o seu site e seu perfil no Google Meu Negócio são os primeiros passos para ranquear seu site no Google

 

E para atingir os resultados desejados, é necessário fazer mais. Conseguir citações, links e depoimentos vão te ajudar a dar o próximo passo e fazer você se destacar da concorrência.

 

Citações

 

As citações são as menções que sua empresa consegue, inclusive em listagens de serviços. Nesse caso é importante manter sempre Nome, Endereço e Telefone sempre atualizados.

 

Existem sites que funcionam como diretórios de serviços e que possuem um volume de acessos importante. Cadastrar o seu negócio nesses locais ajuda a ampliar sua presença digital.

 

Links

 

Com os links nós conseguimos que outros sites indiquem nosso conteúdo como relevante para determinadas palavras-chaves. Também chamados de “inbound links”, eles ajudam o Google a entender que o seu site tem bons conteúdos e é relevante na sua área. Como regra geral, quanto mais links apontando para o seu site, maior a sua autoridade e, por consequência, facilidade para conseguir as primeiras posições.

 

Depoimentos e Avaliações

 

Conseguir Depoimentos e Avaliações pode ajudar sua empresa a conquistar uma maior relevância nos resultados de pesquisa do Google.

 

Foque nas avaliações do Google Meu Negócio

 

Existem muitos aplicativos onde as pessoas podem avaliar o seu negócio. Mas concentre os seus esforços em conseguir boas avaliações para sua empresa na página do Google Meu Negócio. Business page.

 

Essas avaliações, além de ajudar no SEO da sua empresa, trabalha como um ótimo fator para quebrar objeções. Quanto mais avaliações positivas, maior a confiança para entrar em contato com você.

 

Aproveite aqueles clientes que sempre retornam e peça para deixarem uma avaliação e que isso ajudará sua clínica. Se a sua base de clientes for muito grande, você pode utilizar o email marketing como ferramenta para ganhar tempo e escala. E até oferecer algum bônus em troca.

Orçamento Marketing Dentista

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio