Como Anunciar No Pinterest

Como Anunciar no Pinterest: tudo o que você precisa saber

O que você verá nesse artigo

Um anúncio no Pinterest pode melhorar a visibilidade do seu negócio e atrair clientes. Mas você sabe, de fato, como fazer isso? Neste artigo explicaremos por que você deveria investir nessa plataforma. E, também, te ensinaremos como fazer isso.

O Pinterest é uma plataforma muito visual. Segundo dados da própria empresa, atualmente, mais de 400 milhões de pessoas usam a rede mensalmente. 

O principal intuito dos usuários é buscar inspirações, mas também ideias para suas próximas compras. Assim fica fácil entender por que você deveria estar lá. 

Porque anunciar no Pinterest 

O recurso Pinterest Ads permite que você impulsione publicações (pins) dentro da plataforma. Dessa forma é possível criar campanhas e direcioná-las com o propósito de atingir seu público-alvo.

Aliás, há muitas vantagens em aproveitar esse recurso, veja algumas:

  • Chegar até o usuário que está fazendo uma busca relacionada ao seu produto, obtendo, assim, atenção privilegiada.
  • Impulsionar o seu tráfego, tanto em sua landing page, site ou mesmo perfil no Pinterest, levando as pessoas pela mão até você.
  • Aumentar as vendas da sua loja física tanto quanto do seu e-commerce.
  • Trazer mais reconhecimento para sua marca, impulsionando o alcance.

Os formatos de anúncios no Pinterest

Há diversos formatos de anúncios que podem ser trabalhados dentro da plataforma. É importante saber que anúncios do Pinterest precisam ter foco na imagem. Sabendo disso, vamos aos formatos de anúncios e algumas dicas para você bombar com eles!

Anúncios padrão 

O formato padrão tem como foco, acima de tudo, mostrar o seu produto ou serviço através de uma imagem estática. Esta pode ser vertical tanto quanto quadrada. Ela precisa ser, principalmente, atrativa. O melhor formato é o vertical, sempre de alta qualidade. Imagens assim saltam aos olhos na busca. A proporção ideal é a 2:3 (1.000 x 1.500px, por exemplo). Outros formatos afetam o engajamento do seu pin.

Não enrole. Foque na sua marca, mas use sua logo de forma discreta. Evite o canto inferior direito, onde ficam ícones de produtos. Use textos na sua arte, mas garanta que sejam curtos para garantir a visualização em celulares.

Anúncios em vídeo 

Os anúncios em vídeo precisam, principalmente, ser bem curtos e dinâmicos. Aproveite e mostre seu produto de forma criativa e envolvente, contando uma história. Para este formato de anúncio, a plataforma recomenda que o tempo de duração seja entre 6 e 15 segundos. Como muitas pessoas navegam na plataforma com o som desligado, invista, sobretudo, em legendas e textos curtos.

Da mesma forma, aproveite a imagem de capa e otimize tanto título quanto descrição. 

Pin em carrossel 

No carrossel você pode detalhar mais seu produto ou serviço. Ele permite o uso de várias imagens. Para prender o usuário, pense seu anúncio de forma que uma imagem chame a seguinte.

Coleções 

Esta é uma maneira muito interessante de mostrar seu produto em ação. Ao invés de mostrar apenas uma cadeira, mostre-a inserida em um ambiente decorado, por exemplo. É possível mesclar imagens variadas e vídeos também. Dessa forma, você pode mostrar todas as funcionalidades de seu produto.

Segmentação de público no anúncio do Pinterest

Agora que você já entendeu a vantagem de anunciar no Pinterest e os formatos de anúncios, é importante entender como encontrar o seu público.

Dentro da plataforma do Pinterest Ads há seis principais recursos de segmentação. São eles:

1.Segmentação Automatizada 

Neste tipo de segmentação a plataforma fará o trabalho duro por você. A base para isso serão as informações do pin utilizado para o anúncio. Cruzando estas informações, as da sua conta e do seu próprio banco de dados, a plataforma encontrará a audiência perfeita para seu produto.

2. Dados demográficos

Esta ferramenta permite delimitar seu público-alvo levando em consideração informações como idade, gênero, local e idioma, velhos conhecidos de quem já trabalha com anúncios. 

Se sua intenção é que sua marca seja reconhecida amplamente, por exemplo, são bons marcadores. Porém, se seu intuito é realizar a conversão direta, estes dados acabam sendo abrangentes demais. 

3. Interesses

Com base nas interações das pessoas com os conteúdos da plataforma, seu anúncio será inserido de forma natural durante as buscas do usuário. Se o seu produto for um alimento, ele aparecerá no feed inicial das pessoas que costumam buscar por receitas, por exemplo. 

4. Palavras-chave

Este tipo de busca costuma atingir exatamente aquela pessoa que está procurando um assunto específico. Esta pessoa costuma ser mais propensa à ação de clicar, por exemplo. 

O seu pin anunciado aparecerá não apenas nas buscas das pessoas, como nos pins relacionados. Dessa forma, é importante escolher bem suas palavras-chave. 

5. Listas de clientes

Este é um tipo de segmentação bem específico. Com esta ferramenta você pode importar suas listas de clientes. Dessa forma seu anúncio será veiculado para pessoas que já se relacionaram com seu trabalho, facilitando o engajamento

6. Comportamentos semelhantes 

Se você tem um negócio, certamente já sabe que público deseja atingir. Você já entende como sua audiência se comporta, pelo que se interessa e o que busca. Estas informações são valiosas! Através desta ferramenta você irá buscar pessoas que se pareçam com o seu público. Sendo assim, você atingirá clientes em potencial, com mais chances de engajamento e conversão.

Orçamento de anúncio do Pinterest

Quando se fala em anúncios, a parte do orçamento pesa bastante. Por isso é importante entender como funciona o sistema de cobrança do Pinterest Ads. Dessa forma você consegue fazer um planejamento mais realista. 

Quanto gastar com um anúncio do Pinterest?

Assim como em outras redes sociais, você é quem faz seu próprio orçamento. Isso é uma vantagem, pois não há muitas surpresas ao final do mês. Por isso é importante sentar-se com sua equipe e delimitar seus objetivos. E, então, fazer o planejamento de suas campanhas de anúncios. 

Como é feita a cobrança do anúncio do Pinterest

O Pinterest possui basicamente dois formatos de cobrança: pelos gastos acumulados ou atingindo o limite de cobrança. A primeira forma computa seus gastos acumulados com anúncios no mês anterior e realiza a cobrança. Este formato se aplica enquanto seus gastos não atinjam o teto de cobrança estipulado pela plataforma para sua conta. Caso seus gastos sejam maiores, a cobrança é feita da segunda forma.

A segunda forma delimita seu limite de cobrança. A delimitação leva em conta o tempo de uso da sua conta comercial bem como o formato das campanhas. Isso significa que quanto mais você utilizar a plataforma, mais ela “confiará” em você. Assim, aumentará este limite. Como a cobrança acontece toda vez que você atinge este limite, pode acontecer de você ser cobrado mais de uma vez no mesmo mês.

Importante: atualmente no Brasil a única forma de pagamento aceita é o cartão de crédito.

Criando anúncios no Pinterest

Você já conhece os formatos de anúncios. Também já entendeu como é feita a cobrança destes. Chegou a hora de aprender a criar seus próprios anúncios no Pinterest. Elencamos aqui alguns passos essenciais para criar suas primeiras campanhas.

1. Crie uma conta no Pinterest Business

Para anunciar dentro do Pinterest você precisa, antes de mais nada, ter uma conta comercial no site. Para criá-la, acesse a página do Pinterest Ads e então clique em “criar conta Business”.

Feito isso, preencha o formulário e então clique em “criar conta”.

Na página seguinte, a plataforma te fará algumas perguntas a fim de entender melhor o seu negócio. A intenção é ficar por dentro do seu nicho de mercado e dos seus objetivos dentro da plataforma. Depois disso você poderá fazer seu cadastro.

Agora é hora de aguardar o contato de um especialista de anúncios do próprio Pinterest, que vai te dar dicas práticas de como otimizar seu trabalho dentro da plataforma.

2. Atenda aos requisitos para veicular seu anúncio no Pinterest

O Pinterest possui alguns pré-requisitos para a criação de pins patrocinados. Veja quais são estes requisitos:

  • O pin precisa estar salvo em seu próprio perfil comercial, em uma pasta pública.
  • Ele precisa ter um link que direcione para um site externo.
  • Este link não pode ser encurtado.
  • Os GIFs e vídeos precisam ser de sua propriedade.
  • Ele precisa estar de acordo com as Diretrizes de Publicidade da plataforma.

3. Coloque a tag do Pinterest em seu site

Esta tag é um código que precisa ser inserido em todas as páginas do seu site. Também em páginas específicas que você queira monitorar. Ela permite que você saiba que visitantes chegaram até você através do Pinterest.

Só assim será possível medir os resultados que seus anúncios na plataforma estão trazendo para o seu negócio. 

Para acessar esse recurso observe o menu superior da home do Pinterest Business. Nesse menu, clique em “Anúncios” e depois em “Conversão”. Observe o item “instalar a tag do Pinterest”. Há três sub-itens ali:

  • Usar um parceiro de integração;
  • Adicionar código ao site;
  • Enviar instruções por e-mail.

O ideal, no caso, é que você delegue essa tarefa a um programador. Dessa forma você evitará dor de cabeça. Em último caso, entre em contato com a Central de Ajuda do Pinterest para que eles te ajudem no processo.

4. Escolha o objetivo de sua campanha

Para que dê certo, toda campanha precisa de um objetivo bem definido. Na criação de um anúncio do Pinterest não seria diferente. É baseado neste seu objetivo que o Pinterest vai oferecer diferentes formatos de anúncio. 

Outro ponto importante de se entender é que o custo total de sua campanha é definido por você. Mas você pode definir otimizações no leilão de anúncios. Por exemplo, o valor máximo que deseja pagar pelos resultados únicos (cliques, visualizações, conversões, etc). 

Na plataforma esta otimização pode acontecer de duas formas: automática ou personalizada. Na forma automática, o Pinterest é que determina esta otimização, baseado em outros anunciantes do seu ramo. No caso da personalizada é você que controla o valor máximo do seu leilão. 

Os objetivos de sua campanha podem ser basicamente os seguintes:

  • Reconhecimento de marca. Faz com que mais pessoas tenham acesso à sua marca, aumentando seu alcance. Todos os formatos são permitidos para este tipo de campanha.
  • Visualizações de vídeo. O objetivo é fazer com que as pessoas certas assistam mais vezes seus vídeos e pelo maior tempo possível. O formato de anúncio, claro, é o vídeo.
  • Considerações. Ideal para você aumentar o número de cliques no seu pin. Isso pode gerar mais tráfego tanto para seu perfil na rede quanto para seu site ou e-commerce. Todos os formatos de anúncios são permitidos.
  • Conversões – Perfeito para quem busca a conversão, pois o foco é gerar uma ação. Todos os formatos são permitidos também.
  • Vendas de catálogo. Funciona como se fosse um catálogo mesmo. As pessoas descobrirão seu produto ou serviço durante suas pesquisas dentro da plataforma. 

5. Crie seu Anúncio no Pinterest

Chegou a hora de criar seu anúncio do Pinterest! Para isso, no menu superior da Home, clique em “Anúncios” e então em “Criar anúncio”. A partir daí você criará uma campanha de anúncios. Para isso preencha todos os dados solicitados e clique em “Continuar”.

Na hora de criar o grupo de anúncios, você precisará escolher a forma de segmentação da sua audiência, da qual já falamos acima. Antes de finalizar esta parte, confira tudo está de acordo com o que você deseja. Então, clique em “criar pin”.

Esta é a parte mais importante, pois vai garantir que sua campanha funcione. Escolha a imagem ou vídeo a ser impulsionado e preencha as configurações. Invista num bom texto e chamada para a ação e não esqueça do texto alternativo, que garantirá a acessibilidade do seu anúncio. Por fim, adicione a URL de destino do seu anúncio e clique em “publicar”.

Como Anunciar no Pinterest com Sucesso? analise os resultados

Na hora de mensurar seus resultados é importante não ter pressa. Analisar suas métricas cedo demais pode fazer com que você não tenha uma visão fidedigna delas. Por isso o ideal é deixar sua campanha no ar por pelo menos um mês ou um mês e meio, para só então fazer uma análise mais apurada e, quem sabe, recalcular a rota. 

As principais métricas de um anúncio do Pinterest que valem a pena analisar são: 

  • Gasto total;
  • Número de impressões;
  • Cliques;
  • Cliques de saída (que levaram o usuário para fora da plataforma);
  • Custo médio por resultado;
  • CTR – resultado dos cliques x números de impressões.

Para acessar estes relatórios, na home do Pinterest Business, clique em “Anúncios” e então em “Relatórios”. 

Este artigo trouxe informações valiosas para quem deseja veicular um anúncio do Pinterest. Você entendeu a importância de se investir em ads dentro da plataforma. Conheceu os formatos de anúncio e as formas de segmentação do seu público. Aprendeu que pode controlar seu orçamento e como é feita a cobrança pelos serviços do Pinterest. E, por fim, aprendeu a criar seus anúncios e a mensurar seus resultados. 

O que achou do nosso artigo sobre Como Anunciar no Pinterest: tudo o que você precisa saber?

Diga nos comentários o que achou do nosso artigo, e compartilhe com seus amigos que precisam hoje mesmo saber sobre este assunto!

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio