Redes Sociais para Clínicas Medicas

Redes Sociais para Clínicas Médicas: atraia mais pacientes

O que você verá nesse artigo

Hoje em dia não basta mais montar um bom consultório em um local de fácil acesso e com boa estrutura. Conquistar novos pacientes tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil, não é mesmo?

Economia, local de atendimento, forma de pagamento, concorrência na região, etc. São diversos os motivos que podem afastar algumas pessoas da sua clínica. Mas não se assuste. Isso é comum para quase todos os negócios, já que nem todo cliente está no seu estágio ideal para executar o serviço ou efetuar uma compra ou para marcar uma consulta, como no seu caso.

Porém, o que é comum apenas àqueles negócios bem sucedidos é a forma como essas empresas atraem os clientes que estão dispostos a contratar você. E, tenha a certeza, boa parte utiliza o marketing digital para se posicionar na internet e conseguir atrair novos clientes. Podemos dizer que o marketing médico faz parte de uma boa gestão de clínica médica.

Sites para médicos e redes sociais são dois grandes aliados para quem busca aumentar o número de atendimentos. Por isso, no artigo de hoje, vamos te mostrar algumas dicas para você aproveitar melhor o potencial das suas redes sociais e conseguir encontrar mais pacientes com o marketing digital para médicos. Está curioso? Vamos lá:

Redes Sociais para Médicos: por onde começar?

As redes sociais são uma das principais ferramentas para conseguir novos clientes. E, dentro da área médica mostra um enorme potencial para você alcançar novos clientes e aumentar o movimento na sua clínica. A principal dúvida que fica é: como divulgar minha clínica médica?

Qual rede social devo utilizar?

Atualmente, podemos dizer que  Facebook, Instagram e LinkedIn são 3 das redes mais usadas. Isso quer dizer que você deve estar presente em todas elas? Não. Significa que é necessário entender o seu público e qual a melhor plataforma para encontrá-lo.

Por exemplo, Facebook e Instagram são redes bastante utilizadas por quem trabalha na área médica, pois e possível aproveitar todo o potencial alcance dessas redes e utilizar uma comunicação tanto com o objetivo de trabalhar a marca quanto de buscar novos pacientes através de uma abordagem mais comercial.Vamos conhecer mais sobre como você pode utilizá-las para gerar mais resultados?

Facebook para Médicos

O Facebook é a maior rede social do planeta. E uma ferramenta com um potencial enorme para empresas se relacionarem com seu público ideal. Dados de 2020 mostram que são 2,6 bilhões de usuários ativos todos os meses, sendo que 1,73bi acessam a rede todo dia.

Mas como aproveitar todo esse potencial do Facebook para conseguir mais pacientes?

Entenda qual público você pode atingir

Se você procurar outros artigos na internet, 90% deles falarão pra você que o primeiro passo para conseguir encher o seu consultório é entender qual o seu cliente ideal. O que poucos fazem, no entanto, é te mostrar como você pode entender mais sobre e quantificar essas pessoas.

Uma ferramenta que usamos muito para entender quem é o público ideal, – – ou ICP (Ideal Customer Profile), é o Audience Insights do Facebook. Com essa ferramenta você consegue ter uma ideia sobre o seu público no Facebook.

Por exemplo, na imagem abaixo pensamos em uma Clínica de Pediatria, situada na cidade de Guarulhos, na grande São Paulo e escolhemos pessoas que são pais de crianças até 12 anos. A ferramenta mostra que, dentro desse filtro, existem de 15 a 20 mil pessoas ativas nas redes sociais. Um público e tanto para ser atingido, concorda?

Como usar o Facebook Audience

O audience insights traz outros dados como gênero, idade, escolaridade, cargo, aparelho utilizado. Com essas informações, é possível desenhar a forma como você se comunicará com seu público e acertar nos detalhes!

Produza conteúdo relevante

O Facebook é uma rede social que diminui cada vez mais o que chamamos de alcance orgânico. Isso significa que seu conteúdo aparece para menos pessoas em um primeiro momento. À medida que essas pessoas vão interagindo e o Facebook identifica que o seu conteúdo é importante para elas, sua publicação é expandida para outras pessoas.

Agência de Instagram Marketing

Por isso, produzir conteúdos que façam as pessoas que curtem sua página interagir pode te ajudar a alcançar muito mais pessoas.

Utilize o Facebook Ads para captar pacientes

Existem duas formas de você alcançar um público novo em sua página no Facebook. Conseguindo interações e compartilhamentos ou impulsionando as postagens. Por isso que utilizar o Facebook Ads na área médica, alcançando novas pessoas para divulgar a sua empresa.

Dentro do gerenciador de anúncios do Facebook, você pode montar campanhas de acordo com o seu objetivo. São eles:

  • Reconhecimento de Marca
  • Alcance
  • Tráfego
  • Envolvimento
  • Instalações do aplicativo
  • Visualizações de vídeo
  • Geração de cadastros
  • Mensagens
  • Conversão
  • Venda de Catálogos
  • Visitas ao estabelecimento

Instagram para Médicos

O Instagram funciona de maneira parecida com o Facebook. Sua grande diferença está no fato de trabalhar com conteúdos em fotos e vídeos. Logo, é muito importante trabalhar bem a parte visual no Instagram, com imagens que chamem a atenção de quem está rolando o feed. Quer mais dicas de Instagram para médicos? Vamos lá

Utilize os Stories com sabedoria

No Instagram, os Stories ganharam um espaço importante para quem produz conteúdo. Fácil de ser consumido, adaptado para as telas de celulares é um sucesso entre os usuários da rede. E, diferente das postagens “normais”, é possível colocar links para sites em alguns casos, quando você possui mais de 10mil seguidores ou quando impulsiona os Stories.

Se você trabalha com anúncios, anunciar nos Stories do Instagram deve fazer parte da sua estratégia. Possui um custo baixo e ótimo alcance para quem pretende divulgar sua marca ou serviço.

Tenha um bom planejamento de conteúdo

O Instagram te dá a possibilidade de usar várias estratégias para ser encontrado. Planejar corretamente o seu conteúdo, pode te ajudar a ser encontrado por pessoas que tenham interesse no seu serviço. Veja algumas formas que facilitam que os usuários achem você no Instagram

Uso de Hashtags: As hashtags são mecanismos de pesquisa poderosos. E trazem bons resultados para empresas que sabem utilizar corretamente em sua estratégia digital.

Use imagens diferenciadas: Com o tempo, você nota que as empresas utilizam, quase sempre, alguns padrões de imagens, muitas vezes artificiais. Por isso, invista em imagens mais reais, próximas do cotidiano do seu público. Posts mais “reais” entregam mais resultado do que montagens.

Além disso, você pode usar imagens menos montadas para mostrar sua estrutura, procedimentos, equipe e novidades para que as pessoas saibam que você investe na saúde delas!

Ficou alguma dúvida sobre como você pode usar as suas redes sociais para atrair mais pacientes e melhorar sua imagem no mercado? Quer descobrir como utilizar o marketing digital médico a seu favor? Deixe seu comentário que responderemos da melhor maneira

Faça anúncios no Instagram Ads

Que o Instagram se tornou um dos queridinhos do brasileiro, você já sabe. Hoje em dia são várias as lives que acontecem no Instagram e o número de pessoas postando fotos e compartilhando stories da sua rotina não para de aumentar.

Por isso você deve anunciar no Instagram, pois ali está boa parte do seu público ativo. Você tem vários formatos diferentes para anunciar e pode até combinar junto com a estratégia de anúncios no Facebook para aumentar a distribuição dos conteúdos que você produz e do número de pessoas que vê a sua marca!

Quer saber como podemos te ajudar a impulsionar sua clínica? Clique no banner abaixo e receba uma proposta.

Orçamento Marketing Médico

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio