SEO para restaurantes

3 dicas locais de SEO para restaurantes

O que você verá nesse artigo

Todo nicho tem seus próprios desafios e oportunidades no mundo do SEO e, enquanto artigos gerais sobre o assunto podem oferecer milhares de insights para qualquer nicho, também não se aprofundam nas particularidades de cada um. Então hoje falaremos sobre um nicho especificamente, o de Restaurantes. Algumas dessas dicas podem – e devem – ser aplicadas em outros setores, mas foram pensadas para o nicho de gastronomia. Vamos conhecer mais sobre SEO para Restaurantes!

 

Como colocar o restaurante no Google #1: Google Meu Negócio

 

Se você tem um site criado ou uma conta gmail do seu restaurante pode ser que você tenha o registro do local no Meu Negócio. Mas pode ser que não tenha ou que ele não esteja corretamente configurado – ou atualizado. O maior mecanismo de buscas do planeta atualiza suas plataformas constantemente e existem algumas novidades que são exclusivas para restaurantes.

 

Google Posts

 

O Google Post é um mecanismo de postagem similar ao que é usado pelo Facebook, porém com a vantagem de auxiliar o seu restaurante a ser encontrado pelo Google. Para criá-los é necessário entrar no editor do Google Meu Negócio e é possível divulgar uma imagem com até 300 palavras com chamadas para:

 

  • Saiba mais
  • Faça sua reserva
  • Se Cadastre
  • Compre agora
  • Obter oferta

 

Você também tem a oportunidade de criar eventos com início e término. Quando as pessoas procurarem o seu negócio, elas verão os seus posts da seguinte forma:

 

Google Post
Exemplo de alguns Google Posts

 

URLs rápidas

 

Uma atualização recente do Google permitiu que negócios inserissem links adicionais para as páginas do seu site.

 

Enquanto negócios em geral podem adicionar o link para uma página qualquer, restaurantes podem utilizar essa extensão para criar um link para o cardápio, página de pedido ou para efetuar uma reserva.

 

Como você pode imaginar, esses links ajudam aos seus clientes encontrarem rapidamente a seção que mais o interessa. No cenário brasileiro, onde a 70% da navegação é feita por celular e a qualidade da internet é péssima, quantos clientes não desistem de encontrar a informação que precisam se é um processo demorado?

 

Orçamento de SEO

Faça o seu restaurante aparecer no Google #2: Citações

 

Citações são importantes para a maioria dos negócios. Se não para todos. Mas se existe um ramo em que faz mais diferença é quando falamos no mercado de restaurantes, onde, além de servir como bom sinal de SEO, também uma uma fonte de tráfego sólido.

 

Sites de recomendações e check-ins como o FourSquare ou as próprias avaliações do Google, por exemplo, trazem visualizações e ligações significantes para o seu negócio. Por isso, o ideal é monitorar atentamente, garantindo que:

 

  • todas as informações estão atualizadas
  • as fotos que aparecem estão boas e são favoráveis
  • Todas os reviews são respondidos em um prazo adequado

 

Posicione seu restaurante no Google #3: Coloque seu menu nos resultados

 

Colocar cardápio no google

 

Essa possibilidade costuma ser ignorada por quem cuida da comunicação digital dos restaurantes, apesar de gerar bastante valor nos resultados do Google.

 

Você pode, é claro, preferir levar a pessoa para o seu site por diversos motivos como, por exemplo, o de falar que o menu com imagens pode ser mais atrativo.

 

A ideia de mostrar o menu do seu restaurante nos resultados de uma pesquisa feita no Google não é gerar tráfego para o seu site, mas facilitar a ida dos seus clientes ao restaurante. Logicamente, que seria muito melhor se pudéssemos incluir imagens no menu. Porém, se um possível cliente ficar realmente interessado no que você apresentou e tiver interesse, ele visitará o seu site. Pois você fez o mais difícil, que é conquistar a sua atenção.

 

Se você optar por essa estratégia, lembre-se de manter o menu atualizado sempre. Uma experiência ruim e seu cliente pode não querer mais voltar.

 

Coloque a mão na massa e faça SEO para restaurantes (o seu, é claro)

 

Agora é hora de implementar todas essas mudanças. Algumas são mais rápidas e fáceis do que outras. Comece por onde se sentir mais confortável! O importante é sempre dar o primeiro passo. Seu restaurante agradecerá.

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio