marketing digital para medicos

Marketing Digital para Médicos: 3 dicas para atrair mais pacientes

O que você verá nesse artigo

Encontrar mais pacientes para o seu consultório. Esse é um desejo de todo médico que possui um espaço para atendimento e busca trabalhar o marketing digital do seu consultório. O que pouca gente sabe  é que existem diversas maneiras para divulgar o seu consultório e que cada uma delas entrega benefícios diferentes.

 

Ter uma presença digital hoje já não é mais uma opção. É quase que uma obrigação se você deseja ser encontrado por quem procura pelos seus serviços. Então, muitos fazem a seguinte pergunta: por onde começar o Marketing Digital para Médicos?

 

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre como você pode usar sua presença digital, nós preparamos este artigo com 3 serviços de marketing digital para você conquistar novos clientes.

 

O que você encontrará nesse artigo:

 

  • 3 Serviços de Marketing Digital que você pode adotar
  • CRM e Marketing Digital.
  • Facebook para Médicos
  • Instagram para Médicos
  • Anúncios para Médicos

Vamos começar?

 

Gestão de Redes Sociais para Médicos

 

Ter um perfil profissional nas redes sociais é o principal “ponto de entrada” para quem busca iniciar qualquer tipo de atividade na internet para divulgar os seus serviços. Estar presente nas redes sociais significa “conversar” com a sua audiência onde ela está mais presente.

 

Com ela, você pode criar e divulgar conteúdos para quem curte a sua página e criar estratégias para alcançar novos públicos que tenham interesse no seu serviço. Atualmente, as redes sociais mais usadas por médicos para captar pacientes são o Facebook e o Instagram. Veja algumas dicas para mandar bem:

 

Facebook para médicos

 

O facebook é a rede social que conta com o maior número de usuários. No Brasil e no Mundo. E ele é um ótimo canal para você possuir uma presença digital, se comunicar e conquistar mais clientes. Veja algumas dicas:

 

Mantenha suas redes sociais atualizadas

 

Se você quer se comunicar de uma maneira que traga resultados, manter suas redes atualizadas é obrigatório. Nome, telefone, endereço e horário de funcionamento devem estar sempre alinhados com outras redes e o site. Também é importantíssimo configurar sua página corretamente para disponibilizar os serviços oferecidos, criar botões para instigar a interação de quem deseja mais informações.

 

Evite excesso de propaganda

Propaganda para médicos
As pessoas possuem contas nas redes sociais para interagir com os amigos e se divertir. Por isso, a propaganda é uma estratégia que deve ser utilizada com moderação. Se feita em excesso, pode deixar seu público incomodado e não querer mais interagir com a sua página.

 

Por isso, crie conteúdos que sejam úteis e que façam as pessoas terem vontade de interagir com você. Para isso, pense no que os seus clientes desejam saber sobre a sua área e o que pode ser útil que faça com que eles queiram interagir com você. Essa é uma ótima forma de se manter em contato. E quando ele procurar pelo serviço…você estará lá.

 

Use os anúncios no Facebook para crescer sua base de seguidores e potenciais clientes

 

Os anúncios no Facebook tem como grande vantagem a possibilidade de você escolher para qual público anunciar. Então, certifique-se que a publicidade esteja direcionada para um público que tenha interesse em seus conteúdos e um potencial para virar um paciente. Seja agora ou mais pra frente, já que nem todas as pessoas estão no seu momento ideal de compra.

 

Instagram para Médicos

 

O Instagram é uma rede social que funciona diferente do Facebook. Seu algoritmo é um pouquinho diferente e a principal forma de conteúdo são as fotos e vídeos. E os stories tem ganhando cada vez mais espaço. Inclusive entre empresas.

 

Entenda as funcionalidades

 

Como falamos acima, o Instagram tem algumas diferenças e táticas que você pode usar para ganhar novos seguidores que não conhecem a sua clínica. Por isso, saiba escolher quais hashtags utilizar para atrair um público que venha a ser cliente. A localização também é uma boa estratégia para negócios locais!

Banner Google Ads

 

Utilize os Stories para sua clínica médica

Os Stories estão em uma crescente e vem ganhando uma série de novidades para os usuários. Por isso, é um excelente canal para você divulgar seu conteúdo para sua audiência.

 

Google Adwords para Médicos

Google Adwords - links patrocinados

O Google Adwords, assim como os anúncios nas redes sociais, são estratégias voltadas para o curto prazo. No Adwords é possível anunciar para quem está precisando contratar os seus serviços.

 

Por isso, o Google oferece uma variedade de palavras-chaves que você pode escolher mostrar o anúncio quando as pessoas fazem uma busca pelo navegador. Assim, essas pessoas, podem clicar no seu site e conhecer mais sobre sua clínica e agendar uma consulta.

 

Como funciona o Google Adwords

 

O Google Adwords é uma plataforma de anúncios que funciona como um leilão. Isso significa que quanto maior o número de anunciantes, mais você paga para receber pessoas acessando o seu site. Veja algumas funcionalidades do Adwords:

  • O Google cobra por clique, de acordo com uma fórmula específica
  • Você escolhe para quais termos quer mostrar o seu anúncio
  • Você pode anunciar no Youtube
  • Existe algumas segmentações de públicos possíveis
  • É possível ter campanhas específicas para celular, tablet e desktops
  • Você pode usar extensões para receber telefonemas ou mensagens de WhatsApp
  • É possível criar anúncios para quem navegou pelo seu site (remarketing)

 

Marketing de Conteúdo para Médicos

A área médica possui um grande nível de concorrência. São milhares de clínicas e profissionais da área buscando atrair o maior número de pacientes.

 

E uma das estratégias utilizadas para conseguir ser encontrado com mais facilidade por esses pacientes é através de uma estratégia de marketing de conteúdo.

 

Um projeto de marketing de conteúdo na área médica auxilia clínicas e consultórios a aumentar a sua presença digital e ser encontrado por pessoas que buscam sobre os seus serviços. Assim, você pode desfrutar de alguns benefícios, como:

  • Aumento da autoridade no seu nicho

 

  • Melhor educação do cliente

 

  • Melhor posicionamento orgânico no Google

 

  • Maior volume de acessos no site

 

Marketing Digital para Médicos e o Conselho Federal de Medicina

 

A área médica é muito restrita, com diversas particularidades quando falamos em publicidade. Por isso, é importantíssimo se manter dentro das diretrizes do CFM para evitar futuras dores de cabeça.

 

Confira alguns passos do que pode ser feito dentro da publicidade e do marketing digital para médicos.

 

Não pode:

 

    • Utilizar fotos de pacientes: é proibido usar fotos e vídeos sem que o paciente autorize a divulgação, independente de panfletos, anúncios em jornais e revistas, TV ou internet. Em eventos científicos o uso é permitido, com a autorização do paciente.

 

    • Redes sociais: O consultório pode divulgar endereço e telefone. Os conteúdos produzidos não podem sensacionalizar o serviço ou garantir resultados positivos dos tratamentos.

 

    • Não pode criar anúncios caso não seja especialista, que trata sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas;

 

    • Não pode anunciar aparelhagem para atribuir capacidade privilegiada;

 

    • Não pode permitir a inclusão do seu nome em propaganda enganosa de qualquer natureza;

 

    • Não pode sensacionalizar, utilizando expressões como “o melhor”, “o único capacitado”, “resultado garantido”;

 

    • Não pode garantir resultados ou perfeição.

 

  • Não pode divulgar preços de procedimentos, possibilidades de pagamento e parcelamento ou descontos.
Orçamento Marketing Médico

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio