SEO imbiliária

SEO para Imobiliária: Como usar e alavancar seu negócio

O que você verá nesse artigo

Mais do que nunca, ter uma boa estratégia de SEO para imobiliária é essencial. Está cansado de ver seus concorrentes sempre levando a melhor? Essa, portanto, pode ser uma das soluções para os seus problemas. E, neste artigo, vamos te pegar pela mão e te explicar o porquê ter um bom SEO no site da sua empresa faz tanta diferença. 

Porque investir em SEO para Imobiliária

Hoje sabemos que a imensa maioria das experiências na internet começam, de fato, com uma pesquisa. E, veja bem, estamos aqui falando em mais de 90%. Quando você entende essa pequena informação, a princípio, já tem o primeiro insight. Sim, se você quer vender mais, antes de mais nada, precisa estar no topo dos resultados de busca sobre imóveis da sua região. Assim sendo, quando uma pessoa digitar “alugar imóvel em Caraguatatuba”, seu site deve aparecer pelo menos nas primeiras posições. 

É exatamente neste post que o SEO entra. Bom, vamos começar a desmistificar estes termos técnicos. SEO, com efeito, é a sigla para Search Engine Optimization. Ou seja: otimização para motores de busca. O Google é um grande motor de busca, acima de tudo. Ele analisa todo o conteúdo colocado na internet. A partir destas análises, ele faz uma espécie de ranking de sites por assunto.

Precisamos entender que o principal objetivo do Google é claro. Ele procura entregar ao usuário o melhor resultado para a busca que ele fez. E quer essa entrega, sobretudo, da forma mais rápida possível. Em resumo, ele pretende resolver seu problema em poucos cliques. Por isso, quando alguém faz a busca por um termo como “alugar imóvel em Caraguatatuba”, ele sugere os sites que ele julga serem capazes de resolver o problema da pessoa. 

Dessa forma, quando um site está com seu SEO redondinho a ponto de aparecer entre as primeiras sugestões do Google, dizemos que ele está rankeando bem. E é nesse ponto que você deve investir: estar entre os primeiros resultados de busca do Google.

6 Dicas para melhorar seu SEO para Imobiliária

Agora que você já entendeu a importância de um bom SEO para sua imobiliária, vamos te ajudar. E, com o intuito de te ajudar, fizemos uma lista de dicas certeiras. Sem dúvida, foi isso que você veio buscar neste artigo. Então vamos a elas. Dicas certeiras para otimizar seu site e começar a subir posições no ranking do Google hoje.

1 – Tenha um layout responsivo

Este é um dos fatores decisivos na hora de deixar uma boa primeira impressão, sem dúvida. Um layout responsivo garante a boa visualização do seu site em qualquer lugar. Sabemos hoje que a maioria das pessoas acessa a internet a partir de dispositivos móveis. 

Um layout responsivo garante que seu site seja bem visualizado não apenas em notebooks e desktops. Mas também em smartphones, tablets e outros. Além disso, a visualização fica garantida também nos diferentes navegadores de internet.

Outro ponto importante a investir é um site que, além de responsivo, seja leve também. Para isso as imagens devem ser otimizadas, bem como compactadas de forma que tenham a melhor qualidade, porém o menor tamanho de arquivo. Assim, elas carregarão rapidamente. Vivemos em um mundo de pessoas impacientes. Se seu site ou as imagens demorarem a carregar, as pessoas irão para o site do seu concorrente.

2 – Use as palavras-chave corretas

As palavras-chave indicam ao Google, primeiramente, o tipo de conteúdo do seu site. Elas têm a ver com os termos buscados no Google. Usar as palavras-chave certas, portanto, garante que você apareça nas melhores posições. Mas, quais palavras usar? É preciso saber o que as pessoas da sua região buscam no setor imobiliário. 

Vamos usar o exemplo da cidade de Caraguatatuba para te mostrar, então, alguns exemplos de termos pesquisados no seu nicho.

  • Corretor de imóveis em Caraguatatuba
  • Casas à venda em Caraguatatuba
  • Imobiliária em Caraguatatuba
  • Imóveis à venda em Caraguatatuba
  • Apartamentos à venda em Caraguatatuba

Estes são apenas alguns exemplos. No entanto, uma boa forma de escolher que palavras-chave estão bombando na sua região é dar aquela espiada no seu concorrente. Sim, aquela imobiliária da sua cidade que aparece no topo destas buscas. Veja que palavras-chave ela está usando e use-as também. 

3 – Tenha as páginas certas em seu site

Há uma estrutura básica que faz com que um site para imobiliária tenha o necessário para atender seu cliente. Isso garante que você tenha ali, concentrada, todas as informações de que seu cliente precisa. A seguir, sugerimos uma boa estrutura de páginas para manter na sua casa na internet:

  • Página inicial – é a página a que qualquer um tem acesso assim que clica no link para seu site. Ela precisa ser leve, agradável ao olhar, e ser útil ao cliente. É sua primeira impressão.
  • Sobre – a página sobre fala sobre sua Imobiliária. Aproveite este espaço para contar a história do seu negócio, seu propósito, ou os clássicos visão, missão e valores. Mostre o porquê você está onde está.
  • Imóveis – uma parte do seu site dedicada exclusivamente à sua cartela de imóveis. Tenha esta página sempre atualizadíssima. 
  • Busca – use e abuse dos filtros avançados aqui. Quanto melhores os filtros utilizados, mais facilmente seu cliente encontrará o que busca e fechará negócio. Forneça filtros por localização (cidade, bairro), tipo de imóvel (casa, apartamento), quantidade de cômodos (quartos, banheiro, sacada), adicionais (climatização, condomínio com academia etc.), permissão para pets e o que mais você puder.
  • Blog – é imprescindível ter um blog. Falaremos dele no próximo tópico.
  • Contato – reúna aqui todas as informações de contato da imobiliária. Ter um formulário de contato via e-mail também é uma ótima ideia. Espaço para atendimento online é um avanço e tanto. Links que abrem o WhatsApp com apenas um clique também. Inove. 

4 – Um blog é indispensável

Já que falamos em palavras-chave, precisamos falar sobre a necessidade de um blog em seu site. Além de ser um meio de construir um relacionamento com seus clientes e potenciais clientes, ele é um ótimo lugar para trabalhar estas palavras-chave, sem dúvida. Mas a importância de um blog vai muito além.

Orçamento de SEO

Uma das coisas mais importantes para o sucesso de um site é o que chamamos de autoridade. Ter autoridade na internet significa ter um negócio não apenas estável, mas confiável. Você cria essa confiança mostrando o que sabe. E, da mesma forma, ajudando seu público. Ter um blog melhora o relacionamento com seus clientes- e potenciais clientes.

O uso das palavras-chave do seu nicho nos artigos garante um excelente rankeamento nas buscas. Escreva artigos sobre sua cidade, mostrando que você sabe tudo sobre ela. Fale sobre os bairros, os eventos tradicionais, turismo, cultura. Ensine seu cliente a escolher um bom imóvel. Fale sobre seus direitos e deveres. Eduque-o na sua área. 

Use os artigos para atrair novos clientes, respondendo às dúvidas das pessoas sobre imóveis e assuntos relacionados. Estes artigos também garantem outro ponto muito importante quando se fala em autoridade na internet: os backlinks. Um backlink é um link do seu site que alguém divulgou em outro lugar. É como uma indicação, de forma gratuita e espontânea. 

Quanto mais pessoas diferentes indicarem seu site, através destes artigos, mais o Google – e as pessoas – vai entender que sua imobiliária é confiável. Por isso, mantenha seu blog funcionando com frequência. Alimente-o semanalmente, no mínimo. Invista em artigos que ajudem as pessoas, que tirem suas dúvidas. O retorno é garantido.

5 – Mantenha uma linguagem diferente para cada rede

Que as redes sociais são um apoio e tanto hoje em dia, isso é bastante óbvio. No entanto, elas não devem ser sua única forma de comunicação com seu público. Vivemos recentemente, no dia 4 de outubro/2021, um apagão que tirou WhatsApp, Facebook e Instagram do ar por quase um dia inteiro. Isso significa que depender das redes é muito arriscado. No entanto, elas são, sem dúvidas, um excelente aliado.

Porém é preciso adaptar-se e aproveitar a linguagem de cada rede para criar conteúdo personalizado para cada uma. Replicar seu conteúdo do blog na íntegra em outros lugares pode gerar conteúdo duplicado, o que é ruim para o rankeamento do seu site. Por isso, busque adaptar seus conteúdos para a linguagem de cada rede. Um único bom artigo do seu blog pode render vários posts no Instagram por exemplo. 

6 – Capriche na descrição dos imóveis

A descrição de um imóvel tem uma única fidelidade: conquistar o cliente. E, como num romance, você conquista de qualquer jeito? Não. Você dá o seu melhor. As descrições dos imóveis precisam parar de ser mecânicas ou curtas demais ou mesmo incompletas. A maioria das imobiliárias peca muito nesse sentido. 

As descrições dos imóveis também ajudam a espalhar suas palavras-chave por aí, otimizando o SEO do seu site. Procure trazer todas as informações possíveis sobre o imóvel. Nada de esconder endereço, dar valores apenas sob consulta ou omitir o valor do condomínio. Entregue a informação completa. Para ficar bem posicionado procure criar textos com cerca de 300 palavras em média. 

Invista num bom texto, que valorize o imóvel e mostre o que ele tem de melhor.  E faça isso para todos os imóveis, não apenas os premium, mas os mais simples e baratos também. Lembre-se que sua cartela de imóveis e o sustento da sua imobiliária são garantidos inclusive por aquela kitinete localizada num bairro ruim. 

Forneça fotos de boa qualidade, que permitam ver o imóvel em detalhes. Forneça um tour em vídeo, é muito simples! Se possível, um tour 360º. Seria um diferencial e tanto! Plantas e mapas também enriquecem seu conteúdo aqui. Há um corretor responsável por esse imóvel? Deixe os contatos diretos dele também. É outro diferencial que gera credibilidade. 

SEO para imobiliária – Resumindo

Neste artigo você entendeu a importância de uma boa estratégia de SEO para aumentar as vendas. Vamos resumir então o que aprendemos hoje:

Por que investir em SEO para imobiliária? 

Para ser encontrado no Google por clientes e potenciais clientes. Da mesma forma, para estar entre as primeiras sugestões do Google quando alguém fizer uma busca por imobiliárias na sua região.

6 dicas para melhorar o SEO da sua imobiliária

  1. Seu site precisa ter um layout responsivo que carregue adequadamente em todos os navegadores, bem como aparelhos diferentes. Seu site precisa ser leve também.
  2. Use as melhores palavras-chave do seu nicho.
  3. Aposte em uma estrutura de páginas que entregue ao usuário tudo o que ele busca em um site de imobiliária.
  4. Tenha um blog para melhorar o relacionamento com seus clientes, bem como aumentar sua autoridade na internet.
  5. Invista em uma linguagem diferente para cada rede. Assim você foge da mesmice e evita conteúdo duplicado.
  6. Capriche na descrição dos imóveis para satisfazer a busca do seu potencial cliente.

Nós somos uma agência especializada em SEO. Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários, pois ela pode ser assunto para um próximo post.

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio