Como anunciar no Instagram Ads

Como Anunciar no Instagram Ads: o passo a passo

O que você verá nesse artigo

Uma das grandes dúvidas de empresas e donos de empresas que possuem um perfil comercial no Instagram e desejam utilizar todo potencial que a rede entrega para conseguir novos clientes e gerar novos negócios é entender como anunciar no Instagram Ads.

Uma das redes mais utilizadas pelos brasileiros, têm ganhado cada vez mais funcionalidades para ajudar as marcas e negócios de todos os tamanhos a se relacionarem com seus clientes e futuros clientes.

E por isso os anúncios no Instagram têm ganhado cada vez mais relevância em uma das redes sociais que domina os celulares dos brasileiros, como o Whatsapp e o Facebook.

Divulgar um produto ou serviço com um anúncio em posts no Feed ou nos Stories dos usuários, por exemplo, pode trazer várias curtidas, engajamento com a sua marca e até gerar vendas. Não basta apenas uma ótima Gestão do Instagram. É preciso saber anunciar para ampliar os resultados

Por isso vamos falar bastante sobre o Instagram Ads e você aprenderá, dentre muitos tópicos, sobre:

  • Benefícios de anunciar no Instagram. Vale a pena?
  • Como funcionam os anúncios do Instagram
  • A melhor estratégia para criar anúncios que convertem
  • Como planejar anúncio patrocinado no Instagram Ads
  • Quanto investir no Instagram Ads

Quanto custa anunciar no Instagram?

Para anunciar no Instagram não existe um valor fixo. O valor irá depender do seu orçamento e da forma como você planeja para criar suas campanhas, que podem rodar com um valor diário ou definir uma verba total para rodar durante um período, que o Facebook chama de vitalício.

Aqui vale sempre lembrar que quanto mais otimizado o anúncio para o seu público, mais efetivo e barato será o seu custo. Anúncios que não engajam com o público são mais caros, justamente porque o Instagram quer que as pessoas recebam conteúdos que sejam importantes.

Planejamento de anúncios do Instagram

O primeiro passo para que você tenha sucesso ao anunciar no Instagram é criar um planejamento de anúncios. Assim você consegue ter um panorama geral.

Como falaremos a seguir, você pode utilizar as próprias informações que a plataforma de anúncios disponibiliza para criar um planejamento de acordo com a jornada de compras da sua persona.

O Gerenciador de anúncios trabalha da seguinte maneira:

  • Campanha: Objetivo
  • Conjunto de Anúncios: Público + Posicionamentos + Orçamento e Programação
  • Anúncio: Formato + Mídia + Criativo adicional

É importante que você também coloque em seu planejamento de anúncios o tempo das campanhas e valor investido. A ideia é que ter um orçamento de marketing e distribuir em várias campanhas de acordo com os objetivos.

Se você for trabalhar com um número significativo de campanhas, você deve garantir que as pessoas não recebam sempre o mesmo anúncio. Varie os textos, criativos, formatos e chamadas para ação.

Além de não se tornar repetitivo, você pode entender qual anúncio entrega a melhor performance e otimizar para ter os melhores desempenhos.

Como anunciar no Instagram?

Criar anúncios no Instagram pode ser muito fácil. Hoje em dia, apenas clicando no botão impulsiona, que fica abaixo da foto posta no feed, é possível criar um anúncio. Porém, se você deseje usar todo o potencial que a rede oferece, você deve utilizar então o Gerenciador de Negócios do Facebook.

Atualmente, são 5 os formatos disponíveis para anúncio:

  • Foto do Feed
  • Foto Stories
  • Carrossel
  • Explorar
  • Coleções

Qual o melhor formato de anúncio no Instagram? O que fazer para impulsionar o post nos Stories? Como criar anúncio do Instagram pro site? Continue lendo nosso artigo e descubra:

Escolha a forma de anunciar

Como falamos acima, você pode impulsionar um post apenas clicando no botão impulsionar (como na imagem abaixo) ou pelo Gerenciador do Facebook.

Promover Post no Instagram

No primeiro caso, com apenas algumas opções simples você consegue impulsionar um post. Pelo gerenciador, apesar de não ser tão simples, como é muito mais completo é possível criar campanhas com um detalhamento muito maior. Por isso vamos mostrar o passo a passo por ele.

Configure o seu Gerenciador de Negócios

Caso nunca tenha usado o gerenciador, basta acessar https://business.facebook.com/ e criar sua conta.

Para poder anunciar no Instagram, você precisará vincular a conta do Instagram com o seu gerenciador. Após fazer a vinculação, sua conta estará apta para receber anúncios.

Agência de Instagram Marketing

Escolha o objetivo do anúncio

Ao iniciar a criação de anúncios, a primeira escolha que você deve fazer é entre os 11 objetivos de anúncios disponíveis. São eles:

  • Reconhecimento de Marca
  • Alcance
  • Tráfego
  • Envolvimento
  • Instalações do Aplicativo
  • Visualizações de vídeo
  • Geração de Cadastros
  • Mensagens
  • Conversões
  • Vendas do Catálogo
  • Tráfego para o estabelecimento
Objetivo de Anúncio Instagram

Como você pode notar acima, os objetivos são distribuídos de acordo com um funil de vendas, separados em Reconhecimento, Consideração e Conversão, para facilitar caso você não seja um especialista em funis de vendas e jornada de compra do cliente.

Saiba quem é sua Persona

Para que você consiga ter os melhores resultados possíveis com os anúncios, você precisa saber para quem mostrar.

Ter isso em mente, irá te colocar muito mais perto de anunciar para quem realmente terá interesse em consumir da sua empresa.

Tendo sua persona em mente, você deverá trabalhar as segmentações dos anúncios no Instagram de forma a atingir esse cliente ideal. Para isso você pode utilizar opções como:

  • Idade
  • Gênero
  • Localização
  • Interesses

Nos interesses, são milhares de categorias para você ir direcionando os anúncios de acordo com quem deve ver. E quanto mais assertivo, maiores os resultados.

Selecione a Localização do Anúncio

Na aba da localização, você pode deixar marcado como automática. Porém, se você deseja anunciar apenas no Instagram, deve excluir todas as outras.

Além disso, se desejar pode optar por anunciar apenas no mobile (smartphones e tablets) ou no desktop.

Escolha o valor a ser investido

Após escolher a segmentação e o local onde irá anunciar, o próximo passo é escolher quanto investir no Instagram. Nessa etapa, você determina o quanto quer gastar com seus anúncios e escolhe as opções mais adequadas para a campanha e o objetivo que escolheu lá no início.

Escolha o texto e arte dos anúncios

Aqui é onde você começa a montar a parte em que as pessoas da sua segmentação irão ver.

Você pode usar uma publicação já existente (desde que esteja de acordo com formato e objetivo escolhido) ou criar um novo post, que não ficará no feed nem nos stories, que é o que chamamos de “dark post“.

Com relação ao criativo, ele pode ser uma foto ou em vídeo. Tudo irá depender da sua habilidade em criar e estratégia. O que é importante é sempre passar uma imagem profissional e escolher corretamente o tamanho, formato, proporção e qualidade dos arquivos utilizados.

No texto do anúncio, é importante utilizar uma boa copy para garantir que sua mensagem seja passada de forma clara e que ressalte o que o seu produto ou serviço resolve dos problemas da sua persona.

Abaixo você deverá escolher uma chamada pra ação (call to action) e, caso faça sentido na sua estratégia, um link para a pessoa visitar após clicar.

Otimize os anúncios

Com tudo configurado e com o anúncio rodando, você deve continuar de olho para analisar o desempenho das campanhas de anúncio no Instagram. Algumas das principais métricas envolvem o alcance (quantas pessoas recebem o seu anúncio), custo por clique, custo por mil visualizações e qual o valor gasto.

Se você quiser acompanhar mais de perto suas campanhas de anúncio com foco na venda, você deve instalar o pixel do Facebook em seu site para poder monitorar as pessoas que comprar e utilizar o remarketing.

Vale a pena anunciar no Instagram?

A Gestão de Redes Sociais é prática comum em quase toda empresa que possui uma boa presença digital. Se você está em dúvida sobre anunciar ou não no Instagram, separamos algumas estatísticas para mostrar o tamanho dessa rede social.

De acordo com a própria ferramenta, todos os meses, 130 milhões de pessoas apertam o botão de compra em posts.

200 milhões de usuários visitam diariamente uma conta de negócios diariamente.

No Brasil, são 70 milhões de usuários do Instagram.

Entendeu tudo que você precisa criar para colocar as campanhas de anúncios no ar?

Veja um resumo de tudo que falamos sobre Como Anunciar no Instagram:

  1. Utilize o Gerenciador de Negócios do Facebook

  2. Defina o Orçamento de Anúncios disponível

  3. Faça um Planejamento dos Anúncios que você irá criar

    Campanha: Objetivo
    Conjunto de Anúncios: Público + Posicionamentos + Orçamento e Programação
    Anúncio: Formato + Mídia + Criativo adicional

  4. Utilize os formatos disponíveis para criar os anúncios

  5. Escolha o Objetivo do seu anúncio

  6. Crie textos e imagens de acordo com a sua persona

  7. Coloque as campanhas no ar

  8. Otimize periodicamente

Se você ainda tem alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo que nós responderemos!

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio