Algoritmo do Instagram

14 formas de superar o Algoritmo do Instagram

O que você verá nesse artigo

Se você tem postado nas redes sociais da sua empresa recentemente, notou que, provavelmente, não tem recebido tantos likes e comentários quanto há algum tempo atrás. Quando o algoritmo do Instagram foi ajustado – esse algoritmo é uma fórmula que determina para quem e para quantas pessoas aquela foto sua será exibida – e passou a não aparecer na linha do tempo de forma cronológica, muitas pessoas se preocuparam com as quedas na taxa de engajamento.

O próprio Instagram soltou uma nota na época, falando sobre dar preferência ao que é mais provável que seu usuário interaja. Algo bem parecido com o que acontece com o Facebook.

Então, como sua empresa pode se manter constantemente no feed dos seguidores sem precisar investir muito dinheiro em anúncios? Para te ajudar com essa dor de cabeça, listamos 14 maneiras que você pode fazer o algoritmo do Instagram trabalhar a seu favor. Confira:

 

1. Invista em um fotógrafo ou em um videomaker

Qualidade das imagens é um fator diferencial no Instagram. E quando quase todos os aplicativos de mídias sociais são recheados de imagens, faz muito sentido contratar um profissional para captar algumas imagens do seu negócio. Um ótimo fotógrafo te entregará um material de primeira qualidade, o que acaba deixando seu produto muito mais consumível pelos olhos de quem compra. Ainda mais se envolver roupas ou alimentos.

 

Vídeos no Instagram já rodam no modo auto-play. Vídeos bem feitos te dão uma outra ótima alternativa de variar os conteúdos e ainda atrair a atenção do seu público. Com isso, você pode criar um estilo próprio para sua empresa nas redes sociais, atraindo um público para conhecer seus produtos através do que você coloca nas redes sociais.

 

2. Use com frequência os Stories do Instagram

Uma forma de contornar a diminuição do engajamento dos posts é trabalhar além do feed do Instagram. E os Stories oferecem uma variedade de conteúdos que podem ser criados, incluindo a nova opção de criar enquete no Instagram.

O algoritmo leva em consideração todas as interações de engajamento, como responder o Storie ou enviar para outra pessoa. E quanto mais engajamento, maiores as chances do seu post aparecer no topo dos feeds dos seguidores.

 

Enquete Instagram
Fonte: http://www.cosmopolitan.com/

 

3. Use vídeos Ao Vivo

Assim como a dica anterior, os Vídeos Ao Vivo no Instagram são uma alternativa para facilitar o engajamento com seus seguidores. Quando você começa a transmissão, o vídeo é colocado nas notificações dos Stories e as pessoas ainda podem receber uma notificação.

Fazer Ao vivo no Instagram

4. Faça um concurso ou promoção

Uma opção com ótimas chances de melhorar o engajamento é lançar uma promoção no Instagram periodicamente. Consumidores amam ganhar presentes, e isso criar um bom relacionamento com seus clientes.

A frequência e as recompensas oferecidas podem variar, mas a ideia de realizar uma ação desse tipo é melhorar o reconhecimento da marca e o engajamento para que, nas próximas postagens, o algoritmo entregue para mais pessoas.

 

FOTO OFICIAL Quer concorrer a uma formação Internacional de Coaching INTEIRAMENTE GRÁTIS? Você pode fazer este curso Professional & Life Coaching e começar a viver resultados extraordinários na sua vida. Para concorrer é muito simples e fácil: 1️⃣Curtir a foto oficial no Instagram da @aicoaching 2️⃣Seguir os igs: @aicoaching @alexrodriguescoach 3️⃣Indicar 5 amigos(as) na FOTO OFICIAL (não serão aceitos igs duplicados, de celebridades, fakes, lojas, clínicas dentre outros que não sejam pessoais) 4️⃣🚨ATENÇÃO 🚨 no dia do sorteio, o Instagram deve estar aberto, para conferência das regras, caso contrário iremos fazer um novo sorteio 📌Participem quantas vezes quiserem 📌 Válido para todo território Nacional – Não incluso despesas extras (Passagens aéreas, hospedagem) Sorteio oficial na @aicoaching dia 10/10/2017 às 19h. Entraremos em contato pelo Direct.

Uma publicação compartilhada por AIC COACHING (@aicoaching) em

 

5. Utilize legendas que incentivem o engajamento

Legendas que fazem perguntas ou possuem uma Call to Action (Chamada para realizar uma ação) pode ajudar a começar um diálogo com seus seguidores. Mas não se limite em apenas fazer a pergunta. Se certifique de responder os comentários e continuar a conversa, caso contrário, eles podem parar de se engajar. Todos estamos nas redes sociais para socializar, não é mesmo?

 

6. Ofereça boa informação

Educar o consumidor é um dos passos mais lentos, porém mais efetivos quando o assunto é construir a sua marca. Ofercer informação que seja útil aos fãs pode, eventualmente, transformá-los em consumidores ativos. A dica pode ser postada aos poucos nas redes sociais, em um blog post ou até mesmo através de uma newsletter.

 

 

Vamos sempre manter a saúde bucal em dia! #Sorria

Uma publicação compartilhada por Clínica Dra. Adriana Byrro (@draadrianabyrro) em

 

Se você posta conteúdos educacionais com frequência, você começará a construir uma audiência confiável e disposta a interagir com você!

 

7. Mergulhe nas tendências

Independente se são hashtags pop ou posts de férias, a pontualidade é um fator muito relevante para o algoritmo do Instagram. Isso não quer dizer que você deva participar de todo meme que é lançado. Ao contrário, escolha aqueles que realmente têm a ver com sua marca.

O jogo Pokémon Go, por exemplo, foi uma enorme tendência algum tempo atrás. Então, várias marcas ofereceram temas baseados no jogo, postaram sobre capturar algum Pokémon raro e chegaram até a avisar quando havia alguns perto de seus estabelecimentos.

Outro bom exemplo de como trabalhar com uma tendência, é aproveitar os feriados nas redes sociais. No Halloween, por exemplo, além de trabalhar a data, sua empresa pode utilizar a época para customizar seus produtos e mostrar a criatividade. Isso mostra para seus seguidores que sua marca é atuante e gosta de inovar.

8. Poste durante os períodos mais ativos do dia

Para aumentar suas chances de conseguir o maior engajamento possível, programe suas postagens para quando seus seguidores estiverem mais ativos.

Se você não tem ideia de qual é esse horário, basta consultar nas métricas do Instagram que o próprio aplicativo disponibiliza para você. Para isso, é preciso transformar seu perfil em um perfil de negócios.

 

Atividade usuário Instagram

Agência de Instagram Marketing

 

Mantenha as postagens nos horários que mais pessoas estão interagindo e garanta o maior engajamento para suas postagens!

9. Participe de grupos sobre Instagram

Esse passo pode levar um pouco mais de tempo e organização. A Ideia de estar em um grupo é fazer com que mais pessoas saibam que há um conteúdo novo quando você postar. Então, todos do grupo acessam o post e deixam seu like. Isso pode ser até uma das diretrizes do grupo. Dessa forma, a postagem recebe um maior engajamento nos primeiros minutos em que fica online. É nesse momento em que o algoritmo entende que esse é um post bom.

Para funcionar de forma eficaz, você precisará encontrar pessoas que tenham os mesmos objetivos, podendo até estar no mesmo segmento que o seu. Todo mundo precisa estar comprometido com essa “comunidade” para que todas as contas recebam a devida atenção e ganhem um maior alcance.

 

10. Não despreze o Instagram Ads

A desvantagem do algoritmo é que, quando você trabalha temas que tem um limite de tempo, você precisa fazê-los ganhar alcance antes da data expirar. Em casos como o de eventos ou promoções, utilizar o Instagram Ads é uma forma de acelerar esses resultados. Os anúncios oferecem cada vez mais uma variedade maior de objetivos e segmentações. Tudo para facilitar que você encontre sua audiência.

 

11. Considere usar influenciadores no Instagram

Se feito da maneira certa, utilizar influenciadores digitais no Instagram pode ajudar sua marca a ser mais conhecida, a vender mais e a conseguir novos consumidores. Uma das características de bons influenciadores é que conseguem passar o recado da sua marca para os seguidores sem perder a essência que o faz ter tanto engajamento. Assim, você consegue acesso a uma audiência no qual, muito provavelmente, não teria acesso.

 

12. Seja pessoal

Todos nós encontramos fotos de produtos cheias de estilo e bem montadas no Instagram. Mas quando postamos uma cena de bastidores ou escrevemos uma legenda mais pessoal, nossos seguidores se engajam mais facilmente. Autenticidade é uma palavra que é muito usada para explicar por quê isso acontece. Também porque ninguém vai se engajar com uma marca onde 80% das palavras ou imagens são “compre” ou com o intuito de vender.

 

13. Desenvolva uma identidade visual forte

Crie uma foto com um cenário, edite no padrão da sua marca e inclua características que a tornem única. Quando você desenvolve uma identidade visual forte, seus consumidores rapidamente identificam suas postagens e começam a associar, subliminarmente, certos atributos visuais a sua empresa.

 

14. Planeje seu Perfil no Instagram

Parte do algoritmo do Instagram leva em consideração os conteúdos que é mais provável de você interagir. Isso inclui pesquisas que você faz ou perfis que acessa. Ou seja, se você gastar um tempo para planejar como será o seu perfil, seus seguidores irão se acostumar com as novidades e entrarão no seu perfil para ver o que há de novo.

Grid Instagram

O perfil da Beyoncé se mantém ativo postando uma mistura de vídeos descontraídos com fotos e um grid. E, olhando como um todo, vemos claramente que um post se relaciona diretamente com o próximo.

Qual a conclusão sobre o Algoritmo do Instagram?

O Instagram está constantemente se atualizando e recebendo ajustes em seu algoritmo. Então, leva um pouco de paciência e testes para entender o que funciona melhor para você. Utilizar o Instagram Analytics te ajuda a entender melhor para planejar os próximos posts. Ficou alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários. E lembre-se de seguir a gente tanto no Facebook quanto no Instagram

Traduzido e adaptado de: https://sproutsocial.com/insights/instagram-algorithm

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio