Instagram para imobiliarias

Instagram para Imobiliárias: 13 Dicas para o seu Marketing Digital

O que você verá nesse artigo

Quando você pensa em Marketing para Imobiliárias, qual a primeira coisa que vem a sua mente? Campanhas de Email com condições especiais, networking em eventos da área, lista de transmissão pelo WhatsApp e panfletagem são algumas das ideias que vem à nossa cabeça.

Essas são ótimas opções que ajudam corretores de imóveis a alcançar as vendas necessárias. Mas está surgindo novas estratégias que você pode utilizar para impulsionar ainda mais a venda e aluguel de imóveis. Estamos falando do Marketing Digital, mais especificamente Instagram para Imobiliárias e Corretores de Imóveis.

O Instagram é uma ferramenta poderosa para promover seu negócio e ajudar a se posicionar como uma empresa relevante no mercado imobiliário. De uma forma fácil, você pode se conectar com seu público, rodar anúncios para públicos segmentados e ainda gerar leads (potenciais compradores)

Mas, com uma ferramenta que se torna cada vez mais robusta, trabalhar a Gestão do Instagram pode ser confuso e desgastante. Assim que nos adaptamos com uma funcionalidade, o aplicativo atualiza e lança outra para entender como aplicar nos negócios.

Para te ajudar a criar uma estratégia de marketing digital no Instagram voltada para Imobiliárias e Corretores, nós preparamos 13 dicas para colocar em prática já. Confira:

1. Transforme o perfil do Instagram em um perfil de Negócios

instagram business

Se você busca trabalhar e entender o seu público no Instagram, a primeira ação é transformar o perfil em um perfil de negócios. Assim, você terá acesso a diversas informações, como:

  • Interações em posts por semana (inclui visualizações do perfil e cliques no site)
  • Páginas descobertas por semana (inclui o alcance e número de impressões dos seus posts)
  • Número de postagens realizadas por semana
  • Performance de cada postagem
  • Dados demográficos do seu público
  • Dados dos Stories

Uma conta de negócios também facilita a interação de possíveis interessados com sua empresa. Ao transformar o perfil você pode acrescentar email, telefone e endereço, facilitando com que o usuário encontre seus dados facilmente, caso deseje entrar em contato.

2. Encontre Influenciadores do seu público

O Marketing de Influência está no seu ápice, especialmente no Instagram, que tem se tornado a principal ferramenta de trabalho deles. Se associar a um influenciador e realizar ações, você irá atingir o seu público e aumentará o alcance da sua marca.

Bons influenciadores pode ter de alguns milhares a centenas de mil seguidores. Mas lembre-se: a questão não é sobre quantos seguidores um influenciador possui (até porque é muito fácil comprar seguidores hoje em dia) mas sim o quanto ele consegue se engajar com essa audiência. Os seguidores estão comentando, compartilhando e deixando likes nas postagens?

Outro ponto que deve ser avaliado é a proximidade da audiência que esse influenciador atrai com o seu consumidor ideal. Por isso que é extremamente importante saber o perfil de quem irá comprar de você.

Se você tem um negócio imobiliário recente ou trabalha de forma independente, uma parceria com um influenciador é uma boa ação para deixar sua marca mais reconhecida.

3. Aprenda com Influenciadores do seu nicho

Toda área possui pessoas que são relevantes e influenciam o mercado. Inclusive na área de imóveis. Após mapear bons influenciadores que tenham um bom trabalho, aprenda com eles. Analise como eles usam o Instagram para gerar autoridade, mais seguidores, estimular o engajamento. Outros pontos que você pode analisar são:

  • Quais hashtags são mais usadas
  • Como ele usa CTA’s (chamadas para o público fazer uma ação) no final de cada postagem
  • Quais conteúdos eles costumam compartilhar mais
  • Quais formatos de conteúdos estão utilizando mais. Vídeos, fotos, stories, enquetes, post no feed ou ao vivo?

A ideia é entender o que vem sendo feito, aprimorar e entregar um resultado melhor.

4. Use Hashtags relevantes

As Hashtags são uma das formas que seu público pode encontrar você no Instagram. E o aplicativo permite o uso de até 30 por post. Logicamente que, por uma questão de qualidade, você não irá usar esse máximo. Normalmente, de 10 a 12 são suficientes para cobrir bem qualquer mercado.

Se você se especializa em vender imóveis em – por exemplo – Belo Horizonte, pense em hashtags como #ImoveisemBH, #ImovelBH, #ApartamentoBH para conseguir gerar acessos qualificados no seu perfil.

Tente sempre utilizar hashtags mais segmentadas, pois é mais fácil de aparecer nas mesmas. Outra ideia é analisar as que estão sendo usadas por concorrentes e façam sentido para você para aplicar no seu negócio.

6. Automatize suas publicações

Postar regularmente é importantíssimo para manter seus seguidores engajados e acompanhando sua marca. E sabemos que para quem não trabalha com marketing digital, pode ser difícil arrumar tempo frequentemente para criar conteúdos e postar.

A dica, portanto, é automatizar. Pensar em vários conteúdos de uma vez e deixar agendados irá te fazer ter um ganho de tempo considerável, além de manter sua audiência sempre recebendo novos conteúdos consistentemente.

Agência de Instagram Marketing

Para deixar os conteúdos agendados, use ferramentas como o Hootsuite, Buffer ou Mlabs. Assim você economiza tempo e não precisa gastar horas diariamente só para fazer uma postagem.

7. Crie parcerias na sua área

Uma maneira de gerar autoridade e se posicionar como alguém relevante na sua área é criar parcerias com quem já possui nome no mercado. Designers de interiores, fotógrafos, home stagers são áreas próximas e que podem trazer bons frutos através de parcerias. Seja para crescer a base de seguidores, ou conhecer o seu trabalho.

Os consumidores não buscam apenas por uma pessoa que vai ajudá-los a comprar ou vender uma casa. Eles sempre buscam algo mais, alguém que possa dar dicas, indicações para que sua decisão seja a melhor possível. E com boas parcerias, você pode facilitar todo esse processo.

8. Coloque o feed do seu Instagram no seu site

Muitas empresas conseguem gerar um fluxo de acessos muito maior no site do que em suas redes sociais. Uma forma de potencializar o seu Instagram é colocar um widget para mostrá-lo em seu site.

O seu site pode ser todo pensado para gerar conversões e vendas, enquanto esse widget leva o público ao Instagram, que é voltado para trabalhar o reconhecimento de marca, também chamado de brand awareness.

Ao convidar esse público para seguir sua empresa no Instagram, você pode criar mais oportunidades de se relacionar com ele. Pois ele pode ainda não estar no estágio ideal para compra, por mais que esteja procurando por um imóvel.

9. Planeje sua Estratégia

Um Marketing Digital para Imobiliárias efetivo é muito mais do que pensar apenas em imagens bonitas. Elas são uma forma de ser notado no feed. Mas para que seu público siga o seu perfil é necessário que você planeje. Sem um planejamento, qualquer ação ou movimento em seu perfil pode ser considerado sucesso. Por isso, pergunte-se:

  • Quais são as suas metas com sua conta. Decida se o seu objetivo inicial é ganhar mais seguidores, gerar leads, se conectar com influenciadores, ou outro.
  • Escolha os tipos de conteúdos que você quer publicar.
  • Defina a frequência com que irá postar. Será uma vez por dia, por semana? A partir disso, crie conteúdos em quantidade para atender essa demanda.

Com tudo isso mapeado, pense em qual ação que você deseja que seus seguidores realizem. Você quer que eles respondam suas perguntas no post, cliquem em um link na bio ou outro tipo de ação?

Leia Mais: Melhore seu alcance no Instagram com essas 14 dicas: https://viverdemar.com/social-media/superar-o-algoritmo-do-instagram/

10. Eduque mais do que venda

As pessoas estão nas redes sociais por dois principais motivos: Se relacionar com amigos e se divertir. Ver milhares de propagandas dizendo para comprar X, Y ou Z não faz parte dos interesses. Por isso uma das estratégias que mais trazem retorno são conteúdos que educam.

Dessa forma, é possível não ser invasivo, divulgar o serviço e ainda gerar valor para quem consome o conteúdo.

Para você entender mais sobre, use o Instagram Analytics para entender quais conteúdos tem os melhores resultados.

11. Faça Vídeos

Inclua vídeos na Estratégia de Redes Sociais para seus imóveis. O Instagram permite Stories de até 15 segundos e vídeos com até 1 minuto no feed. Imagens em movimento trazem uma dimensão mais real dos imóveis, você pode destacar cômodos específicos, uma vista incrível ou algo que seja importante para o seu cliente.

Instagram TV

O Instagram TV (IGTV) é uma novidade que permite trabalhar conteúdos mais densos, com maior tempo de duração. São ótimos para você utilizar em alguma ação com influenciador, mostrar  como são os arredores da casa ou do condomínio. Ou até para mostrar aquele coquetel de inauguração do lançamento de imóveis.

12. Seja mais realista

Tente, sempre que possível, trazer os conteúdos para dentro da realidade do seu consumidor. É natural que se imaginem vivendo naquele ambiente, fazendo a mudança ou alguma adaptação no imóvel recém-adquirido.

Então trabalhe também esses detalhes. Mostre como está saindo a mudança dos últimos clientes a comprarem com você. O detalhe de felicidade no momento em que recebem as chaves ou assinam o contrato.

13. Impulsione posts no Instagram

Para alcançar cada vez mais pessoas, a melhor alternativa é trabalhar com os anúncios no Instagram para venda de imóveis. Com uma boa estratégia e segmentação, você divulga seus imóveis e o seu perfil sem se tornar invasivo. Com o passar do tempo e com um nome estabelecido no mercado, será  natural receber pedidos ou dúvidas. Aproveite a oportunidade para agendar uma visita e fechar aquela venda.

Se você quiser aprender mais sobre anúncios, temos um post incrível sobre anúncios no Facebook para imobiliárias.

Como você está cuidando do seu Instagram? Tem alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários.

Orçamento Marketing Imobiliárias

Leia também

Compartilhe esse post ->

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Deixe seu comentário abaixo

Receba em seu email

as melhores dicas de Marketing Digital para crescer seu negócio