SEO para Médicos: como aparecer melhor em pesquisas no Google

arrow_1.png
SEO para Médicos e Clínicas Médicas

O que você verá neste artigo

O uso de técnicas SEO para médicos é um dos recursos mais importantes para otimizar seu site, de forma a melhorar sua visibilidade na internet.

Isso é muito importante, pois sempre que uma pessoa fizer uma busca por médicos na sua região, você vai querer aparecer nos primeiros resultados das pesquisas.

É o SEO que vai fazer a mágica acontecer no seu site, por isso é essencial entendê-lo e aplicá-lo da melhor forma possível.

Se você está em busca de aprender mais sobre o SEO específico para médicos, veio ao lugar certo!

Neste artigo reunimos informações importantes para você entender a melhor forma de usar o SEO a seu favor, bem como técnicas e estratégias que te ajudarão a melhorar o ranqueamento do seu site no Google.

Com as técnicas corretas, você vai alavancar seu sucesso online como médico e aprimorar sua presença digital. Boa leitura!

O que é SEO Médico?

Se você já ouviu falar em SEO, mas ainda não entendeu bem do que se trata, vamos te explicar.

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization” ou, em uma tradução livre: otimização para mecanismos de busca.

Ele é a maneira mais inteligente de fazer seu site aparecer nos primeiros resultados de busca do Google.

O Google, bem como outros mecanismos de busca, possui algoritmos que fazem uma “leitura”, digamos assim, de todos os endereços eletrônicos.

Com base nisso, ele classifica as páginas como mais ou menos relevantes.

Isso porque estes mecanismos querem entregar para o usuário sempre a melhor opção, para que ele o considere confiável e volte a fazer buscas através dele.

Entender de SEO é entender como esse mecanismo funciona, e construir seu site de uma forma que seja amigável a ele, aumentando as chances de ele entender sua página como “merecedora” de estar ali, nas primeiras posições.

E para isso é preciso organização e planejamento.

Para que serve o SEO para médicos e clínicas

Imagine o seguinte cenário: uma pessoa da sua cidade precisa de atendimento médico na sua área.

Ela ainda não conhece nenhum médico e não é nenhuma urgência para ir a um Pronto Socorro.

Como ela vai encontrar um médico ou clínica médica? A menos que ela peça alguma indicação a um amigo ou conhecido, ela vai fazer essa busca no Google.

É nessa hora que você quer que ela encontre o seu site logo nos primeiros resultados da pesquisa.

E é aí que entra o uso do SEO para médicos.

Aparecer na primeira página no Google, sem se valer de anúncios, é um resultado incrível!

Estar ali, principalmente entre os primeiros resultados, aumenta exponencialmente as chances de trazer novos clientes até você e sua clínica médica.

Se, ao clicar no link do seu site, ela for parar em uma página bem estruturada, que traga todas as informações que ela precisa, isso melhora ainda mais.

É por isso que dizemos que o SEO também ajuda a construir confiança e autoridade para a sua marca, seja ela pessoal ou uma clínica.

Também é importante, além de um site bem estruturado, de navegação intuitiva, garantir sua presença digital em outras redes.

Elas ajudam não apenas construir esse SEO e levar pessoas para o seu site, como também permite que seu futuro paciente conheça mais sobre os seus serviços, a forma como você se apresenta em outras redes, e mesmo a opinião de outras pessoas engajadas com o seu trabalho.

Isso traz ainda mais autoridade e fidedignidade para o seu serviço.

Os requisitos de um SEO para médicos eficiente

Para conseguir bons resultados, não basta implementar ações isoladas mas sim, ter toda uma estratégia de SEO.

Dentro desta estratégia, nós temos dois tipos de ações: as chamadas SEO on-page e as conhecidas como SEO off-page. Entenda melhor cada uma delas:

SEO para médicos off-page

O SEO off-page é uma parte importante da otimização que se concentra fora da sua página da web.

Nele estão incluídos, por exemplo: backlinks de outros sites para o seu ou compartilhamentos das suas páginas nas redes mídias sociais.

Explicando de forma simplificada, um bom SEO off-page é construído quando seu site é citado por outras pessoas ou sites.

É praticamente como ter amigos que apoiam a sua marca e te ajudam a promovê-la para um público mais amplo, atestando sua autoridade e fidedignidade.

Quanto maior sua presença e autoridade fora do seu site – mas apontando para ele –  mais o Google percebe que você é uma fonte confiável de informações e, portanto, mais propenso ele fica a mostrar seu site nos resultados de busca.

Por isso, não se esqueça do SEO off-page na sua estratégia de otimização!

Orçamento de SEO

SEO on-page

O SEO on-page é utilizado com foco em otimizar seu site para garantir que ele seja facilmente encontrado pelo Google.

Para isso são utilizadas diversas técnicas diferentes como, por exemplo: escolha de palavras-chave adequadas, uso de títulos e descrições eficientes, construção de um site com um design limpo e de fácil navegação, entre outras coisas.

Ter um bom SEO on-page é como manter sua casa bem arrumada para que seja mais atraente e fácil de encontrar.

Quanto mais dedicado você for ao SEO on-page, mais fácil será para o Google entender sobre o que seu site é e mostrá-lo para as pessoas certas.

Para uma boa estratégia de SEO on-page para médicos, há uma lista de aspectos que são essenciais e merecem sua atenção, veja a seguir:

Título da página

Aqui estamos falando do título HTML do seu site, que fica dentro do seu código-fonte e vai ser trabalhado pelo desenvolvedor dele.

Esse título permite aos mecanismos de busca entenderem o tema principal do seu site ou página do site.

Ele precisa ser preciso, ter até 65 caracteres, evitar vírgulas e ter a palavra-chave que define o seu conteúdo.

Defina um título para cada página.

Meta Description

Ela não influencia tanto no seu ranqueamento, mas mostra para o usuário sobre o que você fala e pode ajudar a aumentar sua taxa de cliques, trazendo mais relevância ao seu site.

Ela precisa ser escrita de forma clara e objetiva, para convencer a pessoa a clicar no link. Ah, e não deve ultrapassar 320 caracteres.

URL da Página

É o endereço da página, e deve conter sua palavra-chave principal.

Headings

São elementos que definem a hierarquia dos títulos de um site ou conteúdo. Usar palavras-chave nos headings melhoram influenciam no ranqueamento.

Links Internos

Inserir links que levem o usuário de um lugar ao outro do seu site faz com que ele fique mais tempo na página.

E os algoritmos, em geral, privilegiam páginas nas quais as pessoas ficam por mais tempo, pois isso significa que são relevantes.

Palavras-chave

São os termos usados para pesquisas no Google e em outros mecanismos.

Para ficar no topo das buscas, é importante escolher bem essas palavras, pois elas devem estar presentes nas páginas do site e conteúdos compartilhados.

Para isso é importante fazer uma boa pesquisa das palavras-chave mais utilizadas pelo seu público-alvo e montar uma estratégia para criar textos e conteúdo em cima delas.

Aqui, usamos ferramentas como a SemRush ou o Ahrefs para estas pesquisas.

O uso do SEO para médicos em seu conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia mais utilizada hoje em dia quando se fala em otimização de sites. E ela é tão utilizada exatamente por ser extremamente eficiente.

Ter uma boa estratégia de otimização, com a escolha das melhores palavras-chave para seu público permite a você criar e oferecer conteúdo que atraia essas pessoas para seu site.

Você entrega o conteúdo de forma gratuita, mas ele reverte para você com mais visitas, visualizações, melhor ranqueamento e, consequentemente, mais clientes e maior faturamento.

No entanto, a criação de conteúdo pode ser uma faca de dois gumes.

Criar grande volume de conteúdo sem critério ou com uso de textos mal escritos e mal planejados pode prejudicar o alcance de suas publicações e, de quebra, o seu também.

Por isso é importante criar textos cativantes, interessantes, nos quais essas palavras-chave sejam inseridas de forma mais natural.

Afinal de contas, apesar dos mecanismos fazerem uma certa “leitura” do seu conteúdo, quem lê de fato são as pessoas.

E se elas não gostarem do seu conteúdo, logo o Google também passará a olhar para você com outros olhos.

4 dicas para melhorar o SEO do seu site

Agora que você já entendeu melhor como o SEO funciona, vamos te dar algumas dicas úteis para começar a aplicar ao seu site imediatamente. Confira:

  1. Escolha bem suas palavras-chave para que, além de fazerem sentido para o seu público-alvo, também gerem conteúdo útil e de qualidade.
  2. Construa seu site cuidadosamente para que ele proporcione uma boa experiência aos visitantes. Ele precisa carregar rapidamente, ser leve, responsivo (carregar de forma otimizada em dispositivos móveis) e intuitivo para que o visitante não tenha dificuldades de achar informações ou se “movimentar” dentro do site.
  3. Invista em um blog recheado de conteúdo de alta qualidade, que sejam realmente úteis às pessoas. É uma forma de gerar autoridade – mostrar que você entende do assunto – e também de manter as pessoas no seu site por mais tempo, favorecendo seu ranqueamento.
  4. Trabalhe bem os links no seu site. Se seu conteúdo tiver algum trecho sobre o qual você já falou, insira um link para este artigo do seu blog, ou página do seu site.

Ter uma equipe especializada ao seu lado pode fazer toda a diferença

Sabemos que este é um conteúdo denso e que exige estudo aprofundado.

Além disso, as “regras” do jogo mudam muitas vezes e é preciso se adaptar e estar por dentro destas mudanças.

Por isso, não é fácil conciliar a carreira de médico e ainda por cima fazer todo um trabalho de divulgação nas redes e de criação e manutenção de um site otimizado.

É nessa hora que ter ao seu lado parceiros que entendem profundamente do assunto faz total diferença.

Na Viver de Mar, por exemplo, você conta com pessoal especializado e com muito tempo de experiência no assunto, além de formação específica.

Dessa forma você terá todo o auxílio necessário desde a criação de um site otimizado, Google Ads, marketing de conteúdo e as soluções necessárias para garantir sua presença online com qualidade.

Entre em contato conosco e vamos mostrar como você pode crescer cada vez mais!

Banner Case de Sucesso Marketing Digital
Facebook
WhatsApp
Email
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat

Vamos impulsionar sua empresa?

Agende uma reunião com a gente e descubra como podemos usar as melhores estratégias de Marketing Digital para Impulsionar sua Empresa!

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio