Site Para Restaurantes

Site para Restaurantes: Porque Você Deve Ter Um?

O que você verá nesse artigo

Ter um site para restaurantes faz parte de uma boa estratégia de marketing para você que possui esse tipo de empreendimento. No entanto, ainda há muitos empresários do ramo que ainda não entenderam as vantagens de se ter um site próprio.

Portanto, se você tem um restaurante, e ainda não entendeu os motivos para ter um site seu, fique atento a este artigo. Além disso, vamos te dar dicas certeiras para construir o melhor site possível!

Por que ter um site para restaurantes

Vamos, portanto, à dúvida principal: por que ter um site? Há diversos motivos para você garantir seu espaço na internet, e vamos te apresentar alguns.

Ter um site para restaurantes para ter presença

É indiscutível a necessidade atual de todo negócio estar presente na internet. Ter uma empresa, seja ela qual for, e não estar na internet, é quase como não existir.

No entanto, estar na internet apenas através das redes sociais não é, nem de longe, a melhor forma de se manter ativo.

Em 2021 tivemos um “apagão” nas redes sociais ligadas à Meta – empresa de Mark Zuckerberg. Por quase um dia inteiro, não apenas o Facebook, mas o Instagram e o WhatsApp ficaram fora do ar.

Esse apagão acertou em cheio diversas empresas que se comunicavam com os clientes e faziam vendas exclusivamente pelas redes da Meta. Para muitos o prejuízo foi grande, praticamente um dia perdido de trabalho.

A lição que podemos tirar disso é: não podemos colocar todos os nossos ovos em um cesto só. O ditado popular é muito sábio! Deixar toda nossa presença online restrita às redes é se colocar à mercê da presença delas. Lembre-se do Orkut.

Portanto, ter um site é essencial para que você se mantenha online mesmo quando todas as redes saírem do ar. E é a ele que seus clientes recorrerão em um momento desses.

Um site para ser encontrado

O seu site, além de garantir sua presença, te torna mais visível às pessoas que buscam pelo seu tipo de serviço. Quando alguém se muda para uma nova cidade, ou vai a passeio, muitas vezes busca opções de alimentação através do Google.

E aí, nessa hora você deve se destacar dos demais. Imagine que você já garantiu sua presença através da disponibilização dos seus dados no Google meu Negócio, por exemplo. Aí, o senhor Arthur decidiu passar uns dias na sua cidade. Seu Arthur não conhece bem a cidade e não tem conhecidos ali. E ele quer um tipo de comida específico. Seu Arthur recorre ao Google.

Imaginemos que ele queira comer uma schawarma árabe. E você tem um restaurante que oferece shawarmas. Seu Arthur digita Shawarma + o nome da cidade no Google. O resultado será uma lista de sites de restaurantes que vendem shawarma.

Se você se cadastrou direitinho no Google Meu Negócio, seu restaurante vai aparecer ali, à direita da tela, com seu endereço, localização, contatos e avaliações. Acontece, junto de você, estarão vários outros, sem dúvida.

Tendo uma lista com diversos sites, Arthur terá que fazer uma escolha. Ele vai dar uma olhada nas fotos e muito provavelmente irá até o site do lugar que chamar sua atenção. Provavelmente ele quer mais informações.

Na lista em que você aparece, seus concorrentes também estão. Aí ele vai até o site do seu concorrente. Vê o seu restaurante e decide fazer uma comparação básica para escolher. Mas você não tem um site. Qual a probabilidade de seu Arthur escolher o seu restaurante e não passar para o próximo da lista? Pois é.

Para reunir tudo sobre você

Outro ponto importante em ter um site é, sem dúvida, reunir todas as informações sobre o seu restaurante em um único lugar. Isso poupa tempo dos seus clientes – e futuros clientes – de ficarem procurando aqui e ali informações espalhadas pelas redes.

Além disso, ter tudo em um lugar só poupa o tempo da sua equipe também. Isso porque, dessa forma, as pessoas ligam menos para pedir informações, já que elas estão todas em seu site. E acredite, as pessoas querem ter que telefonar cada vez menos.

Se uma pessoa tiver que ligar para o seu estabelecimento para ter uma informação básica, das duas, uma: ou ela vai tomar tempo seu e da sua equipe para responder algo básico, ou ela irá para o seu concorrente buscar essa informação.

Portanto, capriche.

O que ter em um bom site para restaurantes

Acreditamos que agora você já tenha percebido a importância de ter seu site próprio. Com isso em mente, você já deve estar pensando na construção dele. Porém, certamente tem diversas dúvidas de que coisas você precisa ter em seu site.

Calma, não criemos pânico! Trouxemos aqui uma lista com sugestões de itens essenciais para você ter um site de destaque.

Design elegante e amigável

Antes de falarmos do conteúdo, você precisa deixar seu site um lugar gostoso de navegar. Com botões estrategicamente espalhados, além de intuitivos. Da mesma forma, invista em um design leve, não só na aparência, como no carregamento. Se seu site tiver imagens muito pesadas, por exemplo, ele vai demorar a carregar. E pode fazer seu cliente desistir da visita.

Todas as informações em seu site para restaurantes

Já falamos anteriormente sobre a importância de ter todas as informações em um só lugar. E este lugar é o seu site. Por isso disponibilize seu endereço, localização no Google Maps, contatos de telefone, e-mail e WhatsApp. Deixe também, linkadas ao site, todas as suas redes sociais.

Cardápio online

 Mantenha um cardápio em seu site e atualize-o constantemente. Ele é uma forma de seus clientes conhecerem o menu do dia, por exemplo. Além disso, ele mostra as opções disponíveis a quem ainda não conhece seu estabelecimento. E isso nos leva ao próximo item.

Fotos de qualidade

As fotos são a melhor forma de expressar bem a qualidade do seu produto. Por isso não deixe para fazer as fotos com aquele sobrinho que sabe mexer no Photoshop. Contrate um fotógrafo especialista para fazer fotos realmente boas. Não use fotos de bancos de imagens.

E, da mesma forma, procure entregar seus pratos com a mesma apresentação impecável que você fez para as fotos. Nada de maquiar um super hamburgão para a foto e na hora que seu cliente pede seu lanche entregar um hamburguinho mirrado com um micro bife e umas folhas de alface. Isso afasta os clientes, sério.

Espaço para compartilhar conteúdo dos clientes

Há diversos espaços onde os clientes podem dar um feedback sobre seu restaurante. Não apenas nas redes sociais, mas também nas avaliações do Google, por exemplo.

Portanto, sempre que um cliente falar bem sobre seu restaurante, divulgue-o em seu site. Tenha um espaço dedicado a esses feedbacks, é uma excelente vitrine para você.

Apresente sua equipe de trabalho

Tenha um espaço dedicado à sua equipe. Você pode ser o cabeça, mas são eles que, no final das contas, fazem o negócio rodar. Por isso tenha um espaço para não apenas mostrá-los, mas valorizá-los.

Isso humaniza o seu negócio, além de fazer com que seus funcionários se sintam valorizados. Isso sem contar no fato de mostrar às pessoas que você uma equipe de peso e se orgulha dela.

Espaço para fotografias

Tenha um espaço onde você compartilhe fotos de eventos, momentos especiais e também do dia a dia do restaurante. Mostrar esse lado humaniza ainda mais seu negócio e dá às pessoas o que elas buscam: conexão.

Área de contato e reservas online

Além de suas informações de contato, ofereça aos clientes a possibilidade de entrar em contato diretamente pelo site. Você pode investir em uma ferramenta específica ou usar o bom e (não tão) velho botão de redirecionar para o WhatsApp.

Fazer reservas online também é uma excelente ideia, principalmente se o seu restaurante é do tipo que lota em alguns dias específicos, ou ainda dispõe de pouco espaço.

Tenha um blog

Acredite, um blog tem o poder de atrair muitos clientes até você. Gerar conteúdo de valor traz muito tráfego orgânico. Além disso, ele funciona como uma parte do seu restaurante que tem como intuito facilitar a vida do cliente. Seja com dicas relacionadas à culinária, por exemplo, seja com curiosidades sobre os pratos que você serve ou a nacionalidade da cozinha oferecida.

Resumindo – Por que ter um site para restaurantes

Ter um site é uma excelente estratégia para você que deseja investir e se tornar grande no seu ramo. Vamos, portanto, resumir um pouquinho dos pontos que apresentamos neste artigo:

Por que ter um site para restaurantes? Ter um site para:

  • Ter presença online;
  • Ser encontrado;
  • Reunir todas as suas informações num só lugar.

O que ter em um bom site para restaurantes?

  • Design amigável;
  • Todas as suas informações;
  • Cardápio online;
  • Fotos de qualidade;
  • Espaço para divulgar feedbacks positivos;
  • Lugar para apresentar sua equipe;
  • Espaço para fotografias;
  • Área para contato e reservar online;
  • Um blog.

Este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião ou sugestão nos comentários e encaminhe essas informações para quem também precisa delas!

A Viver de Mar tem diversos modelos de site para restaurantes que reúnem todo o necessário para você não ficar mais atrás de seus concorrentes. Entre em contato conosco e agende um orçamento!

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio