Melhorar Email Marketing

Melhorar Email Marketing: 5 Dicas Simples para Aplicar Agora

O que você verá nesse artigo

Quando falamos dos principais canais de comunicação que geram resultados, muitos donos de empresas esquecem do email marketing.

E esse é um erro e tanto. O email marketing é uma ferramenta incrível ainda mais se você trabalha com:

  • Automação de marketing
  • Inbound marketing
  • Fluxos de nutrição
  • Fluxos de cadência
  • Lançamentos
  • Listas de Emails

Por isso, nesse artigo vamos te mostrar algumas estatísticas interessantes que provam o nosso ponto de vista e ainda te ajudar com 5 grandes dicas que são simples, mas vão ajudar você e o seu negócio a trabalhar melhor o marketing digital e o email como um canal de aquisição de clientes.

Estatísticas do Email Marketing

  • O ROI (Retorno Sobre o Investimento) do email marketing é de 38 dólares para cada dólar investido
  • As pessoas são duas vezes mais propensas a se inscrever em uma lista de email do que em interagir com a sua página no Facebook.
  • A taxa de conversão de campanhas de email marketing são maiores quando comparadas com as redes sociais e tráfego orgânico combinados.
  • Consumidores que compram por causa de campanhas de email marketing gastam 138% a mais do que aqueles que não foram impactados.

fonte: https://www.litmus.com/blog/infographic-the-roi-of-email-marketing/

Esses são alguns dados e que mostram o email como uma ferramenta muito promissora, não é mesmo?

Só que a concorrência é grande. Diariamente, são mais de 205 bilhões de emails enviados em todo o mundo. E ali, com certeza, estarão alguns dos seus concorrentes.

Em um ambiente tão competitivo na caixa de entrada das pessoas, você precisa saber se destacar para ganhar a atenção das pessoas que estão na sua lista de emails.

Também é importante que você conquiste a confiança do seu público. O conteúdo precisa ser relevante sempre para que as pessoas não parem de abrir os seus emails ou o marquem como spam.

Veja algumas dicas simples para otimizar a performance do seu email marketing dentro das suas campanhas.

Melhore a Segmentação dos Emails

Por mais que segmentar os emails de acordo com preferências e características seja uma prática mais do que recomendável, ainda é muito comum vermos várias campanhas que são enviadas “para a base toda”.

Mais complicado ainda é quando percebemos que a personalização dos emails também não é tão comum. Mas, convenhamos, é complicado personalizar um email se você o envia para milhares de pessoas diferentes.

Porém, conseguir entregar um email que converse mais com as pessoas que estão recendo pode entregar uma taxa de aberturas e de conversão consideravelmente maior.

Por isso, não espere que um mesmo email com uma só mensagem vá impactar fortemente milhares de pessoas diferentes.

Você pode tentar segmentar por idade, localização, hábitos, perfil de consumo ou alguma outra característica que faça dele algo mais pessoal.

Tente enviar emails fora do período convencional.

A hora em que você envia os emails podem ter um enorme impacto, mas muitos é comum que muitas pessoas, na ânsia por enviar rápido aquele conteúdo construído com tanto cuidado, não considerem o melhor horário para isso.

Acertar no horário pode ajudar a sua campanha a ganhar alguns cliques a mais. Não existe uma regra certa para qual horário é o melhor para enviar os seus emails.

No final das contas, muito se resume a escolher um horário inicial e, periodicamente, ir testando outros horários para avaliar se há uma melhora nas taxas de abertura e cliques.

Use CTA’s que sejam atrativos

O propósito do email é fazer com que a pessoa que recebe tome a ação que desejamos. Pode ser:

  • Acessar uma página do site
  • Baixar um material gratuito
  • Entrar em contato
  • Acessar um blog post

Por isso, a chamada pra ação é parte importantíssima quando falamos do email marketing. É ela que ajudará o leitor a passar pela sua jornada de compra (ou funil de marketing).

Encontrar o melhor formato e o melhor texto para gerar interesse (e ação) pode nem sempre ser tão simples. Mas tenha em mente que o Call to Action deve ser claro e conciso para que as pessoas entendam o que devem fazer a seguir.

Tenha Certeza que os Seus Email Estão Bem Otimizados para Smartphones

Cada vez mais fazemos parte de uma sociedade onde tudo acontece na palma de nossas mãos.

E isso significa mais emails sendo abertos e lidos em celulares e smartphones do que em computadores. A grande vantagem é que as pessoas têm acesso a suas contas de emails com maior frequência e facilidade.

Porém, se você não ficar atento, ela pode não ter a melhor das experiências ao receber um conteúdo seu. As suas campanhas de emails precisam estar otimizadas tanto para quem lê em computadores quanto para quem lê em celulares. São 5 pontos simples que você pode prestar atenção:

  • Tamanho da fonta
  • Cor da fonte
  • Legibilidade do conteúdo
  • Tamanho do CTA
  • Destaque do CTA

Checar como as campanhas estão diagramadas em todos os dispositivos deve ser parte da sua rotina, caso você queira enviar uma campanha que realmente converta.

Se possível, pode valer a pena ter um checklist de email marketing.

Faça o Básico Bem Feito

Por mais que um email super enfeitado, cheio de imagens, gifs e outras funcionalidades que a sua plataforma oferece, se manter ao básico bem feito é o que pode entregar os melhores resultados para você.

Quanto mais imagens, links e distrações da mensagem – e ação – que você quer passar, menor será o seu engajamento com o conteúdo.

Emails com apenas texto podem parecer não tão atrativos, mas eles costumam entregar bons resultados. E o principal motivo é que você não tirar o foco do que realmente importa, que são os CTA’s, a copy e os links.

Faça o trackeamento das suas campanhas de email

Para você entender quais trechos ou até mesmo o quanto as suas campanhas de email geram tráfego. E para isso, é importante que você use o URL Builder, uma ferramenta do Google que te ajuda a entender quais canais geram tráfego para o seu site.

Entendeu como você pode melhorar o email marketing?

E aí, vamos começar a usar e melhorar o email marketing na sua estratégia de marketing? Caso esteja usando, deixe nos comentários uma dica que você aplicou e que pode ajudar alguém.

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio