Youtube Marketing

Youtube Marketing: O Guia Completo

O que você verá nesse artigo

O Youtube é o segundo maior site do planeta, ficando atrás apenas do Google. Em sua plataforma, são 50 milhões de criadores de conteúdos produzindo vídeos a todo instante. Por isso, a sua empresa pode ter muitos benefícios colocando em prática uma estratégia de Youtube Marketing para começar a dialogar com sua audiência.

O Youtube é uma ferramenta incrível e que pode trazer ótimos resultados. Mas muitos produtores de conteúdo podem enfrentar algumas dificuldades para criar um canal de sucesso.

É por isso que você deve ler este artigo até o final. Ele te ajudará a criar uma excelente estratégia para te ajudar a ter um case de sucesso com seu canal no Youtube.

Vale a pena Investir no Youtube?

A resposta é fácil. Sim, vale muito a pena. São mais de 2 bilhões de usuários em sua plataforma, o que faz dele uma grande oportunidade para você conversar com o seu público.

O Youtube é uma plataforma que é incrivelmente simples para navegar e encontrar o conteúdo que você busca. Tanto que até hoje, muitas pessoas utilizam essa plataforma para ouvir música, mesmo tendo outros dispositivos apenas de música, como o Spotify e Deezer.

Além disso, qualquer pessoa pode subir vídeos, fazer comentários e se inscrever nos seus canais favoritos de forma muito simples.

O Youtube é a melhor plataforma de vídeos porque, com ele, você pode:

  • Criar uma audiência enorme para o seu negócio
  • Hospedar seus vídeos sem custo
  • Estar presente em uma rede social que posiciona no Google
  • Gerar tráfego e vendas para o seu site
  • Interagir com os inscritos no canal
  • Fazer Lives

Além de todas essas funcionalidades, ter uma estratégia de sucesso irá proporcionar muitos outros benefícios e negócios para sua empresa.

Nos próximos tópicos iremos mostrar como Gerenciar um Canal no Youtube com uma estratégia efetiva de Marketing no Youtube.

Como começar um canal no Youtube?

O primeiro passo para quem deseja iniciar um canal no Youtube é definir o conteúdo que você irá gravar. Escolher um bom nicho e um ótimos temas pode ser o diferencial entre ter um canal que cresce gradativamente ou um canal que não consegue visualizações.

Monte um planejamento de vídeos para o Youtube

Você deve ter em mente que um canal não é feito apenas de um vídeo. Existem canais que levam anos e milhares de vídeos são produzidos antes de atingirem o sucesso. Por isso, monte um planejamento de conteúdo. Você deve analisar:

  • Quantos vídeos por semana você consegue entregar com qualidade?
  • Quais assuntos estão em alta e geram um maior interesse?
  • Quais assuntos as pessoas procuram bastante?
  • Existe algum tema que as pessoas procurem e não exista um conteúdo que responda exatamente o que elas precisam?

Tenha um roteiro para os seus vídeos

Fazer um bom planejamento e escolher o tema certo, é meio caminho para que o seu vídeo tenha um bom resultado. Porém, para que o seu vídeo ofereça uma narrativa completa, com começo, meio e fim e que faça sentido, você precisa criar um roteiro para os seus vídeos no Youtube. Dessa forma, você abandona a improvisação e tem mais segurança na hora de gravar os seus conteúdos.

Crie Thumbnails e descrições chamativas

A menos que você esteja criando conteúdo sobre um assunto muito desconhecido ou que seja de um nicho muito específico, você terá concorrência na hora em que as pessoas escolhem qual vídeo assistir sobre o tema que você está gravando.

Anunciar no Youtube

E a melhor maneira de você se destacar é usando a capa do vídeo de forma chamativa para quem acessa a plataforma. A combinação thumbnail (capa do vídeo) + título e descrição, se bem pensados, podem fazer você ganhar muitos views e até roubar acessos de vídeos melhores posicionados nos resultados de busca.

Como divulgar meu canal?

Conseguir os primeiros inscritos e até mesmo as primeiras visualizações, salvo algumas excessões, é uma tarefa que não é fácil. Veja algumas estratégias para conseguir divulgar o seu canal no Youtube e conseguir mais inscritos e visualizações:

Divulgue seu canal nas Redes Sociais

Atualmente, o principal canal que as empresas utilizam para criar uma presença digital e se relacionar com a sua audiência são as redes sociais. Faça um post, avise seus seguidores que você também está no Youtube, deixe claro o que você irá compartilhar por lá e os benefícios de acompanharem você em mais um canal.

Divulgue seu canal no site

Se você tem um site, e ele gera acessos, colocar um banner ou um botão de destaque para o seu canal no Youtube pode ser uma estratégia para levar pessoas que buscam sua empresa para um canal onde você oferece conteúdo relevante.

Divulgue seu canal para sua lista de emails

Muitas empresa já possuem uma estratégia de marketing digital mais avançada e já possuem uma base de emails consolidada. Se esse é o caso do seu negócio, use essa lista para divulgar esse novo canal de comunicação e sempre lembras as pessoas quando novos vídeos forem ao ar.

Divulgue seu canal em grupos

A última dica para te ajudar a divulgar seu canal no Youtube é usar os grupos para divulgar o seu canal. São três locais onde você pode construir grupos e comunidades:

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Telegram

Tenha a certeza que as pessoas aceitam estar ali e evite fazer spam. Ter uma comunidade com espaço para interagir e ajudar as pessoas também abre espaço para que você divulgue seus conteúdos e as pessoas sejam mais receptivos a eles.

Fique de olho nas métricas do Youtube Analytics

Com o seu canal começando a ganhar corpo, você terá dados a sua disposição para entender como sua audiência se comporta. Dentro do Analytics da plataforma, você consegue saber:

  • Quais vídeos são mais visualizados
  • Quais são os vídeos que as pessoas mais interagem (likes, comentários, etc)
  • Qual a taxa de retenção dos seus vídeos
  • Dispositivos mais usados (mobile, desktop, tablet, tv ou console)

Com esses dados você vai conseguir entender qual tipo de conteúdo interessa mais a sua audiência, o tempo de duração ideal dos vídeos, formatos de conteúdos a partir dos dispositivos mais usados e muitas outras estratégias.

Otimize os vídeos do seu canal

Se você quer que seus vídeos atinjam um grande número de visualizações, você precisa aprender como otimizar vídeos no Youtube.

É normal que seus primeiros vídeos demorem a ganhar visualizações, mas se você adotar uma estratégia de SEO para Youtube eficaz, você pode conseguir ótimos resultados.

São pontos que você pode otimizar no seu canal:

  • Título: escolha um perfeito para o que você fala no vídeo
  • Use thumbnails que se destaquem
  • Faça uma descrição atrativa e que deixe as pessoas com vontade de assistir o seu vídeo
  • Adicione hashags na descrição do vídeo
  • Adicione cards e uma logo
  • Lembre sua audiência de se inscrever
  • Peça para deixar um like se gostou do conteúdo

Tenha uma estrutura para os vídeos

Sabemos que não é fácil montar uma estrutura para gravação de vídeos. Porém, sua estratégia de criar um canal que entregue resultados, por mais incrível que seja o seu conteúdo, pode ser prejudicada se a qualidade do produto final for ruim.

Quando falamos no consumo de vídeo na internet, um vídeo bom é aquele que as pessoas assistem reparando apenas no conteúdo. Se as pessoas repararem no enquadramento, em ruídos do áudio, desfoque no vídeo ou em alguma particularidade do cenário, você terá problemas para entregar sua mensagem da melhor forma.

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio