Medir Resultados no Instagram

Como Medir Resultados no Instagram

O que você verá nesse artigo

Se você realmente está interessado em ter um perfil no Instagram que seja um canal de performance, você deve aprender a mensurar os resultados no Instagram. Isso significa ter uma visão mais análitica, baseada em dados para que você consiga tomar as melhores decisões com relação aos conteúdos que você produz.

E isso é muito importante! Pois é comum vermos ao falar sobre uma boa gestão do Instagram, as pessoas pensarem em conteúdos bonitos, que viralizam ou que geram muitas visitas ao site, por exemplo. Mas para conseguir atingir com frequência essas metas, é necessário que você saiba o que levou seu perfil até elas.

Por isso preparamos esse artigo com 5 dicas para te ajudar a entender qual a melhor forma e como medir os resultados da sua postagem no Instagram.

O que posso considerar como Resultado no Instagram?

Essa é uma pergunta muito comum, e que a resposta é…depende. Pois o que irá determinar um resultado é o objetivo que você irá traçar como meta a ser alcançada.

Se o seu objetivo for, por exemplo, gerar conversas de interessados, o nº de comentários, de mensagens no inbox ou chamados no WhatsApp é um indicador. Mas se o seu objetivo atual for aumentar o número de pessoas que conhecem a sua marca, você deve analisar métricas de curtidas, seguidores, alcance e o seu engajamento, por exemplo.

Vamos ver mais sobre eles abaixo?

Como visualizar as métricas no Instagram Insights?

Para que você consiga analisar os seus resultados, é preciso que sua conta seja uma conta comercial ou de produtor de conteúdo.

Com um perfil comercial, você pode acessar as métricas em:

As informações mais comuns que são apresentadas para você são:

  • Impressões
  • Alcance
  • Visitas ao perfil
  • Cliques no site
  • Cliques para e-mail

Agora que você já sabe como acessar o Instagram Insights, vamos aprender como medir os resultados dos seus esforços no Instagram:

Ganho de Seguidores

O principal argumento que muitas empresas levam em consideração para afirmar que sua conta está tendo “sucesso” é um ganho constante de seguidores. Uma conta que cresce de forma constante e engajada tem um ótimo indicativo de que as pessoas estão gostando do conteúdo que é postado. Mas lembre-se: seguidores sem engajamento não é um bom sinal.

Vamos entender sobre o engajamento?

Engajamento

O Engajamento é uma das métricas mais importantes quando falamos sobre entender a qualidade dos seus conteúdos. Isso se não for A mais importante. Hoje em dia, é comum encontrarmos contas com um número considerável de seguidores, mas com posts que geram poucas interações. Mas isso não é bom, sabe por que?

Porque isso significa que as pessoas estão vendo os conteúdos, mas não estão dispostas a interagir com esse conteúdo, seja deixando um like, comentando na postagem, marcando um amigo(a) ou enviando um direct.

Se a sua conta tem poucos conteúdos que engajam, com o tempo o Instagram entende que esses conteúdos não são bons e com tempo vai diminuindo o alcance da sua conta. O que leva você a atingir menos pessoas nas próximas vezes em que compartilhar um conteúdo.

Como medir o engajamento no Instagram?

Para medir o engajamento das suas postagens, basta aplicar a seguinte fórmula:

Agência de Instagram Marketing

Curtidas + comentários + directs + compartilhamentos / número de seguidores.

Supondo que você teve 220 likes, 20 comentários e 10 compartilhamento em uma postagem e possui 10 mil seguidores, a sua taxa de engajamento será de: 220+20+10/10000 = 2,5%

Como medir resultados de vendas pelo Instagram?

Quando falamos sobre vender pelo Instagram, muitas empresas têm dificuldade em conseguir mensurar o quanto é realmente efetiva nessa etapa.

Você pode vender tendo 100% do funil de vendas dentro da rede social, fechando a venda pelo inbox ou direcionar para um número de WhatsApp ou para o link do site, por exemplo.

No primeiro caso é simples, basta monitorar as conversas iniciadas, quantas geraram vendas e traçar o ROI do Instagram como um canal de vendas.

No segundo caso, quando trabalhamos com link, podemos medir resultados das campanhas com 3 estratégias:

Usando um encurtador de link na Bio:

Usar uma ferramenta como o bit.ly vai te ajudar a entender quantos cliques o seu perfil no instagram está gerando para o seu site ou seu WhatsApp

Usando um agregador de links na Bio:

Se você oferece mais de um canal de comunicação e PRECISA divulgar mais de um link, use um agregador como o linktr.ee ou linkme.bio. Assim, você pode direcionar o seu público para um link no site, oferecer o WhatsApp e para uma promoção da semana, por exemplo.

Monitorando o tráfego do site com o URL Builder

Para entender quais os canais geram vendas no seu site, você precisa monitorar os links que levam até ele. Uma ótima forma de fazer isso é usando o URL Builder. Com ele, você determina não só o canal, mas pode especificar a partir de onde no Instagram foi gerado o clique, como uma campanha de Ads de promoção, campanha de reconhecimento de marca, link nos Stories ou do link na Bio do perfil.

Medindo Resultados de Anúncios no Instagram

Se você está anunciando no Instagram com o intuito de vender e possui um site, a melhor maneira de medir os seus resultados é instalando o pixel de conversão. Com ele, você consegue mensurar quantas pessoas realmente compraram de você e através de qual campanha.

Leia também: Como anunciar no Instagram

Entendendo qual é o melhor horário para postar

Acima falamos de métricas e de como medir o resultado de várias formas. Mas para garantir o melhor desempenho dos seus posts, você deve se certificar de que está postando no horário mais favorável para sua audiência.

Com o seu Instagram Insights liberado, procure os horários em que seu público está mais ativo e teste postar nesse momento. Veja um exemplo:

Na parte de seguidores, dentro da aba público, você consegue ver os horários e dias em que seus seguidores ficam mais ativos. Se você utilizar uma ferramenta de análise e relatórios de redes sociais, ela irá te indicar em quais horários os seus conteúdos tiveram o melhor engajamento.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários que responderemos e te ajudaremos a entender como medir os resultados no Instagram!

Para mais dicas como essa, siga a gente no Instagram!

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio