Inbound Marketing Para Clínicas Médicas

Inbound Marketing para Clínicas Médicas

O que você verá nesse artigo

Estar presente na internet não é mais uma opção. Independente do segmento e mercado de atuação, cada vez mais as pessoas vão ao Google ou às redes sociais procurar a solução dos seus problemas. E isso inclui também a área da saúde.

 

Basta fazer uma pesquisa sobre alguns sintomas ou alguma especialidade que está buscando que está sentindo para receber milhões de respostas e clínicas dispostas a ajudar a restabelecer sua saúde.

 

No momento do paciente contratar o serviço e escolher onde ele será realizado, existem vários fatores que são levados em consideração. É nesse momento que utilizar uma estratégia de Inbound Marketing pode ajudar você e sua clínica a conseguir novos pacientes. A ideia central é criar uma forte presença digital que o cliente vá até você sem que seja necessário ser invasivo com muita publicidade comercial. Lembre-se: na internet o seu cliente sempre pode rejeitar o seu anúncio.

 

Como funciona o Inbound Marketing para médicos e clínicas?

 

A área da saúde é uma área em que, muitas vezes, uma referência de um amigo ou conhecido pode fazer a diferença. A exigência de credibilidade, ou o que chamamos no digital de “prova social” se faz muito presente nesse setor. Até porque o paciente quer ter a garantia de que estará sendo bem cuidado. E com o Inbound Marketing as pessoas te dão “permissão” para falar com elas.

 

Confira como você pode construir sua presença digital e aplicar a metodologia na sua clínica

 

1) Tenha um site responsivo, ágil e moderno

Se você deseja trabalhar com o Inbound Marketing, onde o principal pilar é atrair o seu potencial cliente e mostrar a ele como você pode fazer a diferença na saúde dele, você precisa de um site que seja responsivo e ágil.

 

O site deve ser responsivo, ou seja, que se adapte perfeitamente a qualquer dispositivo que esteja o acessando. E também que seja ágil. Uma dificuldade para encontrar a informação que ele buscava ou uma grande demora para carregar pode fazer ele buscar o site do concorrente.

 

Um site também é importante pois, diferente das redes sociais, é seu, e nós podemos criar estratégias para extrair informações para entender seu cliente e abordá-lo quando estiver mais propício a marcar uma consulta.

 

Entender sua persona é fundamental! Quando nos comunicamos em uma linguagem que nossos clientes usam, a sensação de conexão aumenta, você parece mais autêntico e transmite muito mais credibilidade.

 

Pense nas Imagens que você utiliza: Do mesmo jeito que pensamos na forma como falar com pacientes, também devemos pensar nas imagens utilizadas. Como diz o ditado, “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Por isso, a dica é sempre pensar em fotos que transmitam sentimentos positivos, confiança e bem-estar. Seu paciente busca por uma solução do seu problema.

 

Formulário de contato: Ao entrar em seu site, na maioria das vezes os potenciais pacientes não tem urgência ou simplesmente estão avaliando a possibilidade de realizar um tratamento em sua clínica em um futuro indefinido. Com esta intenção, eles não entrarão em contato com a sua clínica através de um contato telefônico. Sendo assim, um formulário de contato servirá tanto para os pacientes com menor urgência, como para sua clínica – que poderá criar uma base contatos e manter uma comunicação constante por e-mail.

 

2) Adapte seu site para os mecanismos de busca

 

De nada adianta você seguir a primeira dica desse artigo ou criar uma super estratégia de Inbound se ninguém encontra o seu site na internet. Por isso, tenha um planejamento para ajustar o SEO do seu site, sempre de acordo com o que seus clientes mais procuram.

 

Conseguir se posicionar na frente de seus concorrentes pode ser um diferencial para gerar tráfego qualificado e aumentar o volume de pacientes da sua clínica.

 

Vamos pensar, por exemplo, que eu tenha uma clínica de ortopedia na cidade de Guarulhos-SP. Ao pesquisar “clínica ortopedia Guarulhos”, se o seu site não estiver entre os primeiros resultados, você tem um grande gargalo para otimizar sua presença digital.

 

Com o apoio de conteúdos, é possível se posicionar para termos que reflitam a intenção de busca dos pacientes que buscarão, em algum momento dentro da jornada de compra, uma clínica médica para se consultar.

 

Para mapear as melhores palavras-chave para sua clínica, usamos ferramentas como o SemRush ou Ahrefs. Com elas conseguimos estimar  quantas procuras mensais tem cada termo, e a dificuldade de posicionar organicamente.

 

3) Conteúdo notável e educacional

 

Acima falamos sobre mapear as melhores palavras-chave para o seu negócio. Com elas bem documentadas, a missão é conseguir conteúdos que sejam realmente relevantes à sua audiência. Além de ajudar a melhorar o posicionamento orgânico, se o seu material for realmente incrível, pode mudar  a forma como seus possíveis pacientes veêm sua empresa. Alguns tipos de conteúdos para Inbound são:

 

Blog Posts:

 

Um blog é a sua melhor estratégia para atrair visitantes qualificados para seu site, aumentar sua quantidade de leads e criar autoridade no mercado. Os artigos podem ter como intuito solucionar as principais dúvidas dos seus pacientes a cada procura que ele faça online.

 

E-books:

 

Os Ebooks são conteúdos mais densos, criados para ajudar a  aumentar a base de contatos, já que, normalmente, para que uma pessoa faça o download, pedimos seu email – ou outras informações via um rápido formulário- para entregá-lo. Assim, conseguimos ir coletando dados dessas pessoas enquanto elas navegam em nosso site. Sem contar que já temos o contato dela para futuras ações.

 

4) Clínicas Médicas e o funil de vendas

 

Quando falamos da jornada de compra – todo o processo que uma pessoa faz desde o momento em que há um primeiro contato com o produto até o momento em que realiza a compra – de um cliente, precisamos aplicar o que chamamos de funil de vendas para entender em que momento ele está e qual a melhor estratégia para atraí-lo a conhecer a sua clínica.

 

O Funil é divido nas seguintes  etapas:

 

Atração:

 

Principais canais de atração: Site, SEO, Blog, Redes Sociais, Mídia Paga e Materiais Ricos.

 

A fase de atração é onde, muito provavelmente, seu futuro paciente terá o primeiro contato com a sua empresa ou o problema. É a fase da descoberta e a busca aqui é sempre por informações que sejam úteis e resolvam essas dúvidas.

 

Conversão:

 

Principais canais de conversão: Landing Pages, Formulários de Conversão, CRO, Calls-to-Action no site, Materiais Ricos

 

Na fase de conversão, sua persona já entendeu um pouco sobre suas dúvidas e você deve facilitar todo o processo para que ela “converta” no seu site. Inicialmente, pode significar apenas deixar o email para contato, através de alguns dos canais que falamos acima. Assim você, com nome e email dela pode iniciar o 3º passo: o relacionamento com seu cliente.

 

Relacionamento

Principais canais de relacionamento: Automações de Marketing, Email Marketing e Redes Sociais

 

No relacionamento, também chamado por alguns de fase de nutrição, é o momento em que sua empresa e seu cliente podem conversar. A estratégia é manter periodicamente a comunicação com ele. Seja para ajudá-lo a estar no estágio ideal de compra, seja para manter sua empresa por perto dele, para que no momento em que procure o serviço, você seja a primeira lembrança.

 

Venda

 

Na venda, seu cliente já entende que possui um problema, qual a melhor solução para resolver esse problema e está definindo quem irá resolver o problema. Nessa fase, você pode trabalhar de forma ativa para oferecer alguma condição que antecipe a decisão do seu cliente, quebrando possíveis objeções de compra. Também pode aguardar o momento em que ele entre em contato, o que chamamos de venda passiva.

 

Analisar

 

Na fase de análise é o momento em que analisamos todo o trabalho desenvolvido, entendemos nossa performance e projetamos metas seguintes, alinhando com o que foi desenvolvido até o momento. E dentro do Inbound nós conseguimos dados concretos sobre todas as áreas que envolvem o Marketing Digital.

 

5) Benefícios do Inbound Marketing para Clínicas Médicas

 

Nós temos falado, durante todo esse artigo, sobre como o Inbound pode ajudar você e sua clínica a conseguirem mais pacientes durante o desenvolvimento do projeto. Para te ajudar a entender melhor, confira alguns dados estatísticos que comprovam o que estamos falando:

 

  • 75% de quem faz uma pesquisa no Google não vai além da primeira página
  • 86% das pessoas que assistem tv pulam propagandas comerciais
  • 93% das intenções de compra começam na internte, com alguma dúvida ou curiosidade
  • A média de ROI em projetos de Inbound Marketing é de 275%

 

Orçamento Marketing Médico

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio