Marketing Conteudo Medico

Marketing de Conteúdo para Médicos: o que você precisa saber sobre

O que você verá nesse artigo

Atualmente uma das principais maneiras de divulgação dos serviços médicos e de clínicas médicas é através do marketing digital, pois ele ajuda na estruturação de ações que podem ser implementadas e trazerem bons resultados com inúmeras vantagens.

Com a tecnologia, a modalidade de marketing digital cresceu e se mostrou um canal importantíssimo para várias clínicas médicas quando falamos em aumentar o número de pacientes e sua participação no mercado.

E dentre as várias possibilidades de trabalhar a presença digital, um estratégia muito efetiva para criar autoridade, aumentar a confiabilidade e atrair mais clientes é o marketing de conteúdo, que atrai o seu público a partir do compartilhamento de conteúdos relevantes. Na área médica também pode ser utilizado com o objetivo de educar pessoas e facilitar a marcação de consultar e o entendimento, por exemplo, de consultas regulares para a prevenção de doenças.

Porém, por se tratar de um tema delicado, o marketing médico possui alguns cuidados extras a serem tomados e algumas pequenas diferenças quanto às táticas normalmente utilizadas. É sempre importante manter o seu marketing de acordo com as diretrizes do CFM no Marketing Médico (falaremos disso mais abaixo). Pretendemos com esse artigo apresentar motivos e dicas para investir em marketing de conteúdo.

Orçamento Marketing Médico

Por que usar Marketing de Conteúdo na área da Saúde?

A estratégia de marketing de conteúdo pensa em atingir o público a partir de conteúdo informativo e assim conquistar não só pacientes, mas aquelas pessoas que podem se tornar pacientes a partir de uma abordagem não tão “agressiva”. Essa metodologia se encaixa perfeitamente com a prática médica, em que buscamos proporcionar um ambiente confortável ao paciente, em que ele se sinta à vontade e tenha confiança em seu trabalho.

Ajude seus pacientes a te encontrarem no momento certo

Nessa área é extremamente comum a procura por certos termos no Google, como pediatra 24h, cardiologista em Juiz de Fora, marcar exame de vista, etc. A partir do entendimento dessa procura, podemos traçar uma estratégia para criar conteúdos relevantes e posicionar a empresa para esses termos.

Aumente a interação com sua clínica

A partir da confiança e troca de informações, o paciente pode entrar em contato com você ou iniciar um relacionamento com a sua empresa, como acompanhar o seu blog, seguir você nas redes sociais ou deixar o email para receber novos conteúdos.

Essa sensação de proximidade o médico e a clínica, seja por terem algumas dúvidas solucionadas ou através de vídeos em que se tem a presença do médico, cria um laço de confiança antes mesmo por exemplo da pessoa chegar ao seu consultório.

Facilite a marcação de consultas, exames e procedimentos

Quando se possui uma estratégia bem sucedida de marketing digital médico, é possível fazer com que os próprios pacientes vão interagindo com sua clínica, consumindo conteúdos, notando a necessidade de marcar uma consulta (seja por algum problema ou de forma preventiva). Tudo isso criado a partir de conteúdos interativos, e sem a necessidade de se tornar chato oferecendo uma venda a todo momento.

A estratégia de Marketing de Conteúdo é extremamente útil para médicos de especialidades gerais, mas também para:

  • Dentistas
  • Nutricionistas
  • Fisioterapeutas
  • Psicólogos
  • Esteticistas

Como criar conteúdo para Clínica Médica

Defina sua Persona

O primeiro passo quando falamos na criação de conteúdo para clínicas médicas e médicos é o planejamento. Nele, iremos definir qual a sua persona, como conversar com ela, o que busca na internet e outros detalhes que irá nortear a parte visual e de comunicação da sua clínica.

Crie um planejamento de conteúdo

Com a persona definida, o próximo passo é montar um planejamento de conteúdo para definir quais termos têm procura relevante para os serviços que você oferece, quais valem a pena serem produzidos, qual a frequência com que serão produzidos, onde será distribuído esse conteúdo, etc. É nesta fase que está o “pulo do gato”, pois acertar aqui irá acelerar alguns resultados para fortalecer sua presença digital.

Tenha artigos médicos adaptados ao SEO

O SEO são os mecanismos de pesquisa do Google, responsáveis por identificar quais páginas são relevantes a determinadas procuras e disponibilizar a quem procura. Por isso, a sua estratégia de marketing de conteúdo deve contar com ótimos redatores, que saibam escrever textos amigáveis aos mecanismos de pesquisa ao mesmo tempo em que entregam uma leitura suave e fluida para seu público que irá acessar.

Acompanhe o desempenho do seu blog

Para saber quais conteúdos estão trazendo resultados efetivos, quais você precisa medir e entender por onde otimizar, é preciso medir! Crie relatórios periódicos, cheque o seu posicionamento para determinadas palavras-chaves e os indicadores que mostram se sua presença digital está crescendo de forma saudável. Alguns indicadores são:

  • Tempo de permanência nas páginas
  • Número de Acessos
  • Páginas mais acessadas
  • Bounce Rate
  • Cliques em pontos de contato

Youtube Marketing para Médicos

Além do Google, existe um outro mecanismo de busca muito utilizado, que é o Youtube. Ter uma estratégia eficaz nessa rede social pode te ajudar também a fortalecer sua presença na internet, a ter um outro canal de conteúdo em um formato diferente, que são os vídeos.

O processo todo funciona de forma muito similar ao blog. E em diversos casos, é comum vermos vídeos nas primeiras posições das pesquisas no Google.

Materiais Ricos para Médicos: explore as possibilidades

O Blog é uma forma de criar um primeiro contato com seu público, mas você pode ir muito além disso! O cenário ideal é que você mantenha um diálogo com essas pessoas, continue interagindo com elas e até buscando agregar mais informações para direcionar os conteúdos. Essa é uma das funções dos materiais ricos, que podem servir como “iscas” para que as pessoas deixem sem email, telefone ou outras informações.

Quando falamos nesses materiais, o mais comum é pensarmos em e-books para médicos. Porém existem outras formas de gerar conteúdos relevantes e disponibilizar para seus pacientes.

  • Whitepapers
  • Tutoriais
  • Checklists
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Canal no Whatsapp
  • Canal no Telegram

A ideia é que o seu público receba um conteúdo diferente do que encontra no blog e que possa consumir de uma maneira diferente.

Benefícios do Marketing de Conteúdo para Médicos

Como vimos acima (e olhar que nem deu tempo de cobrir tudo!), são vários os benefícios de produzir conteúdo em um blog médico dentro de uma estratégia de marketing. Podemos destacar:

  • Mais agendamentos: A partir do momento em que mais pessoas encontram sua clínica, maior a chance dela entrar em contato
  • Maior presença online: Com uma boa presença digital, seus pacientes terão maior facilidade para encontrar você no Google, Youtube e redes sociais.
  • Autoridade: Com o tempo, sua marca é associada como uma das referências na sua área de especialidade ou na sua região.
  • Educação: através de artigos e conteúdos relevantes, é possível educar seus pacientes, aumentar a fidelização, divulgar novos serviços com mais facilidade e criar até o que chamamos de e

Marketing de Conteúdo e o CFM

Mantes-se atualizado com as normas do CFM é importante para que você não cometa nenhuma transgressão ao código.

Ao longo do artigo comentamos um pouco sobre cuidados que é preciso ter na área médica em relação ao marketing de conteúdo, mas é indispensável reforçar que a área de saúde exige mais precauções.

O marketing médico é regulado pelo Conselho Federal de Medicina. Nele, é essencial acima de tudo ética e responsabilidade dobrada com as informações difundidas e quanto a forma em que elas serão veiculadas.

Algumas preocupações que devem ser levadas em conta são:

Internet não é espaço para realizar consultas, muito menos diagnósticos.

Como mostramos acima, a internet é o lugar ideal para uma efetiva interação entre você e seu paciente e para iniciar sua relação com seus potenciais pacientes. Contudo, é sempre bom lembrar que na área médica todo cuidado é pouco, as redes podem tirar dúvidas, mais jamais substituem consultas e exames para obter diagnóstico. É necessário deixar isso claro às pessoas que acessam seu conteúdo. A internet, sites e redes sociais não são espaços para consultas a distância.

Não use imagens de seus pacientes

No meio digital, o uso de imagens é um recurso muito forte em especial em redes sociais como o Instagram, divulgação de eventos em sites e no Youtube. Porém, um cuidado necessário na postagem de imagem é que não é permitido a exposição de pacientes em nenhuma imagem nem mesmo com a autorização dele.

Seja claro quanto as suas informações profissionais

Não deixe de informar as informações exigidas pelo Código de ética médica que são: seu nome, seu número no Conselho Regional de Medicina, com o estado da Federação no qual foi inscrito e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) quando anunciar a especialidade.

Isso é muito importante! Anunciar, por exemplo, uma especialidade que você não possui, além de antiético pode ser considerado propaganda enganosa. E na área médica as consequência dessa ação são bem graves.

Ficou alguma dúvida sobre como você pode usar sua presença digital para atrair mais pacientes e melhorar sua imagem no mercado? Quer descobrir como utilizar o marketing de conteúdo a seu favor? Deixe seu comentário que responderemos da melhor maneira.

Orçamento Marketing Médico

 

 

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio