alcance do instagram

Alcance do Instagram: como melhorar suas postagens em 2020

O que você verá nesse artigo

Como aumentar o alcance do Instagram nos posts em 2020

Ter um grande número de seguidores nem sempre é um bom indicador. Ainda mais se as suas publicações não chegam a quem deveria: o seu público!

Entenda como o algoritmo do Instagram funciona, o que você pode fazer para alcançar seu público e como obter o melhor resultado com esse Guia sobre o Alcance no Instagram 2020

O Instagram é a rede social que mais cresce no planeta, detém a maior taxa de engajamento (de qualquer plataforma social) e está ajudando as marcas a divulgar seu serviço ou produto. Por isso, fazer uma excelente gestão do Instagram de forma profissional se torna importantíssimo.

Porém, não basta ter um perfil do Instagram para sua marca. Você precisa analisar, otimizar e aumentar seu público para que, assim como o seu negócio, sua conta cresça e atraia novos clientes.

A melhor maneira de fazer isso é postando regularmente. Embora não pareça, atuar de forma estratégica e técnica é o que fará você atingir o maior número de pessoas com seus posts.

Antes de começarmos a falar sobre como você pode aproveitar ao máximo as dicas que falaremos para atingir o potencial completo no Instagram, é importantíssimo que você tenha uma conta de negócios no Instagram.

Com uma conta comercial você pode acompanhar e analisar o sucesso de suas postagens, histórias e perfis. Dessa forma é possível entender o que você tem feito que realmente gera resultados positivos ao seu negócio e evita atividades que não entregam o resultado desejado.

Como funciona o Alcance do Instagram

O alcance de suas postagens e todo o conteúdo que você consome de forma orgânica é 100% dependente do algoritmo do Instagram. Por isso é absolutamente importante que você entenda como ele funciona.

O Algoritmo do Instagram determina onde e para quem suas postagens aparecerão. Se você publicar algo que as pessoas que seguem o seu perfil não gostem, dificilmente essa publicação terá um alcance satisfatório.

São várias as “regras” que determinam o alcance e a posição do seu post pelo algoritmo, mas há 3 que todos vocês devem saber:

  • Envolvimento: indica quantas pessoas interagiram com sua postagem salvando, comentando, compartilhando e curtindo. Quanto maior o seu envolvimento, maior será sua classificação e mais chances você terá de aparecer na página de exploração.
  • Velocidade de engajamento: Ter um alto engajamento em suas postagens é o primeiro sinal de sucesso, mas se você receber esse engajamento em tempo rápido, você será classificado ainda mais e terá muito mais exposição.
  • Recente: posts mais recentes tendem a ser mais altos que os antigos.

Existem outros fatores que afetam o algoritmo do Instagram, como “usuários que passam tempo visualizando suas postagens”, “com que frequência os usuários interagem com suas postagens” e “localização marcada”. Mais abaixo falaremos sobre isso mas, por enquanto, vale a pena focar nesses três primeiros ítens. Trabalhar eles de forma satisfatória já irá gerar um aumento no seu alcance. 

Vamos nos aprofundar nas táticas para você ter um bom engajamento do Instagram:

Estimule o Engajamento

Se o algoritmo do Instagram prefere conteúdos que tenham altos níveis de engajamento, você deve fazer tudo que puder para obtê-lo!

Vemos todos os dias diversas marcas no Instagram que tem o hábito de postar o mesmo tipo de conteúdo repetidas vezes. Isso pode atrair os usuários durante um tempo, mas repetir conteúdo gera um desinteresse e faz com que o engajamento caia. Ninguém quer ver o mesmo conteúdo várias vezes, não é mesmo?

Existem diversos tipos de conteúdos que você pode utilizar no Instagram para aumentar o número de pessoas que se relacionam com a sua empresa.

É importante variar também os formatos. Você pode usar:

  • Vídeos e Fotos no feed
  • IGTV
  • Fotos nos Stories
  • Vídeos nos Stories

Veja duas estratégias de conteúdos que podem ser usados para aumentar o alcance do Instagram:

  • Sorteios: Ao rodar o nosso feed do Instagram, vemos marcas e celebridades fazendo vários sorteios no Instagram.  Esses sorteios têm – quase sempre – como requisito alguma ação de engajamento do usuário para validar a participação. Seguir o perfil, curtir uma foto e marcar um determinado número de amigos são algumas delas. São tipos de conteúdos que envolvem alguma contrapartida, mas também gera um alto nível de engajamento.
  • Enquetes e Perguntas: Criar enquetes ou perguntas no seu post ou no seu story do Instagram é uma forma de estimular o seu público a se engajar com o seu conteúdo. Pode ser no feito no formato de enquete ou, inclusive, criar um post em foto ou vídeo e fazer a pergunta, estimulando respostas nos comentários.

Aproveite o momento de alto engajamento!

O próximo conteúdo após aquele que gerou um grande engajamento também terá um ótimo alcance. O algoritmo do Instagram entende que houve um aumento de interesse nos conteúdos que você publica. Então faz sentido que ele amplie o número de pessoas que irão receber o próximo conteúdo.

Escolha a melhor Hora do dia

Como falamos um pouco acima, a velocidade com que as pessoas se engajam com seu conteúdo e o quão recente o conteúdo foi publicado são dois indicadores importantes para o algoritmo do Instagram determinar o alcance da sua publicação.

Por isso, escolher a hora correta para fazer as suas publicações é relevante. Assim você consegue maximizar a chance do seu público ver e interagir com sua postagem.

Nesse ponto, ter uma persona bem desenhada pode fazer você economizar um bom tempo testando seu conteúdo para encontrar os melhores horários.

Também não é uma fórmula mágica, adaptações vão acontecer. E saber flexibilizar e utilizar a resposta desses conteúdos também pode te ajudar a aperfeiçoar sua persona. 

Você pode testar o dia da semana, horários, se há boa resposta em feriados e finais de semana, por exemplo. Se você configurou corretamente sua conta de negócios no Instagram, ele pode te dar indícios dos melhores dias e horários em que seu público mais está online!

Crie Vídeos no Instagram

Conteúdos em vídeo são os que mais crescem e – consequentemente – entregam o maior alcance para marcas e empresas. Por isso, é natural que vídeos façam com que as pessoas passem mais tempo consumindo o seu conteúdo e até 2x mais comentários. E um comentário, pelo que vemos trabalhando com o Instagram, tem um peso maior do que um like, quando falamos em engajamento.

E como o Instagram, assim como qualquer rede social, deseja que os usuários passem o maior tempo possível dentro das suas plataformas, se você consegue prender a atenção do usuário, aumenta a sua chance de conseguir um alcance maior.

Se quiser saber como criar anúncios em vídeo no Instagram, basta clicar no link abaixo e ler o nosso artigo sobre o tema

>> Criar anúncios em Vídeo no Instagram <<

Use os Stories

Os Stories aparecem no topo do feed do Instagram e são o recurso mais popular da ferramenta. Eles recebem altos níveis de visualizações e podem ser usados ​​para manter seu público envolvido com sua marca.

Eles possuem uma vida útil de apenas 24 horas, mas você pode salvá-las e fixar no seu perfil. que são os chamados Destaques dos Stories. Além de envolver seu público-alvo e trabalhar o branding da sua empresa, você pode escolher uma hashtag nos stories. Capriche e tenha seu conteúdo ampliado.

Utilize os Destaques dos Stories

Usar os destaques dos Stories é uma estratégia para reativar os conteúdos nesse formato que já foram publicados há mais de 24 horas e dar a chance que as pessoas que acessam o seu perfil possam vê-los.

Agência de Instagram Marketing

Dessa forma, você consegue trazer vários detalhes do seu produto ou serviço em um local que chama a atenção e que pode ser categorizado de alguma forma que faça sentido.

Se você possui, por exemplo, uma loja de roupa, você pode usar os destaques para separar as coleções por destaque, ou pode usar para mostrar suas peças sendo usadas pelas clientes, ou em looks que mostrem o diferencial.

Essas estratégias ajudam a facilitar o entendimento do seu público, ao ver informações de forma organizada, e a mostrar que, dentro desse exemplo as mulheres criam looks muito interessantes com suas roupas. E isso pode ser compartilhado entre amigas ou servir até como referência para aumentar o alcance do seu perfil.

Faça Lives no Instagram

As Lives do Instagram são um recurso incrível para sua marca. É possível gravar conteúdos de até 1h sem interrupção para que você possa trazer algum convidado e falar sobre algum tema ou usar para mostrar alguma novidade ou bastidores da sua empresa.

Além disso, as Lives são muito interativas, e você pode conversar e responder as dúvidas e perguntas da sua audiência como uma forma de aumentar o engajamento, já que esses comentários são amplificados.

Outra funcionalidade muito importante é a possibilidade de convidar outros usuários para entrar ao vivo com você na Live. Ao convidar essa pessoa, todas as pessoas que acompanham ela recebem uma notificação. É uma ótima ação para trabalhar com perfis que possuem uma audiência similar.

Divulgue seu post nas outras redes sociais

Essa é uma tática simples e que pode gerar resultados interessantes. Mesmo assim, muitas empresas acabam ignorando. Publicar o mesmo conteúdo nas outras redes com certa frequência pode ajudar quem não te segue no Instagram a lembrar que você também cria conteúdo por lá.

Escolha bem suas Hashtags e amplie o alcance do Instagram

As Hashtags são um dos grandes diferenciais do Instagram para ampliar seus conteúdos a um novo público.

O Instagram permite até 30 hashtags em cada post. Não é necessário que você use todas. Porém, vale a pena pesquisar e entender quais são relevantes ao seu negócio e pode trazer um público qualificado.

Para procurar as melhores hashtags para o seu negócio, a ferramenta: all-hashtag.com para descobrir as principais hashtags de sua indústria. Estes têm o maior número de seguidores, alcance e visualizações, mas são altamente competitivos.

Crie também uma hashtag para sua marca ou produto. É uma forma de facilitar a pesquisa sobre sua empresa, além de poder receber conteúdos gerados pelos usuários ou até criar uma legião de fãs.

Conteúdo Gerado por Usuários

O conteúdo gerado pelo usuário refere-se a postagens criadas por outras pessoas (geralmente seus seguidores) e que são publicadas em seu perfil ou sob suas hashtags de marca.

Esse tipo de conteúdo é incrível para estimular o seu engajamento, alcance e conexão com o público.

Organizar e publicar os melhores conteúdos que seus seguidores criam aumenta  suas chances de envolvimento, especialmente a inestimável ‘contagem de compartilhamentos’.

Quando você publica o conteúdo de outra pessoa na página da sua empresa e essa pessoa visualiza, na maioria das vezes, esse usuário marca, compartilha e gosta da postagem. Os amigos dessa pessoa ficam mais propensos a interagir. Isso pode ser o começo de um efeito viral.

Em um segundo momento, sua empresa começa a criar laços e conexões com seus seguidores. Você se mostra uma empresa atenta ao seu público, o que é um estímulo às interações, pois ninguém quer falar com uma marca que não a responde, não é mesmo?

Quanto mais conteúdo gerado pelo usuário você publicar, mais seguidores tentarão contribuir para a sua página, aumentando efetivamente o conteúdo da sua marca sem que você nem poste nem crie nada novo!

Mas tenha cuidado ao usar essa tática. Garanta que todas as postagens selecionadas sejam de alta qualidade e relevantes para sua página. Se você já tem uma hashtag da marca que é usada regularmente por outras pessoas, escolha o melhor conteúdo daqui.

Anúncios do Instagram

O Instagram é de propriedade do Facebook e eles investiram uma tonelada de conhecimento no aplicativo de compartilhamento de fotos.

Um anúncio do Instagram coloca sua postagem no feed de notícias para pessoas que não fazem parte do seu grupo de seguidores, aumentando instantaneamente o alcance de sua postagem.

Esse aumento nas impressões gerará mais engajamento e também aumentará o alcance orgânico de sua postagem e suas chances de aparecer na página “explorar”. Além disso, você pode escolher o público ideal para exibir esse conteúdo, aumentando a chance de gerar novos seguidores bem segmentados.

Existem duas formas de executar um anúncio no Instagram:

  • Atingir o botão “Promover” que aparece ao lado do botão “visualizar insights” abaixo de sua postagem.
  • Usando o Facebook Business Manager e editando as veiculações do seu conteúdo otimizado.

Qualquer opção aumentará seu alcance, mas se você usar o Facebook Business Manager, terá acesso à um número maior de opções para segmentar e personalizar seu anúncio.

Qualidade acima de quantidade

Muitas pessoas acreditam que quanto mais publicarem, maior será o seu alcance. Mas isso está longe de ser uma verdade absoluta.

O algoritmo do Instagram trabalha com diversos fatores para determinar o seu alcance. Porém, uma coisa é certa: Se você exagerar no volume de conteúdos, pode perder seguidores ou derrubar a sua taxa de engajamento.

Analise suas postagens antes de publicá-las. Elas se encaixam na sua marca? São boas o suficiente para o seu público? Esses conteúdos vão gerar engajamento?

Como ver o Alcance das fotos no Instagram?

Ver alcance do instagram

Para que você consiga visualizar as métricas do seu perfil de forma ampla, você precisa ter uma conta comercial no Instagram. Dessa forma, você terá acesso a vários dados para entender como é o desempenho do seu perfil.

Para visualizar as impressões das publicações do feed, escolha a publicação que te interessa, e toque em “Ver Informações”, abaixo da foto. Você terá um mini resumo do post com dados como:

  • Likes
  • Comentários
  • Compartilhamentos
  • Salvos
  • Visitas ao Perfil
  • Alcance
Guia do Instagram

Entendeu como aumentar o alcance do Instagram?

Resumindo tudo o que falamos, para aumentar o alcance do Instagram você precisa:

  1. Produzir conteúdos relevantes com frequência

  2. Fazer postagens nos Stories

  3. Usar corretamente os destaques do perfil

  4. Utilizar as Lives e o IGTV para conteúdos mais densos

  5. Criar anúncios para aumentar a distribuição do conteúdo

  6. Entender os melhores horários para postar

  7. Utilizar Hashtags corretamente quando fizer sentido

Essas são algumas dicas para que o seu Instagram alcance mais pessoas.

À medida que a rede social cresce, a concorrência continua a subir e a melhor maneira para se destacar de outras empresas é entender a plataforma e como ela funciona.

No momento em que você compreende o que o algoritmo do Instagram prefere, você poderá criar uma estratégia de postagem do Instagram que trará resultados.

Se precisar de ajuda para transformar o perfil da sua empresa nas redes sociais, entre em contato com a gente!

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio