contratar agencia de marketing digital

Contratar uma agência de Marketing Digital: O que você precisa saber antes da escolha

O que você verá nesse artigo

Você sabe quais são as melhores estratégias para ampliar a atuação da sua marca e conseguir resultados efetivos com o Marketing Digital? Inbound Marketing, SEO, Links Patrocinados, Marketing de Conteúdo e Gestão de Redes Sociais são alguns serviços que entregam cada vez mais um retorno a quem sabe usar estratégias de marketing digital.

E é por isso que você precisa iniciar e profissionalizar a atuação da sua empresa no digital. Nós vivemos em um mundo onde a internet se faz presente o tempo todo. Isso significa que se você não é encontrado online, as chances de você perder espaço para um concorrente que já possui uma presença digital estabelecida é muito maior.

Você precisa encontrar sua audiência, dialogar com ela, aparecer na frente dos seus concorrentes, mostrar os benefícios de contratar a sua empresa. Resumindo, é aproveitar todo o potencial dos tempos modernos e transformar a forma como a sua empresa vende.

Para atender a demanda de quem busca profissionalizar essa área mas, por uma série de motivos, não possui toda a estrutura ou conhecimento, isso pode ser feito ao contratar uma agência de marketing digital.

Como escolher uma agência de marketing digital?

São inúmeras as opções no mercado que podem te ajudar. Porém, a pergunta que fica é: como escolher uma agência de marketing digital que pode me oferecer exatamente o que preciso para alavancar minha presença digital?

Como mostramos, os serviços que você pode contratar são diversos. E cada um te entregará um tipo de retorno diferente.

Entenda suas necessidades e como cada serviço te ajuda a superá-la

O primeiro passo é alinhar os seus objetivos com as estratégias a serem adotadas para atingí-los da melhor maneira. Usar o anzol correto vai fazer com que a sua pesca seja muito mais produtiva nesse oceano que é o Marketing Digital.

Para te ajudar a pensar, separei 8 perguntas que você deve fazer antes de escolher qual agência irá ser responsável por traçar o caminho da sua empresa no digital.

1. Tempo de atuação no Marketing Digital

Primeiro de tudo, você busca por um serviço que possui um alto nível de especialização. Esqueça aquela ideia de que basta criar imagens bonitinhas e postar nas redes sociais que o seu negócio irá bombar. Tem muito mais coisa que faz a roda do marketing digital girar. E é por esse motivo que você deve buscar uma agência com profissionais que já passaram pelos mais variados desafios e sabem exatamente o rumo a ser seguido.

Aparecer na primeira página do Google, ajustar o website, anunciar no Google, aumentar o alcance das redes sociais ou gerar mais tráfego para o site, qual é o ponto de partida? Com inúmeras variáveis, é comum se perder no momento de definir os processos principais e que trarão os resultados mais eficazes.

2. Diferenças entre serviços de marketing digital

Existem, literalmente, milhares de agências de marketing digital que oferecem os mais variados serviços de marketing. E porque escolher a Viver de Mar Comunicação em vez do concorrente, por exemplo?

Alguns pontos que você pode avaliar:

  • Capacidade de entender o seu negócio e propor soluções
  • Capacidade sua de investimento
  • Facilidade de comunicação durante as reuniões
  • Transparência com relação aos serviços e resultados obtidos
  • Conhecimento na sua área de atuação.

3. Procure referências e casos de sucesso

Como mostramos na primeira pergunta, você busca uma empresa que tenha experiência nos serviços prestados. E algumas referências ou casos de sucesso de marketing digital são boas provas de conhecimento e experiência com o serviço que você busca. Dessa forma, mesmo no início do trabalho, você já sabe o que esperar tanto da agência, quanto do trabalho a ser desenvolvido.

4. Como é a estrutura de investimentos?

Contratos podem ser perigosos e você não quer ser pego com alguns pagamentos que surgem do nada. Por isso, saiba desde o início quanto você deve investir, qual o fee da agência e quanto de mídia paga e ferramentas você gastará

5. Como medir o sucesso de um projeto de marketing digital?

Cada serviço e empresa tem diferentes formas de enxergar o sucesso. Logo, se torna importantíssimo alinhar corretamente as expectativas e quais serão os indicadores de que o projeto está indo conforme a expectativa.

Então, entenda completamente como a estratégia adotada pode ajudar a alavancar o seu negócio e quais são números devem ser acompanhados no relatório. Isso evita diversos casos em que você está apreensivo pois esperava, por exemplo, um número de acessos maior no site enquanto que a métrica avaliada é o número de conversões.

6. A agência oferece outro serviço além do procurado?

Como falei acima, o marketing digital é uma área que envolve diversos serviços. E escolher uma agência que ofereça mais do que a Gestão de Redes Sociais ou Links Patrocinados pode ser um ponto positivo pensando na presença digital como um todo. Também é possível escalonar a otimização de outras áreas do digital à medida que você vai colhendo os resultados.

7. Quão frequente é a comunicação?

É completamente normal que você deseja se manter a par de tudo o que acontece durante o projeto. Mas dependendo do escopo de trabalho desenhado para o seu negócio, a comunicação pode ser mais espaçada, principalmente quando as entregas dependem de detalhes que já foram colhidos durante o briefing.

Entender quão periódica é a comunicação, te ajuda a ficar menos ansioso com os hiatos e a não ficar preocupado com o andamento do projeto. Normalmente, reuniões mensais ou quinzenais, além de atendimentos periódicos via e-mail ou WhatsApp resolvem o processo.

8. Eu receberei relatórios de desempenho?

Nós sempre queremos saber o que está acontecendo. Não estar por dentro de um projeto é angustiante. Ganhei posições no Google? Minha página tem mais pessoas curtindo? Gerei mais leads que o mês passado? Esses são detalhes importantes e que um bom relatório ajuda a se manter a par do andamento do projeto, bem como dos próximos passos a serem dados.

Tire suas dúvidas de marketing digital

Resultados a parte, um dos maiores focos de problema entre cliente e agência é a comunicação. Não saber o que esperar, o que será entregue e como será desenvolvido o projeto causa grandes danos no trabalho, muitas vezes minimizando até os resultados atingidos.

Alinhar os pontos de dúvida antes de fechar um acordo é importantíssimo. Tire todas as suas dúvidas antes de fechar um contrato de marketing digital com um agência ou freelancer.

Vamos recapitular alguns pontos que falamos acima:

  1. Tempo de atuação no marketing digital
  2. Diferenças entre os serviços de marketing digital
  3. Referências e cases de sucesso de marketing digital
  4. Estrutura e investimento no marketing digital
  5. medir sucesso de um projeto de marketing digital
  6. Oferece algum outro serviço de marketing digital como Inbound, anúncios, redes sociais, email marketing, SEO e afins?
  7. Como e quão frequente é a comunicação agência-cliente
  8. Eu recebo relatórios de desempenho?

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio