Plataformas para fazer Live

Plataformas para fazer live: conheça agora 5 opções incríveis

O que você verá nesse artigo

As plataformas para fazer live se tornaram muito procuradas. Isso porque desde o início da pandemia e isolamento social, muitos criadores de conteúdos recorreram às transmissões ao vivo para todo e qualquer tipo de assunto.

As redes sociais, são as mais utilizadas, pois disponibilizam recursos para a realização de lives. No entanto, não são as únicas plataformas para fazer live.

As transmissões podem ser feitas usando a própria câmera do celular ou computador. Caso queira incluir mais recursos gráficos, existem softwares de transmissão.

Confira agora 5 opções de plataformas que você pode utilizar para fazer suas lives.

1 – Twitch

A Twitch é uma plataforma de streaming de vídeos ao vivo onde qualquer criador de conteúdo pode fazer lives gratuitas. Ela foi criada em 2011 com o foco no mercado de games. Além disso, foi comprada pela Amazon em 2014.

De acordo com a ferramenta Twitch Tracker, a plataforma possui média mensal de 2,4 milhões de espectadores, com mais de 59,9 milhões de horas assistidas.

Apesar dos games serem o tipo de conteúdo mais popular na Twitch, a plataforma passou a incentivar streams abordando outros temas  e deu certo. Hoje, você pode encontrar lives sobre culinária, música e até política.

Vantagens

  • Jogos grátis
  • Twitch Prime Loot
  • Conteúdos para Chat
  • Armazenamento estendido

2 – YouTube Live

O YouTube Live é uma das plataformas para fazer live, mais usadas e conhecidas. A  ferramenta possibilita transmissões em tempo real direcionadas aos inscritos do seu canal.

É só o usuário ter um dispositivo com conexão à internet e uma câmera para que qualquer usuário faça uma Live no YouTube.

Durante as transmissões, o YouTube Live disponibiliza uma caixa de comentários para os espectadores, que conseguem ter uma maior interação e envolvimento, o que permite que você se aproxime ainda mais dos clientes em potencial.

Além disso, uma grande vantagem é que você pode ganhar dinheiro fazendo transmissões ao vivo no YouTube. Através do recurso de monetização ativado é possível inserir anúncios durante a Live, e sempre que um usuário clicar nele, você ganhará uma pequena quantia.

Por fim, é importante dizer que as Lives podem ser abertas na mesma hora ou podem ser agendadas. Em caso de agendamento, dá para inserir todas as informações necessárias e, quando o dia e horário marcados chegarem, é só dar o play no vídeo.

Vantagens

  • Engajamento de público
  • Interação com o público
  • Conteúdo diferente

3 – Facebook Live

De antemão, o Facebook Live é uma função do Facebook que permite criar vídeos em formato streaming. A ferramenta permite fazer vídeos ao vivo.

O mais interessante é que tudo é feito de modo muito simples e ágil, podendo optar em transmitir o vídeo para a sua página pessoal ou para a fanpage do seu negócio.

Você pode entregar conteúdo relevante e dinâmico de onde você estiver, sempre que quiser. Sem contar com a facilidade de conexão direta com o seu público, o que dá a grande possibilidade de aumentar o engajamento, as interações, entre outras coisas.

Anunciar no Youtube

Seu vídeo fica gravado na plataforma, então se você estava ao vivo, mas a audiência não foi tão alta quanto era esperado, há mais uma chance do público ser atingido.

Dados apontam que os usuários interagem 10 vezes mais em transmissões ao vivo do que em outros tipos de vídeo no Facebook.

Vantagens

  • Facebook é a maior rede social da atualidade
  • Preferência pela transmissão ao vivo
  • Aumento de comentários
  • Resultado em Ads
  • Baixo custo de produção

4 – Instagram Live 

A live é um recurso do Instagram Stories que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo, bastante parecida com o Facebook Live. A ferramenta foi liberada, em 2016, e tem sido a bola da vez para empresas, personalidades e figuras públicas que querem alcançar sua audiência.

Para utilizar você só precisa de um smartphone e uma boa internet para aparecer em tempo real para milhares de pessoas com a rapidez de um clique. O Instagram Live é uma forma descontraída de levar conteúdos exclusivos para seu público.

Vantagens

  • Aumenta o engajamento
  • Ativa os gatilhos mentais da urgência e da exclusividade
  • Entrega de conteúdo de valor
  • Tem baixo custo
  • Geração de leads

5 – Dailymotion

O Dailymotion é um site gratuito de hospedagem de vídeos similar ao YouTube. A plataforma permite enviar vídeos em qualidade 

Full HD e tem aplicativos próprios para Android, iOS, Windows Phone e Windows. No software não é necessário criar uma conta para utilizar os serviços, basta logar com um perfil do Facebook e fazer o upload.

O grande diferencial dos aplicativos móveis do Dailymotion em relação ao Youtube é a capacidade de sincronizar os vídeos com o smartphone ou tablet para  assistir em modo offline. Entretanto, só é possível visualizar dentro do próprio app.  

Confira agora, dicas para ter sucesso nas plataformas para fazer live

Uma das coisas mais importantes durante a transmissão de vídeos online é garantir que tudo funcione muito bem, atraia e retenha o público. Portanto, confira seus equipamentos, a qualidade da imagem, do áudio e, claro, a conexão da sua internet. 

Veja essas dicas incríveis que separamos para você. Funciona basicamente como um checklist antes de cada transmissão.

Imagem: Faça testes. Observe se a imagem da câmera do seu computador é satisfatória e, se possível, tenha uma reserva. Assim, você antecede os imprevistos e não é pego de surpresa.

Luz: Para garantir a captura de uma imagem de qualidade é preciso investir em iluminação. A boa notícia é que a luz natural é uma ótima aliada para fazer isso acontecer. Porque, caso não seja possível gravar em um ambiente “naturalmente claro”, você pode optar por uma softbox e um rebatedor de luz.

Som: Tenha certeza que o som funciona bem. Além disso, uma boa dica é utilizar um fone de ouvido para melhorar a captação do seu áudio e evitar ruídos durante a transmissão.

Internet: Descubra se ela costuma oscilar em algum período do dia, porque assim fica mais fácil marcar o evento para um horário adequado e evitar falhas ou quedas de rede.

O que achou da nossa lista Top 5 de Plataformas para fazer Live?

Gostou? Então curta, deixe nos comentários o que achou e por fim, compartilhe a informação com seus amigos nas suas redes sociais.

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio