Marketing Digital para Dentistas

Marketing Digital para Dentistas: Conheça as melhores estratégias

O que você verá nesse artigo

Um dos maiores desafios de profissionais da área odontológica é conseguir atrair um maior número de pacientes em um mercado tão concorrido e disputado. Afinal, quem não quer ter uma agenda lotada e uma clínica sempre cheia de pessoas procurando os seus serviços?
No entanto, para conseguir atrair cada vez mais pessoas é preciso divulgar os seus serviços, fazer aparecer para um número cada vez maior de pessoas. E isso pode ser feito utilizando o poder da internet e do marketing digital para que cada vez mais pessoas conheçam os seus serviços e a sua clínica.

 

Por isso é tão importante trabalhar estratégias de marketing online voltadas para área da Odontologia.

 

E nesse artigo você poderá conhecer mais sobre as melhores estratégias que você pode utilizar ao fazer o marketing digital na área odontológica, tanto para dentistas quanto para consultórios. Alguns dos tópicos que serão abordados durante o artigo são:

 

  • Posso fazer marketing digital para o meu consultório odontológico?
  • Fazer anúncios no Facebook e no Instagram trazem resultados?
  • Como conquistar clientes para minha clínica com Marketing Digital
  • Como divulgar a sua clínica odontológica
  • Vale a pena fazer propaganda nas redes sociais?
  • Existem regras para anunciar o serviço de dentista na internet?
  • Redes Sociais para dentistas
  • SEO para dentistas
  • Blog para odontologistas

 

Vamos começar?

 

Posso fazer marketing digital para o meu consultório odontológico?

 

Sim, claro que você pode (e deve!) criar uma presença digital e utilizá-la para atrair pacientes para o seu consultório. Contudo, é extremamente importante seguir a risca as recomendações do Conselho Regional de Odontologia que regulamenta essa prática.

 

Se “mantendo na linha” você evita muita dor de cabeça no futuro e garante que sua presença digital seja o mais efetiva possível.

 

Como fazer o marketing digital e atrair mais pacientes para o meu consultório?

 

O primeiro passo quando falamos do marketing digital como um todo é entender que marketing, digital ou offline, é relacionamento. Logo, isso significa que é necessário se relacionar e interagir com os seguidores para que todo o trabalho renda os frutos desejados.

 

E uma das (muitas) vantagens de trabalhar o marketing de forma online, é que nele é possível medir praticamente todas as ações que são realizadas. E, com esses números em mãos, entender para onde deve ser direcionado os esforços das ações.

 

Escolhendo a estratégia de Marketing Digital

 

O Marketing Digital como um todo é um processo complexo, que envolve uma série de estratégias que são utilizadas para potencializar a sua clínica e atrair o máximo de interessados nos procedimentos buscados. Para você ter uma ideia, quando falamos em Marketing Odontológico, são várias as estratégias que podem ser adotadas. E falaremos dela agora, nos próximos tópicos:

 

Gestão de Redes Sociais para dentistas

 

As redes sociais são, hoje em dia, a alternativa mais fácil para iniciar um trabalho que tenha como foco amplificar a sua presença digital, já que é onde o seu público consome boa parte do tempo.

 

As redes sociais tem um grande poder de atrair novos pacientes para o seu consultório, já que são acessadas por um número cada vez maior de usuários com os quais você pode se relacionar. Afinal, marketing é, acima de tudo, relacionamento.

 

À medida que sua marca constrói uma presença digital e alcança novos possíveis clientes, é possível trabalhar com foco em aumentar o número de pacientes no seu consultório.

 

Google Adwords para consultório dentário

 

O Google Adwords é uma estratégia utilizada para conseguir clientes que já procuram pelo seu serviço. Com ele, é possível anunciar na sua região para os serviços que você oferece.

 

No Adwords, você precisa ter uma página de destino para direcionar os cliques que receberá dos anúncios no google. Portanto, é sempre importante conferir se essas páginas ou o seu site está otimizado para uma boa experiência do usuário.

 

Como funciona o Google Adwords

 

O Google Adwords é uma modalidade que funciona no modelo pay per click. Ou seja, você paga apenas quando as pessoas clicarem no seu anúncio.

 

Como o Google funciona como uma espécie de um leilão, o quanto você paga em cada anúncio depende do valor de cada palavra-chave, que varia de acordo com o número de procura e o número de empresas querendo anunciar.

 

Portanto, o anunciar no Google para a área odontológica traz ótimos resultados pois te coloca na primeira página do Google para quem já está procurando pelos seus serviços. Isso significa uma conversão rápida de clientes.

 

SEO para Odontologia

 

Fazer o SEO do seu site ou de alguma outra plataforma significa ajustar a parte técnica para que ele seja o mais encontrável possível. Isso vale para o Google, para o Youtube e para outras plataformas. A questão que surge quando falamos em SEO para dentistas, é: “Como fazer meu site de dentista aparecer na primeira página do Google?

 

Para posicionar no Google, existem uma série de técnicas que são aplicadas e divididas em duas “fases”: SEO on-page e SEO off-page. Também é muito interessante trabalhar o posicionamento local, focado na região onde você oferece o serviço. Por mais que seja muito legal aparecer no máximo de lugares possíveis, pode não ser a estratégia que trará o maior resultado para o seu negócio.

 

Como o foco é trabalhar o posicionamento do site de forma orgânica (não anunciando no Google), é interessante otimizar as páginas de serviços, que são o foco de boa parte da procura. Através de um planejamento de SEO é possível traçar a melhor estratégia para determinar os próximos passos a serem tomados para colocar o seu site nas primeiras posições.

 

Blog para dentista

 

O Blog é uma das principais estratégias para colocar sua empresa na frente dos seus concorrentes. Acertar nessa estratégia te ajuda a gerar acessos no site que podem ser convertidos em contatos futuros e a posicionar os seus serviços na primeira página do Google.

 

Com um blog para dentistas, você também pode atuar de forma mais institucional, gerando conteúdos que o seu público consome. A vantagem do blog é que a longo prazo é possível diminuir a dependência de anúncios para aparecer nas primeiras posições quando alguém procurar por um procedimento que você oferece.

 

Inbound Marketing na área Odontológica

 

Essa é uma metodologia que atua praticamente cuidando de todo o processo de marketing digital. Isso significa que o Inbound Marketing para Dentistas inclui todos os processos que descrevemos acima e alguns outros mais. Ele é o responsável por gerar os possíveis interessados (leads) e levar até o comercial ou fazer com que esse lead peça um orçamento ou agende uma visita!

 

Com o Inbound é possível medir o nível de interações de cada contato com, quantas vezes acessou a página X, se baixou algum material ou abriu aquele email enviado. Com isso, é possível determinar quais ações são importantes para indicar que ele está pronto para receber uma abordagem mais comercial.

 

Quando um lead está no final da jornada de compra é muito mais provável de consumir o seu serviço comparado a um lead em um estágio inicial do que chamamos da jornada de compra.

 

funil de inbound marketing

O que não fazer no Marketing Digital Odontológico?

 

O que não fazer marketing digital odontológico

 

Qual a melhor estratégia de Marketing Digital para dentistas e clínicas odontológicas?

 

Marketing Digital é, como mostramos acima, relacionamento com seu público e possíveis novos clientes. Por isso, não existe uma fórmula mágica para aplicar no seu negócio. A definição da melhor estratégia e de qual caminho seguir depende de uma análise estratégica do seu negócio, localidade, concorrentes e diversos outros fatores.

 

O Infográfico abaixo mostra alguns dados importantes sobre o marketing digital na área, e sua enorme relevância para quem deseja atrair mais pacientes pro seu consultório.

 

fonte: smilesavvy.com

Quer saber como o Marketing digital pode alavancar o seu consultório? Entre em contato com a gente e agende um diagnóstico gratuito!

Orçamento Marketing Dentista

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio