Marketing Digital para Contabilidade

Marketing Digital para Contabilidade

O que você verá nesse artigo

Podemos dizer que em 2020 o Marketing Digital não é mais apenas uma opção. Ele é A OPÇÃO. Estamos na era da tecnologia e automação, e trabalhar o Marketing Digital para Contabilidade pode te ajudar a atrair uma carteira maior de clientes.

A grande vantagem do Marketing Digital, se comparado com o marketing tradicional – também conhecido como offline, é que você tem a possibilidade de medir o retorno e de divulgar os seus serviços para o seu público. 

Você pode anunciar exatamente para quem procura pelos seus serviços no Google ou criar conteúdos para atrair possíveis interessados, gerar conteúdos e mostrar que o seu serviço resolve uma série de necessidades daquela empresa. E quando falamos do marketing contábil não é diferente. Tudo vai depender da sua estratégia!

O que é o Marketing Contábil?

O Marketing Contábil são estratégias de marketing que são criadas e utilizadas em empresas de contabilidade e que têm como foco aumentar a divulgação das empresas contábeis. E com o aumento dos processos on-line, surgiu a grande necessidade das empresas atuarem também com o marketing on-line.

É permitido ao contador efetuar ações publicitárias?

Sim, um contador ou empresa que atue com serviços de contabilidade pode realizar ações publicitárias ou trabalhar o marketing digital do seu negócio. Porém, existem algumas diretrizes claras. De acordo com a NBC (Norma Brasileira de Contabilidade), o contador pode:

Ítem 5, (d) “indicar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e a relação de clientes, esta quando autorizada por estes”

Também é citado no ítem 11 e 12 como:

12. A publicidade dos serviços contábeis deve ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta.

13. Cabe ao profissional da contabilidade manter em seu poder os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem da publicidade realizada dos seus serviços.

Como conseguir clientes para um escritório de contabilidade?

Sabemos que toda empresa deseja aumentar sua carteira de clientes, e essa aquisição, muitas vezes, é um problema? Como promover um escritório de contabilidade?

São muitas as respostas para essa pergunta, mas a estratégia que mais tem entregado resultados é o Marketing Digital Contábil.

Veja 4 áreas do Marketing Digital que você precisa conhecer e pode planejar no seu escritório de contabilidade:

Anúncios no Google para Contabilidade

Quando falamos no resultado a curto prazo em uma estratégia de marketing digital, os anúncios são fundamentais, principalmente no Google Ads. Por ele, você pode divulgar o site da sua empresa para quem procurar por termos relevantes ao seu negócio, como “Escritório de Contabilidade em Juiz de Fora”, “Contabilidade para Restaurantes” ou outros. Ao clicar nesse anúncio, o interessado é direcionado para um página específica no seu site, que deve ser bem planejada para ajudá-lo a encontrar as informações relevantes e inicar uma conversa com você. 

No Google Ads, com as extensões de anúncios, é possível disponibilizar o seu número caso a pessoa queira já ligar para você!

Site para Escritórios de Contabilidade e Contadores

De nada adianta você investir, anunciar no Google se o seu site não oferece uma boa experiência ao usuário (pessoa que acessa o site). Você deve criar um site que voltado para o seu cliente ideal. São problemas muito comuns encontrados e que fazem interessados sair do seu site sem iniciar uma conversa:

  • Site demora para carregar
  • Site é visualmente poluído
  • O site não se adapta a dispositivos móveis como celulares, smartphones e tablets.
  • As informações não são claras e de fácil acesso
  • O interessado não consegue entrar em contato com facilidade (encontrar telefone, whatsapp, email, etc)
  • O site não é seguro

SEO para Contabilidade

Acima falamos do site para escritórios de contabilidade e como ele é importante para ajudar na conversão das pessoas que acessam, fazendo com que elas se tornem clientes da sua empresa. Porém, um site não é apenas um destino, mas um caminho para você atrair clientes. E você pode fazer isso, otimizando o seu site para ser encontrado no Google. É o que chamamos de SEO para escritórios de contabilidade. E no caso de negócios que atuam fisicamente em uma determinada cidade, o SEO local é um grande canal para aquisição de novos clientes.

Redes Sociais para Contabilidade

Se você quer encontrar um ambiente onde estarão vários dos seus possíveis clientes, é só acessar alguma das redes sociais mais populares, como o Instagram, o Facebook, o Youtube ou o LinkedIn. 

Por isso, pensando em uma estratégia de presença de marca, estar nas redes sociais faz total sentido. Mas cuidado! Nas redes sociais as pessoas buscam se divertir e se informar e, por isso, você deve pensar em estratégias de conteúdos que sejam relevantes para o seu público sem que cause uma irritação na pessoa. Pois ela pode parar de seguir você, te bloquear ou apenas te ignorar. E não é nada disso que você busca, não é mesmo?

Uma boa estratégia de redes sociais para contabilidade envolve uma análise do seu público para criar conteúdos relevantes e que façam as pessoas se engajarem. 

Além disso, investir em anúncios nas redes sociais para ampliar a divulgação e atrair novos seguidores é sempre uma ação importante para fortalecer a sua marca.

Entendeu como é amplo o Marketing Digital Contábil?

Esses são alguns dos serviços que trabalhamos com nossos clientes e também são áreas do Marketing Digital que trazem resultados para diversas empresas. Se você ainda não colocou em prática, iniciar agora é uma forma de dar um primeiro passo para atrair mais clientes. Se você já faz uso de algumas dessas estratégias, parabéns! Você está no caminho certo.

Eu preciso saber algo a mais para ter sucesso em minha estratégia digital?

Sim, acima falamos de áreas do digital que são importantes canais para você chegar até o seu público. Mas dentro dessas áreas são várias as abordagens que você pode utilizar para atingir um grande resultado. Alguns pontos importantes que você precisa entender são:

  • Quem é seu cliente ideal ou persona?
  • Quais canais esse cliente ideal utiliza?
  • Como eu devo me comunicar com meus possíveis clientes?
  • Quais perguntas as pessoas fazem até chegar a sua empresa?
  • Quais problemas o seu serviço resolve?
  • Quais os pontos fortes e fracos dos serviços que você oferece?
  • Sua empresa tem algum diferencial em relação a concorrentes?
  • Qual o ciclo de contratação (ou funil de vendas) do seu serviço?
  • Qual o ROI de cada canal de aquisição de clientes? 
  • Você possui algum canal que já traz retorno? É possível otimizar ainda mais isso

Quer entender como anda o Marketing Digital da sua empresa? Faça um Diagnóstico Gratuito e descubra!

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio