Redes sociais para restaurantes

Redes Sociais para Restaurantes: atraia mais clientes

O que você verá nesse artigo

Se você já tentou usar as redes sociais para restaurantes com o objetivo de aumentar seu público e conquistar novos clientes, você provavelmente se sentiu esgotado ao ver que não é uma tarefa tão simples.

 

Mesmo que você consiga gerar um engajamento inicial, é difícil ver algum resultado direto no restaurante. E mesmo que você consiga, pode não saber como você pode manter isso funcionando.

 

Adicione a isso que manter uma rede social profissional e que atraia clientes, com um visual chamativo requer um bom tempo de esforço, além de diversas habilidades diferentes.

 

Nesse artigo nós te mostraremos OITO estratégias simples para você aumentar não só o alcance do seu restaurante ou bar nas redes sociais, mas para que você consiga atrair (e medir) o número de seguidores que vão consumir no seu espaço.

 

Entendendo o Instagram para Restaurantes

 

Quem trabalha na área de Gastronomia e alimentação já ouviu muito a famosa frase de que “as pessoas comem com os olhos”. Por isso você deve utilizar o Instagram para Bares e Restaurantes na sua estratégia de Marketing Digital. Ele é uma rede voltada para o compartilhamento de imagens e vídeos.

 

Mais abaixo mostraremos várias dicas que você pode aplicar agora nas redes sociais de forma geral.

 

Mas, no Instagram, vamos te dar uma prévia com 3 pontos essenciais:

 

  • Saiba usar bem as hashtags
  • Marque pessoas
  • Tenha fotos e vídeos atrativos

 

Entendendo o Facebook para Restaurantes

 

O Facebook ainda é a rede social mais utilizada pelas pessoas. Então, por mais que o Instagram esteja em alta e esta seja uma rede social que se adapte melhor a negócios que trabalham com imagens atrativas, o Facebook tem um papel importante. Assim como para o Instagram, as estratégias abaixo podem – e devem – serem aplicadas no Facebook. Como aperitivo, separei mais 3 ideias importantes para você trabalhar o marketing digital do seu restaurante no Facebook:

 

  • Crie e disponibilize um Menu no Facebook (Sim, é possível fazer isso)
  • Utilize chatbots para automatizar pedidos, economizar tempo e ganhar agilidade
  • Tenha uma estratégia de anúncios no Facebook para aumentar seu alcance

 

1. Foque nos feriados propícios a alimentação

 

Existem milhares de datas comemorativas em nosso calendário. Tenho certeza que, se você procurar encontrará uma data especial para qualquer dia. E muitos deles têm relação direta ou indireta com comida

 

De cerveja a pizza, passando por brownies e sorvetes. Parece que há uma data propícia ao consumo de qualquer alimento!

 

Utilize essas datas que têm a ver com comida para mostrar o seu menu, criar alguma promoção ou até anunciar novos pratos no seu estabelecimento.

 

2. Promova ocasiões especiais com Anúncios no Facebook e Instagram

 

Gerar alcance orgânico nas redes sociais é um desafio para negócios de todos os tamanhos. E se torna ainda mais importante quando precisamos divulgar o espaço em datas importantes como o Dia das Mães ou Dia dos Namorados.

 

Nesses casos, os Anúncios no Facebook para Restaurantes são uma grande oportunidade para divulgar o restaurante para o público que você determina a partir de uma série de interesses dentro da rede social.

 

O melhor de tudo é que o Facebook permite que você crie várias versões dos seus anúncios para divulgar diversos pratos promoções criar anúncios específicos para públicos específicos. Dessa forma, você consegue entregar a mensagem personalizada para o público que você deseja.

 

Por exemplo: você nota que o Dia das Mães está chegando e quer criar uma promoção ou atrair mais clientes para o seu restaurante. Você pode então criar dois anúncios. Um para maridos e pais fazerem uma reserva e levarem a família para uma comemoração. E pode criar outro anúncio específico para filhos levarem suas mães para um jantar no restaurante.

 

Fazendo como falamos acima, você trabalha para atingir o mesmo objetivo mas trabalhando dois públicos diferentes e entregando mensagens que sejam interessantes pra esses públicos específicos.

 

3. Faça promoção/enquete nas redes sociais

 

Uma promoção nas redes sociais é uma das formas mais fáceis de divulgar o seu espaço, pratos, estrutura e conectar com o seu público num nível mais profundo.

 

A meta é fazer com que as pessoas se engajem, curtam/siga o perfil, compartilhem e marquem os amigos na promoção. Assim, você amplifica o seu alcance para pessoas que não conhecem seu restaurante.

 

Com relação às enquetes, você deve ser o mais simples e atrativo o possível. Pode criar ações como:

 

  • Fazer um quiz entre dois pratos
  • Criar uma legenda e deixar o público completar com uma frase
  • Marcar o amigo que gosta daquele prato ou com quem ele dividiria
  • Criar uma legenda para uma foto de prato
  • Enviar fotos dos clientes no restaurante

 

Dentro dessas ideias – e outras que você tiver – você pode adotar uma linha mais engraçada, mais criativa, usando fotos, vídeos ou estimulando comentários entre amigos.

 

Como recompensas, você pode oferecer vouchers de desconto, sobremesas grátis ou outra coisa que se encaixe no seu serviço ou orçamento.

 

4. Use Hashtags de forma inteligente

 

Algo que vemos diariamente em várias contas do Instagram é o uso de hashtags genéricas em publicações, como #comida e #restaurante. Algo simples a ser pensado, não é mesmo?

Agência de Instagram Marketing

 

Mas existe muito mais que pode ser feito com uma estratégia de uso das hashtags.

 

O grande problema com as hashtags mais genéricas é que elas – na enorme maioria das vezes – podem se perder no meio de milhares de postagens similares.

 

Ao invés disso, você pode ser mais específico e usar hashtags que abordem melhor o que você irá postar. Você pode focar no tipo do prato servido, como #massa, #comidavegana, #pizza, etc.

 

5. Trabalhe com Influenciadores e repórteres gastronômicos

 

Os influenciadores e apresentadores ou repórteres que trabalham com gastronomia possuem públicos que interessam ao seu negócio.

 

Algumas pesquisas mostram que até 3 em cada 4 pessoas usam o Facebook para tomar decisões sobre restaurantes, baseados em comentários e fotos compartilhadas por outros usuários.

 

Em outras palavras: não ignore o poder dos bons influenciadores!

 

Ao fazer uma ação com as pessoas certas, você:

 

  • Expande o seu alcance para um público que não consome seus conteúdos
  • Conquista novos seguidores
  • Faz com que eles se engajem com a sua marca
  • Atrai pessoas para visitar o seu restaurante ou fazer um pedido.

 

As Ações com Influenciadores para Restaurantes podem ser feitas de diversas formas diferentes. E servem para todos os tipos de estabelecimentos. Veja algumas ideias:

 

  • Faça uma ação de post patrocinado com o Influenciador
  • Convide influenciadores e pessoas da área para um ‘pré-lançamento’ do menu ou de algum prato
  • Tenha uma prato especial em parceria com o Influenciador
  • Deixe que o Influenciador tome conta do Instagram do seu estabelecimento durante uma ação

 

As opçõe de ações são inúmeras. Mas lembre-se: é importantíssimo que o público do influenciador escolhido seja o mesmo público que frequente o seu espaço. 

 

6. Aceite pedidos online e via redes sociais

 

Hoje é notório o poder que as redes sociais têm quando falamos no aumento do número de pedidos online.

 

Entretanto, a verdade é que esse é um processo que, se feito da forma errada, pode ser bem complicado para o seu público, envolvendo vários cliques, redirecionamentos e que seja necessário que ele repita a mesma informação várias vezes.

 

Usar os chats das redes sociais e um número de whatsapp específico para pedidos online é uma ótima alternativa para reduzir o número de passos que o cliente faz para efetuar o seu pedido.

 

Tenha um Cardápio Online

É importante pensar que quantos menos passos forem necessários para pedir comida, mais fácil é a venda. Por isso, um cardápio online pode facilitar todo o processo, inclusive o pagamento em alguns casos.

O ideal é que a pessoa clique em um link e abra todas as opções de pratos que você oferece. A partir daí, ela consegue escolher e o pedido direto para você no WhatsApp ou em um painel próprio.

7. Faça com que seus seguidores expressem suas opiniões

Com as possibilidades de fazer enquetes no Stories e mesmo no Facebook, você pode de forma rápida criar pesquisas de opinião para entender o gosto do seu público

Você pode perguntar desde o prato preferido, o que ele gostaria de ver no cardápio ou usar para criar conteúdos que geram engajamento. Tudo vai da sua estratégia. E pesquisas criam interações que várias marcas, inclusive restaurantes, nem sempre conseguem de forma fácil e espontânea.

 

Incentive o engajamento, mostre a personalidade da sua marca e encoraja respostas. Assim as pessoas vão se lembrar de você e continuarão interagindo.

 

8. Ofereça cupons de desconto/promoções exclusivas

 

Seguidores nas redes sociais amam mimos e se sentirem recompensadas por estar seguindo e acompanhando sua marca.

 

Um estudo da Whale Shark Media mostrou que 74% das pessoas que usam cupons de desconto estão propensas a conhecer uma nova marca se receberem um cupom de desconto.

 

A melhor estratégia para isso é encorajar as pessoas que já frequentam o seu restaurante a postar fotos deles nas redes sociais e marcar seu perfil ou usar uma hashtag específica.

 

Em troca, você pode oferecer algum complemento na refeição, um desconto, uma lembrancinha ou algo simples, mas que seja relevante para incentivar as pessoas a participarem e se engajarem com sua marca.

 

Esse tipo de engajamento não ajuda você a fidelizar apenas quem está ali consumindo de você. Sua marca aparece para os amigos dessa pessoa de diversos círculos sociais diferentes

 

Vamos colocar em prática essas dicas de Redes Sociais para Restaurantes?

 

Está mais do que claro a influência das redes sociais no processo de vendas e atração de clientes para bares e restaurantes. Então, essa é a hora de você colocar seu espaço de uma vez no caminho certo para atrair mais clientes e para que mais pessoas conheçam a sua marca. 

 

Mas lembre-se: o seu atendimento, a qualidade dos pratos oferecidos, o local, os colaboradores, todos devem seguir um padrão de qualidade. De nada adianta você conseguir atrair clientes se eles não terão uma experiência incrível no seu estabelecimento. 

 

Caso precise de ajuda para gerir corretamente as redes sociais do seu espaço, fale conosco. A Viver de Mar Comunicação digital é uma agência especializada em Marketing Digital.

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio