Marketing de Influência

Marketing de Influência: Alavanque seu negócio com influenciadores digitais

O que você verá nesse artigo

Imagine que você pudesse contratar um ninja com uma super reputação para vender os seus produtos e alcançar novas pessoas usando estratégias que você – ainda – não possui. Parece um pouco injusto, não é mesmo? Mas é exatamente isso que acontece com as marcas quando elas começam a trabalhar com ações de marketing com influenciadores digitais, ou o marketing de influência.

O conceito de usar personalidades conhecidas para promover produtos e serviços não é particularmente novo. Celebridades, por exemplo, têm feito propagandas e comerciais para marcas desde que a publicidade existe. Mas o marketing de influência é um pouco diferente. Não é sobre pagar grandes quantias para uma estrela anunciar algo. É sobre construir um relacionamentos com um público que você quer alcançar.

E a internet gerou um modelo de influenciador totalmente novo. Agora, as estrelas da Tv e do cinema não são 100% do foco das empresas. Canais do Youtube, estrelas do Instagram e personalidades das redes sociais conseguiram atrair um parcela de atenção considerável.

E isso é ótimo para Startups e pequenos negócios. Essa mudança abriu uma janela de oportunidade para competir com grandes concorrentes. O Marketing de Influência chegou há alguns anos, mas somente agora ganha força. Por isso, não se preocupe, você ainda pode aproveitar essa oportunidade.

Então, se você está procurando alcançar novos públicos de um modo a construir uma relação de confiança e levar a grandes conversões com ROI’s muito maiores, é hora de entender como implementar uma estratégia com um Influenciador Digital.

O que é um Influenciador Digital?

Por definição, influenciadores digitais são personalidades que, devido à sua popularidade com um determinado nicho de pessoas, conseguem influenciar as pessoas a tomarem uma decisão ou a ter uma visão mais otimista a partir daquilo que é falado por ela.

Simplificando, um influenciador é uma pessoa que usa sua imagem para vender um produto ou melhorar a imagem que seus seguidores têm desse produto .

1. Como descobrir bons Influenciadores

O primeiro passo para encontrar influenciadores digitais é descobrir quem é quem, analisando o seu perfil nas redes sociais e as interações com fãs. Nem todos possuem os mesmos pontos fortes. Alguns terão uma base de fãs menor, porém mais engajada. Outros, mais seguidores, mas que se engajam menos. Com uma relação menor de confiança.

No geral, nós queremos dividir os influenciadores em categorias que mostrem quão bem eles se encaixam com uma marca ou negócio e o potencial valor dos seus seguidores. E isso depende de inúmeros fatores.

Veja como isso é feito:

Encontre influenciadores que combinem com sua marca

Se quer obter os melhores resultados com uma ação com influenciadores, você deve procurar por aqueles que tem uma profunda relação com a sua persona, que realmente acreditam no que o seu produto ou serviço oferece. Esse é um passo que está diretamente relacionado ao sucesso da sua campanha. De nada adianta investir em uma ação se o influenciador escolhido tem uma grande rede de fãs, mas que não tem interesse no que a sua marca diz.

Ser maior não significa melhor

Você deve notar que quanto maior for o influenciador, mais difícil será para você se aproximar dele. O número de pessoas e marcas ao lado dele será muito maior e mais frequente. Leve em consideração quanto trabalho será necessário para entrar no radar para medir se vale a pena e se eles terão interesse em fazer uma ação com a sua marca.

Use Influenciadores locais

Muitas agências, consultores e pessoas que buscam se tornar referência no assunto tentam focar naqueles influenciadores que são estrelas consagradas nacionalmente com a esperança de que eles levem sua marca ou produto a nível deles. Mas isso pode não ser a melhor estratégia se você é um negócio local ou um desconhecido na área. Existem vários influenciadores digitais locais e referências na sua área que podem trazer o mesmo resultado com um custo-benefício muito melhor. E esses influenciadores locais ajuda a construir a sua reputação mais rápido numa região que realmente te interessa.

É por isso que o maior influenciador pode não ser a melhor escolha. Afinal de contas uma pequena parcela de pessoas bem segmentada tem um valor maior do que uma grande parcela de um público mais geral.

Anteveja quais os influenciadores em ascensão vão ganhar espaço

Novos influenciadores digitais estão o tempo todo tentando escalar rumo ao topo. E esses são os mais fáceis de se abordar e criar um laço duradouro, já que ainda não estão tão em evidência quanto outros. O que se torna, por consequência, uma ótima aposta no futuro. Resumindo, saber identificar influenciadores que irão crescer e tem uma boa base de fãs irá fazer seu negócio surfar na onda do crescimento deles, com um custo mais baixo e uma relação mais firme.

Se mantenha organizado

Se você ou sua marca trabalha ações com influenciadores, se manter organizado e documentar essas ações é fundamental. Mantenha uma lista dos influenciadores com os quais você interage e o que é feito com cada um

Coloque numa planilha quais resultados determinada ação trouxe. Houve aumento nas vendas? Melhorou o reconhecimento de marca? Mais pessoas passaram a se engajar com suas publicações? Todos esses são resultados que podem ser muito bons ou muito ruins, dependendo do objetivo inicial.

A partir disso você pode construir relações mais duradouras com os influenciadores que trouxerem os melhores resultados e analisar friamente qual a melhor estratégia a ser utilizada.

2. Construa relacionamentos: essa é a ideia de uma rede social

Diferente de mídias tradicionais, onde influenciadores e celebridades anunciam diretamente um produto às pessoas, na internet e, mais especificamente, nas redes sociais as coisas funcionam de uma forma diferente.

Agência de Instagram Marketing

Os influenciadores sabem que o retorno que tem depende da credibilidade e confiança que construíram com seus seguidores. Por isso, é muito difícil vermos ações diretas de vendas, a não ser que ele realmente faça uso ou consuma o serviço/produto. 

Interaja. Não promova

Quem vai fazer qualquer tipo de negócio com você se não conhece ou confia em você? Tanto para vender pela internet quanto para realizar uma simples ação com influenciadores, você precisa gerar confiança.

Uma alternativa é começar a participar do que a pessoa publica, seja seguindo e comentando algumas postagens ou fazendo perguntas sobre o que você viu na última newsletter. É muito mais provável que você consiga agendar uma conversa com ele se ele já tiver visto seu nome ou sua marca em algum lugar.

Humanize a relação

Não trate um influenciador como um guru que irá trazer o sucesso ao seu serviço num piscar de olhos. Trate-o como uma pessoa comum. Por mais que seja um negócio para você, construir relacionamentos são parte das interações humanas e o que fazem do influenciador uma estratégia tão importante para marcas nos dias de hoje.

Seja paciente

Construir uma relação, ainda mais pela internet, leva tempo. É normal pensar que as coisas vão acontecer rapidamente. Mas leva tempo. Assim como qualquer interação, mesmo naquelas que são feitas pessoalmente.

Se você quer iniciar o contato com um influenciador e não sabe como, pode começar comentando um post dele, fazendo alguma observação sobre o que falou ou até mesmo parabenizando por algo que fez e deu certo. Construindo uma relação, você pode até, com o tempo certo, sugerir algum produto seu que se encaixa com o que ele falou.


Um exemplo prático: Você segue aquela influenciadora que é referência no assunto maquiagem. Em um dos seus Stories, no Instagram, ela comenta que toda vez que usava tal produto acontecia uma reação alérgica. E você vende um produto de qualidade igual que é antialérgico. Está percebendo a oportunidade? Em um comentário você pode gerar valor para a influenciadora, resolver um problema dela e ainda falar sobre algo que você vende para milhares de outras seguidoras.

Outra maneira é perguntar a opinião do especialista sobre determinado produto ou serviço. Além de despertar a curiosidade dele, pode ser pauta de algum conteúdo que ele vá produzir no futuro, gerando uma nova oportunidade para você.

3. Ofereça algo de Valor

Com que frequência você recebe spams por email ou uma ligação indesejada tentando vender algo que você não tem interesse? Não é nada legal, não é mesmo? Por que, então, você faria o mesmo nas redes sociais?

O Marketing de Influência não funciona dessa maneira. E você irá jogar seu tempo no lixo se agir dessa forma. Quem quer ser ajudado deve ajudar…

Você tem um blog sobre culinária fit e encontrou um influenciador sobre o assunto que tem um site no qual você quer contribuir? Quebre o gelo oferecendo um infográfico legal que você fez pra complementar o conteúdo dele.  

Esse é uma maneira para você gerar valor, mostrar que não quer apenas levar vantagem e ainda pode ganhar um link de qualidade apontando para o seu site. Dica: sites referências apontando para o seu site é sempre bom!

Promova para ser promovido

Isso, provavelmente, é algo que você não está acostumado, principalmente quando você tem dificuldade para conseguir ações e divulgação para você e para sua marca. Mas, não se assuste, é assim mesmo que funciona.

Vale lembrar que todo o trabalho que você faz ao divulgar um blog post ou ação de outra pessoa é uma das melhores estratégias para começar ou fortalecer uma relação entre vocês dois.

Quer um exemplo prático? Você está gravando um vídeo para o seu canal no Youtube ou escrevendo um blog post sobre um determinado assunto e aquele influenciador que está no seu radar há algum tempo tem um serviço ou fala algo muito relevante? Cite-o e mande o link pra ele. As chances dele se sentir feliz por ser mencionado e ainda compartilhar o seu link são enormes!

4. Analise, Refina e Repita

Esse é um tópico que eu não precisaria nem falar a respeito. O problema é que pouquíssimas pessoas dão a devida atenção a essa parte. Monitorar, documentar e analisar as suas ações e os resultados é o que vai fazer você entender o que fez e deu certo para te aproximar cada vez mais do seu objetivo.

Não tenha medo de mudar sua estratégia, se for preciso. A internet muda o tempo todo. Logo, se adaptar e adaptar a estratégia usada é muito comum. Construa em cima do que você fez e deu certo. Dessa forma, você pode evoluir constantemente.

Com o tempo você irá perceber e construir de forma até natural relacionamentos benéficos para você com referências em suas respectivas áreas. Inclusive, não se espante se você se tornar um influenciador e as pessoas passarem a prestar mais atenção no que você diz…

 

 

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio