Como Criar um e-Book: 7 Passos Fundamentais

arrow_1.png
Como Criar um e-Book

O que você verá neste artigo

A formatação de e-books é o primeiro passo na criação desse produto digital que pode ser usado em várias fases do funil de vendas ou ser o foco principal de um negócio online.

Mas como fazer a formatação de e-books? Como criar esse conteúdo valioso e qual é o custo para produzi-lo?

Com isso em mente, elaboramos este guia com um passo a passo completo para ajudá-lo na formatação de e-books, que pode mudar sua jornada no mercado digital. Quer saber mais? Então continue lendo!

O que é diagramação de ebook?

Diagramação de ebook

O livro digital é um material valioso que pode ser empregado em uma estratégia digital para atrair leads ou como o produto de informação que trará grandes resultados de vendas para você.

Contudo, antes de começar a comercializá-lo ou divulgá-lo em um fluxo de nutrição, é crucial criar o conteúdo e realizar a diagramação de ebook.

Você sabe o que isso implica?

A diagramação de e-Books (livros digitais) consiste na organização e formatação do conteúdo de acordo com o número de páginas, identidade visual e formato do livro digital.

Dessa forma, são empregadas técnicas de design para que os elementos sejam dispostos de acordo com os aspectos visuais e de legibilidade que mais se adequam ao seu público.

Nesta etapa, são selecionados elementos como:

  • Cores
  • Tonalidades
  • Tipos de letra
  • Imagens

Como diagramar um e-book? 

A formatação de e-book é essencial para assegurar o êxito deste infoproduto, já que contribui para atrair a atenção do seu público-alvo.

No entanto, para realizar este procedimento, é preciso seguir determinados passos, que vão desde o planejamento do conteúdo até a seleção do formato do arquivo final.

Para saber como isso é feito, veja a seguir 9 passos para criar uma formatação de e-book bem-sucedida:

1. Conheça sua persona

Uma persona é a idealização de um perfil que representa o cliente ideal, e sua criação é fundamental para a elaboração de um e-book. Também pode ser conhecido como ICP (Perfil Ideal de Cliente)

Você sabe por quê? 

Porque, ao conhecer seu ICP, você pode identificar quais elementos, quando incluídos no e-book, vão chamar a atenção do seu potencial cliente, linguagem a ser usada e muito mais! 

Alguns desses aspectos incluem:

  • Paleta de cores;
  • Layout;
  • Tipologia de imagens;
  • Estilo de escrita.

2. Escolha um bom software

Para realizar a diagramação de um e-book, é preciso empregar um programa para estruturar as páginas e inserir os elementos. 

A melhor opção continua sendo contar com uma equipe especializada na criação de ebooks.

Dessa forma, você garante que não só o layout, mas o conteúdo estará sempre de acordo com o seu objetivo.

Porém, há várias ferramentas disponíveis para essa tarefa, incluindo opções profissionais como o InDesign ou o Canva.

Este último é recomendado para aqueles com menos experiência em design.

3. Defina a identidade visual

Ao discutirmos sobre identidade visual, estamos falando dos componentes visuais e gráficos que formam o conteúdo de um e-book.

Para tornar o material mais interessante, é recomendável planejar a identidade visual do e-book com base na análise da persona feita anteriormente e de acordo com o tema abordado.

Também leve em consideração a identidade visual da sua marca.

4. Ilustre o conteúdo

Depois de definir a identidade visual, é crucial escolher as imagens que vão ilustrar o e-book.

Essas imagens ajudam a tornar o conteúdo mais atrativo e coeso para o público.

É viável usar imagens de bancos online ou do próprio software de diagramação.

5.  Estruture seu material

Após selecionar as imagens, definir a identidade visual e trabalhar no tema após pesquisa, é hora de organizar todo o conteúdo em um documento preliminar.

Esse documento pode ser criado no Google Docs ou Word, permitindo fácil edição e formatação da página.

6. Revise seu conteúdo

Revisão de Ebook

Após coletar o conteúdo, é essencial revisá-lo, pois será transformado em um documento final e imutável.

Para assegurar a excelência na leitura do cliente, é fundamental verificar a sequência dos elementos e a correção gramatical do material.

7. Hospede em uma plataforma  

Após concluir a formatação do e-book e exportar o arquivo em um formato compatível com diversos dispositivos, é fundamental selecionar uma plataforma para hospedar o seu produto.

O recomendado é optar por uma ferramenta que possa atingir o maior público possível, sendo amigável e de fácil utilização.

Bônus: Construa um fluxo de nutrição  

Para que a estratégia de distribuição seja eficaz após a diagramação, é fundamental estabelecer um processo de nutrição e introduzir a oferta do produto aos potenciais clientes.

No entanto, para isso acontecer, é necessário empregar um funil de vendas e planejar uma jornada que desperte o interesse da sua audiência.

Dessa forma, uma forma de otimizar essa oferta é desenvolvendo uma página de destino para coletar informações que fortaleçam o processo de nutrição.

Quanto custa a diagramação de um e-book? 

Já pensou no valor que é necessário para fazer a diagramação de um e-book? Ou como contratar esse tipo de serviço?

De maneira geral, existem duas opções para realizar a diagramação de um e-book: contratando um designer diagramador profissional ou fazendo você mesmo, sem gastar dinheiro.

Ao optar pela contratação de um profissional, o custo final irá variar de acordo com alguns fatores, como:

  • Quantidade de páginas;
  • Complexidade visual do material;
  • Experiência do profissional.

Considerando esses fatores, a diagramação de um e-book feita por um profissional pode variar entre R$120 e R$1.000 de investimento.

Como mencionado anteriormente, é viável reduzir os custos ao diagramar seu próprio e-book. Para isso, há diversas ferramentas disponíveis, incluindo modelos prontos e editáveis que facilitam o processo. 

Algumas das principais ferramentas para diagramação de e-books para quem não tem experiência em design são: Canva, LibreOffice Writer, PressBooks, Beacon e Calibre. 

O Canva, em particular, é amplamente utilizado para edição de artes em redes sociais e oferece modelos prontos para criar e-books de forma ágil. 

Portanto, é vantajoso utilizar o Canva para diagramar seu e-book de maneira simples e rápida.

Depois de pronto, onde hospedar o e-book?

Quando o assunto é o sucesso do seu infoproduto, tão importante quanto a diagramação de e-book é o meio pelo qual ele será hospedado e divulgado. 

Mas como saber qual a plataforma ideal para hospedar seu e-book após a diagramação? Quais os recursos indispensáveis que ela precisa ter?

O recurso indispensável que uma plataforma de hospedagem de infoprodutos precisa ter é uma usabilidade intuitiva.

Esse aspecto facilita o trabalho de quem produz o e-book e também de quem vai consumi-lo.

Porém, o ideal é que ela também possua recursos de divulgação e vendas, ou seja, que a plataforma concentre todas as ferramentas que você precisa, como criação de Landing Pages, Fluxos de Automação, Email Marketing, Lead Tracking e integração com um CRM.

Quer saber como podemos te ajudar a impulsionar sua presença digital? Entre em contato agora!

Banner Case de Sucesso Marketing Digital
Facebook
WhatsApp
Email
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos impulsionar sua empresa?

Agende uma reunião com a gente e descubra como podemos usar as melhores estratégias de Marketing Digital para Impulsionar sua Empresa!

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio