Gerar Leads no Instagram

Como Gerar Leads no Instagram: 7 ótimas dicas para aplicar agora

O que você verá nesse artigo

O Instagram é a rede social do momento. Com o boom dos influenciadores, das lives e de várias funcionalidades, ela se tornou o ambiente ideal para conectar marcas e pessoas interagindo.

Então parece óbvio que a sua empresa deveria estar atuando de forma consistente no Instagram, dialogando com seus seguidores, criando estratégias para gerar novos e criando uma marca positiva nas redes sociais.

São mais de 1 bilhão de usuários que estão nesta rede social. E milhares deles fazem parte da sua persona ou do seu ICP (Perfil de Cliente Ideal). Então, se você possui uma estratégia de Inbound Marketing ou de captação de clientes, o Instagram é um ótimo local para você gerar leads.

Leia esse artigo até o final e conheça 7 ótimas dicas para você aplicar com sucesso e gerar leads no Instagram para crescer o seu negócio.

Entendendo o Instagram

Assim como toda rede social, para que você consiga atingir o máximo de pessoas que estão na rede, é preciso entender como funciona o Alcance do Instagram. Antes, vale a pena ter em mente que, de acordo com dados da própria rede social, 90% das contas seguem ao menos 1 perfil de empresa.

As 7 Melhores Dicas para Gerar Leads no Instagram

Se quiser navegar com alguma dica específica, basta ir no menu acima e clicar na dica preferida. Você pode aplicar qualquer uma delas em seu perfil para gerar leads, mas lembre que usar várias dicas diferentes pode potencializar o seu resultado. Boa leitura!

1. Anuncie no Instagram para Gerar Leads

Vamos começar pela dica que pode te trazer resultados rápidos. E para isso é preciso que você tenha um orçamento para investir em anúncios e que você saiba como Anunciar no Instagram.

Para isso, você precisa:

  • Que seu Instagram seja um perfil comercial
  • Ter acesso ao Gerenciador de Negócios
  • Saber qual público-alvo você quer atingir
  • Uma isca ou material de valor que te ajude a capturar esses leads
  • Ter uma verba de anúncios

Caso tenha uma Landing Page, você pode direcionar os interessados para essa página em seu site. Nesse caso, seu objetivo de anúncio deve ser conversão. Caso vá usar a própria ferramenta do gerenciador de anúncios, escolha Geração de Cadastros, como mostra a imagem abaixo.

Objetivo de Anúncio Instagram

A melhor forma para a criação dos anúncios é usando o gerenciador de anúncios do Facebook e não apertando o botão “turbinar” (chamado antigamente de impulsionar), onde você tem menos opções para a criação.

2. Otimize sua Comunicação com seus Leads

De acordo com dados do Funneloverload, Leads são 9x mais propensos a converter quando você conversa com ele em até 5 minutos.

Isso significa que se você quer otimizar ao máximo o dinheiro investido em campanhas de leads, sejam eles de topo ou fundo de funil, você deve colocar em prática uma estratégia de engajamento de vendas e de rápido atendimento.

Quando seus leads chegarem, você conseguirá tirar dúvidas, entender suas “dores” e criar uma imagem positiva para os próximos passos da comunicação.

3. Crie uma Bio do Instagram que seja memorável

Como está a descrição do seu perfil no Instagram? É apenas uma descrição simples ou você criou uma frase que incentiva quem vê seu perfil a tomar uma decisão?

Uma frase que gere impacto e estimule seu público é uma estratégia que pode parecer simples, mas é um diferencial entre aquela pessoa que acessou o perfil se tornar um lead ou não.

Você pode usar algumas táticas para chamar a atenção e gerar leads no Instagram através da bio, como:

  • Emojis (Eles sempre chama a atenção, não é mesmo? ⚠
  • CTA’s – Chamadas para ação, como “clique e baixe nosso e-book”, “veja nosso cardápio”, ou “faça parte da minha comunidade gratuita”.
  • Link para um site ou página específica

4. Otimize o Link da Bio no Instagram

Acima falamos sobre como a bio é parte importante do Instagram e que ela pode realmente te ajudar a transformar seus seguidores em leads. Veja algumas dicas para otimizar o uso da sua bio:

Agência de Instagram Marketing
  • Encurte a URL do seu perfil com o bit.ly para medir o número de cliques ou use um agregador de links como o LinkmeBio
  • Use o acompanhamento de URL’s do Google para rastrear de onde veem os acessos do seu site no Google Analytics
  • Insira uma Chamada pra Ação persuasiva e clara acima do link
  • Nos posts em que fizer sentido, mencione sempre o link da sua bio

Veja como criamos a nossa Bio:

bio do instagram

5. Crie Conteúdos Estratégicos no Instagram

Boa parte das pessoas e empresas que estão criando conteúdo no Instagram estão criando apenas posts bonitos. E isso é uma grande oportunidade para o seu negócio!

Criar e aplicar uma estratégia clara, coerente e com foco em um objetivo determinado irá te colocar à frente dos concorrentes. Crie conteúdos consistentemente e de qualidade para entregar ao seu público.

A parte estratégica será responsável por determinar se conseguirá gerar ou não leads com o Instagram.

Como criar uma estratégia de posts no Instagram que geram leads?

Tenha um Calendário de Conteúdo

A grande dificuldade de quem produz conteúdo diariamente é conseguir pensar estrategicamente. Isso acontece porque essas empresas estão tão ocupadas pensando no que tem que ser postado hoje que não conseguem se preocupar em criar uma estratégia clara, com posts com objetivos específicos e que realmente irão fazer sentido dentro da estratégia.

Você pode pensar nos conteúdos tanto com relação aos temas abordados, o formato, que tipo de imagem ou vídeo utilizar para formar um feed que seja visualmente coerente e que engaje os seus seguidores.

São vários os temas de posts que você pode criar, mas destacamos:

  • Conteúdos Educacionais
  • Características do seu Produto
  • Promoções e Concursos
  • Lançamentos de Novos Produtos ou Serviços
  • Posts de Promoções Periódicas
  • Conteúdos de Bastidores Pré-Novidades
  • Conteúdos de outros canais, como vídeos do Youtube, Podcasts trechos de artigos no blog.
  • Pessoas usando o seu produto ou consumindo o serviço (Ótima prova social)
  • Conteúdos Gerados pelo Usuário (UGC) que você pode direcionar por uma hasthag do seu negócio

Com essas ideias, você já é capaz de pensar em uma estratégia minimamente eficaz para transformar o seu perfil no Instagram em uma fonte de leads. Pense nos conteúdos de forma mensal ou em um período maior e na frequência com que irá postar. Isso é muito importante para que sua audiência saiba que você estará sempre compartilhando conteúdos relevantes.

6. O Checklist do Post Perfeito no Instagram

Como te mostramos acima, TODO post deve ter um objetivo claro. De acordo com uma pesquisa do Facebook IQ, após ver um produto ou serviço no Instagram:

  • 82% pesquisaram mais informações
  • 69% visitaram o site ou aplicativo da loja
  • 50% realizaram uma compra online ou offline
  • 42% visitaram uma loja
  • 36% passaram a seguir a marca
  • 30% conversaram com alguém sobre a marca

Sabendo desses números, está claro que o Instagram é um ótimo canal para atrair novos clientes. Mas como é um post perfeito? Um bom post deve seguir algumas estratégias como:

  • Use imagens de qualidade e um design bonito
  • Analise
  • Seu post deve passar uma mensagem ou gerar um sentimento (ex: se você tem um restaurate ou é da área gastronômica, seus posts têm que deixar quem vê com água na boca!)
  • Pense em legendas persuasivas
  • Indique uma ação a ser feita (Baixe o e-book, deixe seu comentário, veja nosso cardápio, acesse nosso aplicativo, fale conosco pelo Whatsapp, etc)
  • Pense em temas que são interativos e podem gerar engajamento
  • Use Hashtags para ampliar as impressões do post

7. Crie Conversas com seus seguidores e melhore seu Engajamento

Com a estratégia de conteúdo em prática, é hora de monitorar e analisar a estratégia. Isso nos dá uma grande janela para usar os comentários feitos pelas pessoas para gerar novas conversas e aumentar o engajamento.

Use Lives e Influenciadoras

Existem duas grandes ferramentas no Instagram que vão te ajudar a aumentar as conversas com a sua marca:

  • Lives
  • Influenciadoras

Fazer Lives para falar sobre um assunto técnico é uma forma de gerar autoridade e se conectar com a sua audiência e de empresas ou pessoas que você convidar para participar. E os influenciadores possuem uma grande base de seguidores que querem consumir o que eles produzem de conteúdo. Por isso, atrelar sua marca a esses perfis costumam trazer ótimos resultados.

A dica é trabalhar com influenciadores locais de início, ainda mais se o seu negócio for restrito a uma cidade. Eles podem não ter um volume de seguidores tão grandes, mas compensam oferecendo um engajamento maior.

Além disso, esses influenciadores são mais propensos a aceitar divulgações em troca dos produtos. Dessa forma, você não precisa investir muito em um primeiro momento.

Como Saber se a Minha Estratégia de Geração de Leads está Funcionando?

Para entender quantos leads você gera com o Instagram, é preciso medir. Por isso falamos acima de usar algumas ferramentas. Mas a melhor forma é verificar de onde você vende. Crie links específicos para cada canal. Por exemplo, para uma ação com uma influenciadora, tenha um link. Para uma campanha de anúncio no Instagram, tenha um outro link. Se trabalhar com conversões, instale o pixel do Facebook em seu site.

Resumindo, para Gerar Leads no Instagram, você precisa:

  1. Criar conteúdos variados nos Stories, Feed, IGTV, etc

  2. Anunciar no Instagram

  3. Melhorar sua Comunicação com seu público

  4. Usar a Bio do Instagram e ter uma chamada incrível

  5. Criar conversas com seu público

  6. Usar legendas que atraiam seu público

  7. Planejar os seus conteúdos

Se você precisa gerar mais leads com o seu Instagram para aumentar o número de vendas, entre em contato com a gente. Nós temos a estratégia certa para o seu negócio!

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio