Rich Media – Porque investir nesse formato

arrow_1.png
Rich Media

Rich Media ou Mídia Interativa nada mais é que um formato de anúncio publicitário. Neste artigo, vamos te apresentar este formato, para que você fique por dentro de tudo!

O formato rich media é mais que um tipo de anúncio. É uma forma riquíssima de estimular a interação dos consumidores.

E é esta possibilidade de interação que torna os anúncios neste formato tão poderosos. Isso porque, a princípio, ele utiliza diversas linguagens para atrair a atenção do cliente.

Para que você possa entender melhor vamos, portanto, a um exemplo bem claro e prático.

Se você costuma jogar jogos pelo celular, por exemplo, já se deparou com ótimos anúncios de mídia interativa.

Um desses exemplos são aqueles anúncios  que vemos em jogos para celular. Neles você pode jogar um pouco do jogo anunciado antes de ir de fato para o CTA. Este CTA é que te encaminhará para a página de download do jogo. Para isso basta apenas você clicar no anúncio.

Só com esse recurso, sem dúvida, você já consegue muito. Ele aumenta imensamente as chances de atrair, converter e, principalmente, envolver seu cliente.

Esse tipo de anúncio, portanto, é todo pautado na experiência do usuário. Ou seja: a intenção é que ele se destaque de forma confortável, que seja interessante ao consumidor. Dessa forma, ele pretende criar um elo, que aproximará o consumidor da venda.

Vantagens de se investir em mídia interativa

Há inúmeras vantagens em aderir a este formato de anúncio, sem sombra de dúvida. Contudo, vamos listar os principais benefícios da criação de campanhas com este foco.

  • Facilidade na hora de envolver e conduzir o consumidor. Por sua característica interativa, anúncios em rich media são não apenas muito mais atrativos. Eles também possuem uma capacidade enorme de levar o consumidor até o momento da compra. E isso de forma mais rápida.
  • Excelente possibilidade de segmentação. O marketing digital já trabalha normalmente para entregar sua marca para as pessoas certas. No entanto, a mídia interativa consegue faz essa segmentação ainda melhor.
  • Potencial de interação superior aos outros formatos de anúncio. Isso ocorre pela própria característica desse tipo de mídia. Nela, a tendência a cliques, interações e visualizações é bem maior.
  • Alta taxa de conversão. A interação faz um trabalho incrível na hora de converter, certamente. Quando um anúncio é bem-feito, ele não apenas atrai o consumidor, mas o atrai rapidamente.
  • Monitoramento preciso. As métricas fornecidas por publicidade rich media possuem mais métricas que os formatos tradicionais. Dessa forma, você consegue acompanhar a performance do seu anúncio de perto e de forma mais precisa.

Só estes três pontos são suficientes para entendermos o grande potencial da mídia interativa, não é mesmo?

Onde veicular anúncios em rich media

A mídia interativa tem cada vez mais feito sucesso ao redor do mundo. Mas todas as plataformas estão preparadas para oferecer esse tipo de interatividade? Infelizmente não.

No entanto, destacamos três plataformas bastante populares para isso. Elas contam com estrutura ideal para esse formato de anúncio. Além disso, atingem um público muito amplo. São elas:

  • Google Ads – O Google Ads é simplesmente a maior plataforma de anúncios do mundo. Portanto, é claro que ela já está operando com força total para anúncios de mídia interativa. Além de, é claro, ter um alcance enorme.
  • Facebook Ads – O tempo que as pessoas passam na rede social é imenso. Dessa forma a plataforma da empresa, agora denominada Meta, tem grande potencial para atingir o público que você precisa. Os algoritmos aplicados fazem com que seu produto seja encontrado por quem o está procurando. Imagine você chegar com um anúncio interativo a uma pessoa já propensa à compra? Os resultados são realmente muito bons.
  • LinkedIn Ads – A plataforma, que é uma grande rede social para contato profissional, tem crescido cada vez mais. Portanto é atualmente, sem dúvida, um excelente local para veicular bons anúncios.

Principais formatos de conteúdo rich media

No que diz respeito a conteúdo rich media, há diversos formatos possíveis. Um verdadeiro self-service para designers gráficos.

Anunciar no Youtube

Dá para criar em diversos formatos. Assim, portanto, os resultados também são muito variados, partindo destes. Alguns formatos: banners, expansíveis, intersticiais, lightbox, etc.

Entendendo cada formato de anúncio rich media

Vejamos, quais os principais formatos para publicidade rich media:

  • Banners – Os banners são um clássico. Há quem acredite que eles estão perdendo campo. No entanto eles podem ser muito úteis quando se fala em rich media. Eles podem ser, por exemplo, exibidos em formato de vídeo. Dessa forma se tornam muito mais atraentes.
  • Expansíveis – É o tipo de anúncio que aumenta de tamanho quando você passa o mouse por cima dele. É, sem dúvida, muito mais interessante que as pop-up das quais usuários fogem tanto. Além do mais é possível medir quantas vezes ele foi expandido. Dessa forma, dá para analisar melhor sua performance.
  • Intersticiais – Este é o tipo de anúncio de que falamos lá no começo. É aquele que aproveita apps, jogos bem como conteúdos para inserir anúncios de tela inteira. Nos apps e jogos ele pode entrar como um anúncio que, ao ser assistido, gera uma recompensa. Dessa forma ele não é invasivo, pois o usuário opta por assisti-lo. Em conteúdo, é o tipo de anúncio que aparece ou quando você muda de página ou a espera carregar.
  • Lightbox – São os anúncios que aumentam quando passamos o mouse sobre eles. Contudo, diferentemente dos expansíveis, nas lightboxes o conteúdo costuma ser mais rico e interessante.
  • Multidirecionais expansíveis – Este tipo de anúncio, ao ser expandido, aparece no mesmo lugar em que estava no carregamento da página. Dessa forma, não atrapalha o conteúdo.
  • Push-down – É um tipo de anúncio expansível responsivo, que você encontra apenas em navegadores como Chrome ou Firefox. Ao se expandir ele não apenas muda de tamanho. Ele empurra o conteúdo para baixo, adaptando-se a ele.
  • VPAID – VPAID é a sigla para Video Palyer-Ad Interface Definition. Sem dúvida, ideal para plataformas de vídeo como Vimeo ou Youtube. Ele pode ser exibido em players de vídeo incorporados ao site.

Rich Media + boas práticas = receita de sucesso

 Este formato de publicidade é muito rico e inovador. No entanto, ele precisa ser usado de forma inteligente. Sendo assim, você consegue bons resultados, bem como uma boa construção de marca. E tudo isso sem, contudo, cansar seu futuro cliente.

Toda publicidade precisa seguir algumas boas práticas. Elas são pensadas a fim de não colher resultados ruins de suas campanhas. Uma campanha mal pensada pode causar inúmeros problemas. Pode, por exemplo, criar grande resistência por parte dos consumidores, queimando sua marca.

Nesse sentido, investir em vídeos é um excelente caminho. Além de serem mais atrativos – quando bem planejados – eles trazem diversas métricas. Essas te ajudam a entender o desempenho da campanha. Dessa forma é possível fazer ajustes e melhorar os resultados.

Focar em criar publicidade interativa e divertida exige muita criatividade. No entanto, traz muitos resultados. Você pode usar essa interatividade para dar, por exemplo, um spoiler do seu produto. Ou então para dar benefícios aos usuários, como cupons de desconto ou outros.

Em meio a um mar de possibilidades, é preciso de um bom direcionamento. E, acima de tudo, de alguns limites se quiser bons resultados. Anúncios visualmente bonitos, atrativos, mas não invasivos são o ideal.

Ao invés da pop-up que ninguém mais aguenta – o sucesso dos bloqueadores que o diga – há outras opções. Anúncios expansíveis ou outros que atraem o clique do consumidor de forma positiva são mais interessantes.

Portanto, vale mais a pena investir em um material atrativo e de boa qualidade. É uma forma de reforçar positivamente sua marca gerando, portanto, mais conexão.

Relembrando o poder dos anúncios rich media

Como pudemos ver, a publicidade baseada em mídia interativa tem, sem dúvida, uma possibilidade enorme de te fazer chegar mais longe.

Vamos, portanto, repassar alguns pontos do conteúdo abordado nesse artigo. Dessa forma, vamos deixá-lo fresquinho na memória:

  1. Rich Media é um formato de anúncio publicitário com inúmeras possibilidades.
  2. Há diversas vantagens de se trabalhar com esse formato. Ele envolve e conduz o consumidor com facilidade. Também possibilita uma segmentação excelente. tem alto potencial interativo, além de excelente taxa de conversão. E, além disso, uma ótima precisão nas métricas.
  3. Os melhores lugares para se veicular publicidade rich media são Google Ads, Facebook Ads e LinkedIn Ads.
  4. Há diversos tipos de anúncio para este formato: banners, expansíveis, intersticiais, lightbox, multidirecionais expansíveis, push-down e VPAID.
  5. Para campanhas de sucesso invista em: vídeos bem produzidos, interativos e divertidos e que não sejam invasivos, de forma alguma.

Com campanhas bem pensadas, criatividade em alta e boas práticas, os formatos de mídia interativa irão alavancar seu sucesso, sem dúvida.

Se precisar de ajuda nesse processo, com excelentes resultados e tornar o perfil da sua empresa em algo super eficaz, entre em contato conosco!

Banner Case de Sucesso Marketing Digital
Facebook
WhatsApp
Email
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio